VI Desafio Pico da Antena: Ciclismo foi uma das atrações no aniversário de Alto Paraíso
Aconteceu em Alto Paraíso de Goiás, no último dia 12 de dezembro, o VI Desafio Pico da Antena, com participação de ciclistas de várias partes da região nordeste de Goiás, de Brasília e do entorno do distrito federal.
Por Jhonata Reges dos Santos
O desafio Pico da Antena teve sua primeira etapa em 2003, organizado pelo veterano esportista Paulo Francisco Pavão, atleta paulista, que em uma de suas jornadas ciclísticas pelo Brasil, conheceu Alto Paraíso, reconhecendo o imenso potencial do MTB na região e escolheu a cidade como morada por alguns anos.
Durante esse tempo, dedicou-se à incentivar o MTB, revelando alguns atletas e fazendo da região um importante polo do esporte no Centro-Oeste.
Em 2011, trouxemos uma nova etapa do Desafio, movimentando com sucesso todo o seguimento do turismo. Desde então, todos os anos realizamos tal prova, com número crescente de atletas participantes; que por sua vez, sempre demonstram grande satisfação em participar e em conhecer um pouco mais da região,
O percurso de XCO, com aproximadamente 35 km, exige boa forma física dos participantes. Com visuais fantásticos, passando por um dos mais antigos povoados da região, o Moinho, e percorrendo estradas e single tracks, os grupos de atletas foram divididos em cinco categorias: Elite Masculina, Elite Feminina, Máster, Amador e Iniciante Masculina.
Nesta VI edição tivemos uma corrida que cresceu em número de atletas e premiações, com destaque para a participação de atletas de alto Paraíso, que honrosamente fizeram jus aos pódios que obtiveram. A ressalva fica para a ainda pouca participação feminina na prova, sobraram troféus e faltaram mulheres.
Foi uma corrida muito bonita, com participação de mais de 50 competidores, o que superou o receio inicial de o evento não acontecer. Este foi um ano muito difícil para quase todos os empresários, o que dificultou na busca por patrocinadores, mas felizmente ocorreu tudo bem. Os organizadores agradecem imensamente á todos os apoiadores e patrocinadores que fizeram com que o evento acontecesse.
Aprendemos com as crianças que também participaram de uma corrida simbólica, onde todas subiram no pódio, ganhando balas e doces, vimos que ali apesar de haver pódio, posições, premiações, todos foram campeões em completar o percurso.
Por ser um dos organizadores, que frisar que “Como jovem nascido em Alto Paraíso, fico contente de ver a cidade sediando estes eventos, coisa que não se tinha há alguns anos, ver a meninada brincando na recém-inaugurada pista Skate, me deixa orgulhoso. Tive um contratempo na prova, estava liderando em minha categoria quando o pneu de minha Bike furou, perdi todas as posições, ficando em último, fiz os reparos e voltei a prova, superei obstáculos e conclui a prova em 2º lugar, a felicidade de um atleta em ganhar em casa não se mede”. Ano que vem pretendemos realizar uma prova melhor ainda, tanto em nível de premiação, quanto de percurso. Esperamos rever á todos no próximo ano.