Vale do Paranã: AGDR atua em arranjos produtivos
A Agência Goiana de Desenvolvimento Regional vai desenvolver, em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), um projeto para aquisição de máquinas e equipamento. O objetivo é promover o desenvolvimento de arranjos produtivos locais em 12 municípios da microrregião do Vale do Paranã, na região Nordeste do Estado.
O projeto já foi assinado pelo governador Marconi Perillo e publicado no Diário Oficial da União. Ele garante um convênio de mais de R$ 1,1 milhão. Eles serão utilizados para aquisição de máquinas, veículos e equipamentos que vão possibilitar a exploração dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) em atividades de aproveitamento sustentável de frutos do cerrado, reflorestamento, cultivo de cereais, fruticultura, mandiocultura, plantio e recuperação de pastagem e apoio à pecuária de leite e corte.
Serão beneficiados pelo projeto os municípios de Sítio d`Abadia, Alvorada do Norte, Buritinópolis, Damianópolis, Divinópolis de Goiás, Flores de Goiás, Guarani de Goiás, Iaciara, Mambaí, Posse, São Domingos e Simolândia. A microrregião do Vale do Paranã esbarra em dificuldades naturais à exploração das atividades econômicas como situação geográfica, baixa capacidade técnica de mão de obra, estradas mal conservadas, falta de organização dos segmentos produtivos. Os APLs surgem como alternativa para reduzir os níveis de pobreza e de desemprego.