USUÁRIOS DE DROGAS: Goiás recebe recursos para assistência

Goiás pleiteou junto ao Governo Federal o repasse de recursos para melhorar a assistência a usuários de drogas, por meio do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas – PIEC. Projetos do Estado, encaminhados e selecionados pelo Ministério e pela Secretaria Nacional Anti-Drogas – Senad, garantiram cerca de R$ 900 mil que devem ser repassados até o final deste mês, informa a Secretaria da Saúde.

De acordo com a gerente de Ações Integradas de Saúde, Mariza Aparecida de Souza, os recursos vão possibilitar a melhoria da assistência aos usuários, por meio da expansão da rede de saúde mental/álcool e outra drogas, bem como na qualificação dos profissionais da área. Serão instalados três consultórios de rua em Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia. “Este tipo de serviço é o primeiro oferecido no Estado”, informa.

Os consultórios de rua são dispositivos públicos componentes da rede de atenção integral em álcool e outras drogas, voltados para ações de promoção, prevenção e cuidados primários no espaço da rua a usuários com problemas decorrentes do uso de substâncias psicoativas.

Segundo Mariza Aparecida Souza, com esse investimento serão criadas duas escolas de redutores de danos em Goiânia e Caldas novas, que vão qualificar as ações de redução de danos municipais e intermunicipais. Estas unidades vão ser direcionadas à capacitação teórica e prática dos profissionais e populacionais da comunidade, na forma de treinamento em serviço, para atuação em ambiente de consumo de álcool e outras drogas e de convívio com a população usuária.

A gerente acrescenta que por meio deste recurso também será criada uma Escola de Supervisores Clínico-Institucionais em Goiânia. Este projeto se destina à qualificação das ações de supervisão que acontecem nos CAPS e nas redes municipais e intermunicipais, com abrangência intersetorial, voltado para a capacitação teórica e prática de profissionais, na forma de cursos, seminários, oficinas e encontros, com formação permanente de profissionais aptos a atuar como supervisores clínico-institucionais de rede de atenção psicossocial, álcool e outras drogas.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *