UnB CERRADO – Prefeito sugere homenagem ao ex-vereador Dada no Centro de Estudos.
Ex-vereador e grande defensor do meio ambiente, Eduardo Estelita Cavalcanti Pessôa, o Dada, faleceu no último dia 05.
Roberto Naborfazan**
O prefeito de Alto Paraíso de Goiás, Martinho Mendes da Silva, atendendo anseios de amigos, familiares e da grande maioria da comunidade, enviou na manhã de segunda feira, 08, à reitora da Fundação Universidade de Brasília (FUB), Márcia Abrahão Moura, ofício sugerindo que seja dado ao Centro de Estudos Avançados do Cerrado, que teve parte de suas obras concluídas recentemente, o nome de Eduardo Estelita Cavalcante Pessôa (Dada), para que se reverencie sua luta na busca pela conquista dessa importante obra e seu exemplar empenho em defesa do meio ambiente.
Cópia do ofício foi enviada a Câmara de vereadores solicitando que também façam empenho junto a essa demanda.
Entre as diversas manifestações enviadas ao prefeito, pedindo essa homenagem, uma, assinada por Fred Maia, assinala:
“Prezados Prefeito Martinho, não o conheço, mas tenho presenciado a vossa generosidade e respeito pelo nosso amado amigo Dada.
Reconheço também que senhor deu seguimento ao projeto de construção do Campus Avançado da Universidade de Brasília em Alto Paraíso de Goiás, que o então Vereador Eduardo Estelita idealizou e edificou, com o mesmo espírito visionário de Darcy Ribeiro, quando idealizou a UnB, na Capital de um Brasil moderno, buscando estender de dentro pra fora, as suas grandezas e saberes.
Certamente, prezado Prefeito, o senhor proporcionou em vida a maior das alegrias que o Dada poderia ter, mesmo enfrentando tudo que enfrentou nestes dias sofridos em um leito de hospital, acossado pela tristeza de estar longe do Santuário da Pedra da Baleia. O senhor definitivamente assegurou a entrega do Centro de Estudos UnB Cerrado aos munícipes de Alto Paraíso de Goiás, e o sonho fez-se realidade.
Ele com certeza ficou muito grato com o vosso entendimento sobre a importância da UnB Cerrado para o presente e o futuro da juventude de Alto Paraíso de Goiás, e certamente sentiu cumprido o seu dever de homem público, que empenhou o seu mandato a serviço dos interesses dos cidadãos e cidadãs de Alto Paraíso de Goiás.
O Dada, senhor Prefeito, apenas fez o trabalho dele, assim como o senhor tem feito. Ele teve audácia e vislumbrou o futuro, sem pedir licença e sem saber que era quase impossível, foi lá e fez. Apesar de ter partido dele, tudo que diz respeito a esse projeto na sua origem e desenvolvimento, com esse projeto, o Dada não o fez pensando nele mesmo, pelo contrário, ele o concretizou pensando o desenvolvimento local, o crescimento humano, de forma a extrair o melhor das pessoas para a tarefa de construir saberes e despertar consciências.
Este ideário o motivou a lutar por esse projeto. Em nenhum momento o Dada apegou-se ao projeto como algo dele, personalista, pelo contrário, foi generoso e saiu buscando pessoas por todo lado para com ele construir a realidade que o senhor acaba de consumar, entregando a UnB Cerrado para a cidade.
Dada nunca pediu nada, tudo que ele queria era que o projeto já edificado abrisse as portas para cumprir seu papel transformador, porque é esse o seu destino. Portanto senhor prefeito, eu venho aqui lhe pedir algo que tenho certeza o Dada nunca pediria, mas que nós sabemos que ele é merecedor: Por favor senhor Prefeito, proponha à senhora Reitora Márcia Abrahão, da UnB, em nome da cidade de Alto Paraíso de Goiás e dos amigos e amigas do Dada, que o Campus da UnB Cerrado (nome muito desejado e caro ao Dada), seja nomeado Centro de Estudos UnB Cerrado – Campus Eduardo Estelita Cavalcante Pessôa. Seremos eternamente gratos”. Destaca o pedido.
Dada se instalou em Alto Paraíso de Goiás no inicio dos anos 1980, vindo do Paraná. Era um apaixonado pela Chapada dos Veadeiros. Um defensor incansável do cerrado, participando ativamente em Conferências Nacionais do Meio Ambiente, batalhando sempre educação ambiental.
Eleito vereador, conseguiu a doação da sede da WWF, hoje Casa dos Conselhos, lutou pela criação do Fórum municipal de Cultura e da Lei Municipal de Cultura, deixando um legado de dedicação as causas da natureza, do meio ambiente.
Solenidade de entrega
O recebimento de parte da obra foi marcado por cerimônia on-line na terça-feira (2), com participação de representantes do centro de estudos, da reitora da UnB e do prefeito de Alto Paraíso de Goiás, Martinho Mendes da Silva. O encontro foi transmitido ao vivo pelo canal da UnBTV no YouTube. Assista a íntegra:
As estruturas concluídas correspondem ao Núcleo 1, composto por nove blocos. No local irá funcionar recepção, secretaria, refeitório, salas de aula, salas de informática, laboratórios, auditório, além de biblioteca.
Resultado de convênio entre a Universidade e a gestão do município, as novas instalações foram erguidas em terreno de 47 mil metros quadrados doado pela prefeitura local à instituição. Completam o projeto as edificações do Núcleo 2, ainda em construção.
Emocionado com a conquista, o diretor do Centro UnB Cerrado e professor do Instituto de Ciências Biológicas (IB), André Cunha, projeta um futuro promissor para o espaço que, até então, estava ativo em local provisório. Para ele, trata-se de um polo agregador de saberes das diversas áreas do conhecimento, pesquisa e extensão na Chapada dos Veadeiros.
“Pretendemos continuar avançando no ensino com as disciplinas de graduação e cursos de especialização e, daqui para frente, ter também nossos cursos de mestrado e doutorado, complementar os cursos de graduação da UnB, levando os alunos a campo, e integrar as atividades da Universidade Aberta do Brasil (UAB)”, vislumbra.
O docente também vê a oportunidade de ampliar as parcerias com outras instituições de ensino, produzir mais extensão na região e fortalecer a atuação da UnB na oferta de conhecimento técnico e científico que contribua para o desenvolvimento de agendas relevantes, como a do turismo sustentável e da conservação da biodiversidade.
O centro de estudos foi criado em 2011 e tem alcançado seus propósitos, como: aproximar a academia da realidade da região; ampliar os horizontes do conhecimento e expandir a concepção do Cerrado para além de um nicho biológico, entendendo-o como território onde habitam populações diversas.
Nina Laranjeira, professora aposentada da Faculdade de Planaltina (FUP), foi uma das envolvidas na consolidação do projeto e também comemorou a entrega do novo espaço. A docente, que esteve à frente da unidade entre 2011 e 2017, lembrou os esforços conjuntos da comunidade local, autoridades públicas, administração superior, professores e técnicos administrativos da UnB para instalar o centro na Chapada dos Veadeiros.
“A universidade que a gente sonhou é aquela que dialoga com o mundo real e com as pessoas que estão em volta, que quer pensar junto e construir soluções. É uma universidade que entende que vivemos uma grande mudança histórica e que tem de estar junto com a sociedade, pensando as mudanças necessárias”, disse Nina Laranjeira.
A reitora Márcia Abrahão acredita nos ganhos que a expansão do centro trará para a preservação do Cerrado e para a promoção da sustentabilidade. Imagem: Reprodução
Na avaliação do prefeito de Alto Paraíso, Martinho Mendes da Silva, com a construção da sede definitiva, o impacto do Centro UnB Cerrado será ainda maior e abre caminhos para os moradores da região buscar a formação superior.
“Participar da entrega desta obra, mesmo que parcialmente, para que ela possa vir surtir seus reais efeitos, o seu objetivo para o qual foi criada, como foi sonhada por gente como nosso já saudoso ex-vereador Dada, é um momento muito especial para mim, um nativo, como falamos por aqui. Esse também é o sentimento de toda nossa comunidade, tenho certeza. Esse trabalho fará a diferença no setor educacional não só de Alto Paraíso de Goiás, mas em toda a região. Com isso, buscaremos outras parcerias com a Universidade de Brasília, para que nossa comunidade possa ter cada vez mais oportunidades de aprendizado” disse o prefeito Matinho Mendes.
Para a reitora Márcia Abrahão, o centro de estudos tem potencial de estender sua atuação para além de Alto Paraíso e oferecer contribuições a toda da região do Centro-Oeste.
“Acreditamos que uma universidade tem de se expandir para além dos seus muros e retornar à sociedade tudo o que nela é investido. Vimos em Alto Paraíso uma oportunidade para a instituição colocar em prática todo o seu conhecimento”, afirmou a reitora.
***Com Serena Veloso – (Secom UnB)