TURISMO – Sancionadas Rotas Turísticas do Capim Dourado e das Serras Gerais do Tocantins.

Reconhecimento das rotas turísticas do Capim Dourado e das Serras Gerais do Tocantins representa oportunidades concretas de desenvolvimento regional.

Roberto Naborfazan*

O estado do Tocantins ganhou duas novas rotas turísticas reconhecidas pela sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As normas têm origem nos Projetos de Lei (PLs) 1.778/2023 e 1.779/2023, aprovados no início de novembro em decisão terminativa pela Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR).

As propostas, do deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), foram relatadas pela senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO).

Cerimônia de sanção das novas rotas turísticas em Tocantins no Palácio do Planalto. Foto: Ricardo Stuckert / PR

Na comissão, Dorinha destacou que as rotas representam oportunidades concretas de desenvolvimento regional.

— A expansão do turismo por meio da criação dessas rotas tem o potencial de impulsionar o desenvolvimento econômico e social, com o estímulo de novos negócios, geração de empregos e renda e, consequentemente, melhoria da qualidade de vida da população local — afirmou.

As rotas integram a estratégia de regionalização do turismo e serão apoiadas por programas oficiais voltados à estruturação, promoção e gestão de seus atrativos.

A rota turística destaca o capim dourado como símbolo cultural e econômico da região. FOTO: Divulgação.

CAPIM DOURADO — A Rota do Capim Dourado abrange os municípios de Almas, Lagoa do Tocantins, Lizarda, Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins, Rio da Conceição, Rio Sono, Santa Tereza do Tocantins, Pindorama do Tocantins e São Félix do Tocantins.

O destino turístico destaca o capim dourado como símbolo cultural e econômico da região. A rota desempenha papel importante na preservação e valorização das comunidades que vivem do artesanato e do turismo de base comunitária.

SERRAS GERAIS — Já a Rota das Serras Gerais reúne as cidades de Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Dianópolis, Lavandeira, Natividade, Pindorama do Tocantins, Paranã, Rio da Conceição e Taguatinga, reconhecidas pelo patrimônio natural e histórico que atrai visitantes que buscam turismo de aventura, natureza e cultura. A sanção da lei fortalece a consolidação da identidade regional e a ampliação das oportunidades de empreendedorismo na região.

**FONTE: Presidência da República/Agência Senado

Quer receber todas as nossas publicações com exclusividade? Faça parte do nosso grupo de leitores no WhattsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/IfZL4dQkjrS6m9NXLNmty2

Nos acompanhe também pelo Instagram: https://www.instagram.com/jornal_o_vetor

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *