TURISMO – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros retoma atividades.

Atrativo turístico é o único que cumpriu as exigências legais para reabertura em Alto Paraíso de Goiás até o momento. Teresina de Goiás também autorizou a reabertura de seus atrativos. Em Cavalcante continua tudo fechado.

Após quatro meses fechado para o público em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado em Alto Paraíso de Goiás, no nordeste do estado, será reaberto no dia 18 de agosto. A SociParques, empresa responsável pela prestação dos serviços de apoio à visitação, implantou protocolos de higiene e segurança para minimizar os riscos de contaminação aos colaboradores, turistas, moradores do entorno, condutores de visitantes e guias de turismo que queiram voltar a frequentar um dos mais belos cartões postais brasileiros.

O parque reabre em um momento de retomada equilibrada e controlada de diversos serviços, inclusive do setor de turismo, e após a publicação do decreto municipal nº 1.840/2020 de Alto Paraíso de Goiás, que permite a retomada de atividades econômicas na cidade, mediante fiscalização e aprovação da Prefeitura.

Com a implantação das medidas de segurança determinadas pela Secretaria Estadual da Saúde, demais órgãos de saúde pública e em comum acordo com o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros poderá receber até 60% da sua capacidade total, e o funcionamento permanece o mesmo, com entrada permitida das 8 às 12 horas e saída até as 18 horas. Neste momento, será permitido o acesso à Trilha Amarela, de 11 km e que leva aos Saltos, Carrossel e Corredeiras, à Trilha Vermelha, de 11 km, com acesso aos Cânions e Cariocas e à Trilha Azul, da Seriema, com 850 metros. A Travessia das Sete Quedas, por ser a mais longa (23,5 km) e abrigar também o camping, permanecerá fechada. Para a permissão de acesso aos atrativos será respeitada a redução na quantidade de pessoas permitidas, de acordo com a capacidade de cada um deles.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros poderá receber até 60% da sua capacidade total, e o funcionamento permanece o mesmo, com entrada permitida das 8 às 12 horas e saída até as 18 horas.

“Sabemos o significado do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros para todos – turistas, população regional, condutores de visitantes, guias de turismo e comerciantes. Porém, neste momento, nossas atenções estão voltadas para que essa retomada aconteça de forma segura, fazendo com que todos desfrutem da experiência com o menor risco de contaminação e propagação do vírus além, é claro, da conservação do meio ambiente”, garante Rafael Ferraz, diretor da SociParques.

Como protocolo de segurança e contenção da COVID-19, o uso de máscaras será obrigatório para o acesso ao Parque, permanência no Centro de Visitantes e demais espaços internos. Logo na entrada, todos os visitantes terão a temperatura aferida por meio de termômetros infravermelhos e os que registrarem acima de 37,8o não poderão acessar o Parque e serão encaminhados ao serviço público de saúde.

No Centro de Visitantes, bilheteria, lanchonete e também nos sanitários foram instalados dispositivos de álcool em gel e sinalizações que orientam sobre o distanciamento necessário e enfatizam os cuidados com a higiene e segurança dos frequentadores. A loja de souvenirs e a lanchonete também retomam suas atividades, porém não será permitido o consumo de alimentos no interior do Centro de Visitantes, apenas na área externa.

A rotina de limpeza e desinfecção de todas as áreas está ainda mais rígida e com atenção destacada às superfícies manipuláveis. Quanto aos funcionários que atuam no local, todos estarão munidos com os EPIs necessários e terão seus uniformes desinfetados diariamente, assim como os equipamentos utilizados para a limpeza.

Os funcionários orientarão para que os visitantes evitem aglomerações durante toda a sua permanência no Parque, incluindo as trilhas e os atrativos. Para as trilhas, é importante também que cada visitante leve consigo a quantidade suficiente de alimentos e água para que não haja compartilhamento e garanta o bom funcionamento do sistema imunológico.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *