TURISMO INTELIGENTE – 1ª Semana Empreendedora do Turismo em Mambai tem palestras e ações para o setor.
Dezenas de empreendedores de Mambai e região participaram da palestra TURISMO INTELIGENTE, com o ex-ministro do Turismo, ex-presidente nacional do SEBRAE, e fundador da L B Consultoria para Empreendedores, o sociólogo Luís Eduardo Pereira Barretto Filho.
Roberto Naborfazan
O evento, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, com apoio do governo do município de Mambai e do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), aconteceu na noite de quinta-feira, 13, no Clube CRC, dentro da 1ª Semana Empreendedora do Turismo em Mambai (GO), e contou ainda com a palestra “Virando a Chave para o Sucesso de seu Negócio”, ministrada pelo gerente do Sebrae (Regional Nordeste Goiano – Posse), Cléber Chagas.
Na abertura, o vice-prefeito de Mambai, Roniclei Moreira dos Santos (Roni), representando o prefeito Joaquim Barbosa Filho, deu boas vindas aos participantes e afirmou que o governo do município está empenhado em apoiar e investir nas ações que fortaleçam o turismo local e regional.
Em seguida, o secretário da Administração e do Turismo de Mambai, Bruno Queiroz, fez uma retrospectiva da história do município, mostrando a evolução e aproveitamento das potencialidades turísticas no território e a importância da busca por novas ferramentas e plataformas pelos empreendedores locais.
Virando a Chave para o Sucesso de seu Negócio
Na palestra, Cléber Chagas apontou que o Sebrae é um grande orientador na questão da gestão do empreendimento, fortalecendo tanto o empresário já em atuação, quanto o futuro empreendedor.
Quesitos como o planejamento, a gestão de marketing, a gestão de estoques e atendimento ao cliente foram alguns dos destaques no ciclo de gestão apontados pelo gerente regional do Sebrae em suas dicas e orientações.
“Mambai já é um destino consolidado, que já tem uma referência na questão do turismo. A busca agora é pelo encantamento. Mambai precisa cada vez mais encantar o turista, encantar o seu cliente. Nesta ação de hoje, com orientações, dicas e esclarecimentos passados nas palestras, o que se busca é isso, despertar no empresariado e na comunidade como um todo, a necessidade de se trabalhar esse encantamento. Participaram conosco hoje, além de empresários e membros da comunidade, alunos de escolas públicas, que já buscam conhecimentos à serem usados tanto nos meios escolares, quanto na formação de suas carreiras profissionais, onde poderão surgir grandes gestores e trabalhadores do turismo regional. Apesar de estar no inicio de sua caminhada no desenvolvimento e aproveitamento das potencialidades turísticas, Mambai já é um destino conhecido, e o momento é agora, de preparar estruturas e encantar o visitante”, frisou Cléber Chagas.
Turismo Inteligente
Pilares dos destinos inteligentes, a governança, tecnologia, experiência e sustentabilidade, unidas a integração da cadeia produtiva do turismo, foram alguns dos pontos considerados básicos e apontados por Luis Barreto para o desenvolvimento das potencialidades turísticas e na valorização dos atrativos regionais, que geram benefícios e fortalecem os empreendimentos do município.
Ações como a ligação emocional, a reputação online e a presença digital do município são também fatores fundamentais para colocar o município entre as opções de viagem nas principais plataformas acessadas pelos turistas nacionais e estrangeiros.
Outro ponto destacado na palestra foi a temática Tecnologia x Empregos no Turismo, focando em demandas comuns ao empresariado e toda a cadeia turística, entre elas a questão da continuidade na dependência da mão de obra capacitada em setores como o atendimento em hotelarias, parques, limpeza, arrumação, cozinheiros, garçons, artesãos, eventos, companhias aéreas, entre outros.
“O Sebrae é fundamental não só para o turismo, mas principalmente para os micros e pequenos empresários. É uma instituição que muda a vida das pessoas positivamente, e o empreendedorismo é um caminho para o desenvolvimento do País. Quanto ao Turismo de Inteligência, podemos resumir em quatro questões: governança no território, com parcerias entre poder público, setor privado e associativismo; por outro lado, tecnologia, sustentabilidade e uma experiência cada vez mais única para os turistas que estão conectados, que mudaram seus hábitos de consumo, que estão cem por cento plugados. Portanto, falar em Turismo Inteligente é falar em governança, tecnologia, experiência e sustentabilidade “, Resumiu Luís Barretto, em conversa com a reportagem do Jornal O VETOR.
Participaram do evento o prefeito de Sitio D’Abadia, Weber Reis Lacerda, prefeito de Damianópolis, Gilmar José Ferreira, secretário de meio ambiente de Buritinopolis, Gleison Alves da Silva, Luciano Guimarães, representante da Goiás Turismo, Ana Monforte, da operadora de turismo Raizeira (Formosa), Marina Marchezini, presidente do Fórum das Águas e Cavernas do Cerrado, alunos (as) e professores (as) do Colégio Estadual Sebastião Moreira da Silveira, artesãos, empresários, equipe do escritório regional do Sebrae em Posse e membros da comunidade em geral.
Empreendimento de sucesso em Mambai
A empresária Marileuza Conceição da Silva (Mari), formada em administração de empresas e proprietária na Lanchonete Na Hora do Açai, é uma das referências para o empreendedorismo regional. Depois de mais de uma década morando em Brasília, Mari retornou para sua terra natal já com a meta de empreender no município. Há cerca de três anos, depois de pesquisar o mercado e avaliar as necessidades da comunidade local e visitantes, ela e o marido, o economista Gênesis Rodrigues de Araújo, deram inicio as atividades da Lanchonete Na Hora do Açai, que apesar de pouco tempo de funcionamento, já gera emprego e renda para nove colaboradores.
Mari, que devido a grande demanda comercial deixa agora a presidência do COMTUR, destaca ainda que tanto ela, quanto o marido, também põem a mão na massa e trabalham lado a lado com seus colaboradores, sempre dentro do melhor padrão de atendimento, com inovação, oferecendo boas marcas e bons produtos.
Com o sucesso empresarial consolidado em Mambai, Mari e Gênesis abrem agora sua primeira filial fora do município; a Lanchonete Na Hora do Açai abriu suas portas há menos de um mês na cidade de Posse, lá a empresa emprega mais três colaboradores.
“Começamos em um pequeno espaço, observando as exigências e necessidades dos clientes. Fizemos o trabalho de divulgação e tornamos nossa marca, Na Hora do Açaí, conhecida do público local, que propagou para os turistas e visitantes. Passamos para um espaço maior e hoje, na loja de Mambai, nos feriados e fins de semana, chegamos a atender cerca de duzentos clientes dia. Nesse aspecto, somos muito gratos aos apoios e orientações oferecidos pelo Sebrae. Sempre participamos das palestras, oficinas e cursos, e fazemos questão que nossos colaboradores também participem, para que tanto nos, proprietários, quanto eles, que colaboram com seu trabalho, possamos atender cada vez com mais qualidade nossos clientes. É isso que buscamos oferecer aqui em Mambai, e agora também em nossa loja na cidade de Posse.” Ressalta Mari Silva.
SERVIÇO
Lanchonete Na Hora do Açai
Lanches, crepes, pizzas, sucos, e Açaí de ótima qualidade.
Loja Mambai – Avenida Castelo Branco (próximo ao Colégio Sebastião da Silveira)
Loja Posse – Avenida JK, (ao lado da Igreja Universal)