TURISMO DE AVENTURAS – Um voo para o futuro em São João d’Aliança.
Além de promover a visitação em suas belas cachoeiras; Corrida de Aventura, Trilhas, Canionismo, Rafting e o Balonismo estão entre as atividades que fazem o voo para o futuro do Turismo de Aventuras em São João d’Aliança, que há muito vem sendo trabalhado e almejado pela prefeita Débora Domingues e sua equipe.
Roberto Naborfazan
Composta pelos municípios de São João d’Aliança, Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul, Teresina de Goiás e Cavalcante, a Chapada dos Veadeiros é um dos destinos indispensáveis para quem é amante de aventura. As opções vão desde cachoeiras com águas cristalinas até trilhas que passam por cânions e mirantes perfeitos para curtir o pôr-do-sol.
Alto Paraíso de Goiás tem no distrito de São Jorge o acesso principal ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV), uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza que foi incluído, em 2001, na lista do Patrimônio Mundial pela UNESCO, além de ser o primeiro município destino da região para os turistas brasileiros e estrangeiros, tendo, portanto, uma melhor estrutura para os receber.
No entanto, nos últimos sete anos, graças ao espirito empreendedor de sua gestora, a prefeita Débora Domingues Carvalhêdo Barros, o município de São João d’Aliança, que é o Portal de entrada para a Chapada dos Veadeiros para quem vem de Brasília, capital federal, vem também se consolidando como destino final para, cada vez mais, visitantes amantes do turismo de aventura.
Um dos principais motivos para que São João d’Aliança esteja sendo apontado como um novo destino turístico na Chapada dos Veadeiros são os investimentos que estão sendo feitos pela prefeitura do município, que têm fortalecido a confiança dos empresários de todos os ramos comerciais, com destaque para as áreas de hospedagem e alimentação.
As transformações no município são visíveis, com asfaltamento das vias urbanas e manutenção constantes das estradas vicinais, dando comodidade ao turista na cidade e melhor trafegabilidade ao visitar os atrativos naturais da região.
São João d’Aliança abriga a maior cachoeira da região Centro-Oeste brasileira. A Cachoeira do Label tem queda d’água de 187 metros, e tem como diferencial para outras grandes cachoeiras o fato de ter um poço perfeito e seguro para banho.
Para os que gostam de aventuras o município tem boas opções, como uma visita a Bocaina do Farias, um complexo mundo geológico na Serra do Paranã, com cachoeiras, cânion com paredões rochosos com mais de 50 metros de altura e poços de águas esverdeadas formados por afluentes do rio Farias; a Cachoeira do Dragão, que tem o maior cânion da Chapada dos Veadeiros e fica no final do rio Macaquinhos. É também uma das mais impressionantes cachoeiras da Chapada dos Veadeiros. O passeio conta com experiências extremas que mistura trekking e natação; ou ainda o Rafting Capetinga, localizado no Rio das Brancas, é um dos maiores trechos de Rafting do Brasil. O percurso maior possui 73 km, descendo as corredeiras, o acesso se dá pela RPPN Parque Capetinga.
Veja no banner abaixo os principais atrativos naturais de São João d’Aliança.
Sugestão de roteiro de ecoturismo em São João d´Aliança
01 – Cachoeira do Label
A maior cachoeira da Chapada dos Veadeiros e da região Centro-Oeste do Brasil, possui 187 metros de altura. Localizada na Serra do Paranã, essa majestosa cachoeira conta também com vários poços ao longo da trilha.
– 26 km de terra
– 3,6 km de trilha ida e volta
– Nível: médio
02 – Complexo dos Veadeiros
Composto por 3 belas cachoeiras, sendo a maior delas com 55 metros, possui ainda uma linda piscina de borda infinita e vários poços para banho.
– 2 km de terra
– 3 km de trilha ida e volta
– Nível: médio
03 – Bocaina do Farias
Um complexo mundo geológico na Serra do Paranã, com cachoeiras, cânion com paredões rochosos com mais de 50 metros de altura e poços de águas esverdeadas formados por afluentes do rio Farias.
– 30 km de asfalto + 25 km de terra
– 6 km de trilha ida e volta
– Nível: médio
04 – Cachoeira do Bonito
Uma acolhedora queda d´água no Rio Bonito, de águas esverdeadas e cristalinas. Possui acesso fácil e conta com estrutura de restaurante.
– 2 km de asfalto + 7 km de terra
– 700 metros de trilha ida e volta
– Nível: fácil
05 – Cachoeira do Cantinho
Uma exuberante queda d´água de 30 metros de altura no rio Cachoeirinha, em meio a rochas escuras, formando um grandioso poço de água esverdeada.
– 2 km de asfalto + 43 km de terra
– 2 km de trilha ida e volta
– Nível: médio
06 – Cachoeira Paredes
Situada no encontro do rio Buritizinho com o rio Cachoeirinhas, conta com 3 quedas com poços esverdeados e uma prainha.
– 2 km de asfalto + 43 km de terra
– 5 km de trilha ida e volta
– Nível: médio
07 – Cascata do Dominguinhos
Formado por uma pequena queda d´água e piscinas naturais no Rio Carestia. Tem acesso fácil e trilha simples.
– 4 km de asfalto + 3 km de terra
– 900m de trilha ida e volta
– Nível: fácil
08 – Complexo Cachoeiras Macaquinhos
Fica na RPPN Santuário das Pedras, contém várias cachoeiras e poços para banho, apresenta águas cristalinas. Possui espaço para a prática do naturismo.
– 55 km de asfalto + 30 km de terra
– 4 km de trilha ida e volta
– Nível: médio
09 – Cachoeira do Dragão
No final do rio Macaquinhos, é uma das mais impressionantes cachoeiras da Chapada dos Veadeiros. O passeio conta com experiências extremas que mistura trekking e natação.
– 55 km de asfalto + 35 km de terra
– 8 km de trilha ida e volta
– Nível: difícil
10 – Paraiso dos cactos
Situada nas nascentes do rio Macaquinhos, o atrativo possui vários poços para banho, escorregador natural e uma maravilhosa cachoeira.
– 55 km de asfalto + 20 km de terra
– 5 km de trilha ida e volta
– Nível: médio
11 – Complexo do Macaco
No Rio Macacão, possui belas Cachoeiras, com diversos poços para banho. A cachoeira da Catedral, a mais famosa, apresenta uma enorme parede de pedras empilhadas lembrando uma igreja. É recomendável o acesso com veículo 4×4.
– 55 km de asfalto + 29 km de terra
– 4 km de trilha ida e volta
– Nível: médio
12 – Rafting Capetinga
No Rio das Brancas encontra-se um dos maiores trechos de Rafting do Brasil. O percurso maior possui 73 km, descendo as corredeiras, o acesso se dá pela RPPN Parque Capetinga.
– 23 km de asfalto + 12 km de terra
– Diversas opções de trajeto com os botes.
– Nível: médio
2° Congresso Brasileiro de Trilhas e o Caminho dos Veadeiros
Com foco na evolução do Turismo de aventuras no município, a prefeitura de São João d’Aliança, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, participará do 2° Congresso Brasileiro de Trilhas, evento promovido e realizado em ação conjunta da Associação Rede Brasileira de Trilhas, da Prefeitura Municipal de Niterói e da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (NELTUR).
O Secretário Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, Geraldo Hermes Bertelli, e a chefe de gabinete da pasta, Andréia Salles, participarão do evento, que acontecerá na cidade de Niterói, RJ, e que tem como foco conectar gestores e funcionários de áreas naturais protegidas, pesquisadores, estudantes, voluntários, profissionais da conservação e do turismo, brigadistas, empresas do setor outdoor, montanhistas, ciclistas, caiaqueiros, peregrinos e demais pessoas envolvidas e usuários de trilhas e caminhos do Brasil. Durante os cinco dias do evento, essas vozes se juntarão para diagnosticar a situação e traçar a futura direção das trilhas brasileiras.
“Fomos o primeiro município a dar se manifestar, formatar e marcar sua trilha para o Caminho dos Veadeiros, já tendo inclusive trechos disponíveis. A prefeita Débora Domingues apoia e incentiva as atividades para o turismo de aventuras no município, e nós trabalhamos para consolidar o Caminhos dos Veadeiros não só em São João d’Aliança, mas em todo o seu percurso de quase 500 km”, ressalta o secretário municipal de turismo, Geraldo Bertelli.
O Caminho dos Veadeiros é uma trilha de longo curso que passa pelos municípios de Formosa, Planaltina, Água Fria de Goiás, São João d’Aliança, Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul e Cavalcante.
O percurso integra o Caminho dos Goyazes, composto pelo Caminhos de Cora (Cidade de Goiás ao DF) Caminhos da Floresta Nacional – Flona (dentro do DF) e do Distrito Federal a Cavalcante, Caminhos dos Veadeiros, relembrando a estrada real que ligava Goiás a Minas Gerais, no tempo em que o Brasil era colônia de Portugal.
A trilha já possui 120 quilômetros implementados, mas, ao todo, terá 483 quilômetros de extensão para prática de trekking ou caminhada e duas rotas para o cicloturismo, ambas com mais de 400 quilômetros. Parte do caminho passa pela Chapada dos Veadeiros, o que inspirou o nome do caminho e a marca da sinalização.
Nos dias 29 e 30 do próximo mês de setembro, São João d’Aliança sediará o VI Fórum Caminho dos Veadeiros. O evento acontecerá na sede da Câmara de vereadores do município.FOTOS MARCAS
Corrida de aventura
A movimentação da prefeita Débora Domingues para acelerar eventos e ações que coloquem em evidência o Turismo de Aventura em São João d’Aliança são constantes.
Acompanhada do secretário Geraldo Bertelli e de sua secretária, Andreia Sales, tendo ainda a presença do representante da classe empresarial, José Roberto (Beto), Débora Domingues participou recentemente de uma reunião com Arnaldo Maciel e Pedro Lavinas, presidente e diretor técnico da Confederação Brasileira de Corrida de Aventura, respectivamente, para debater a pauta sobre as ações para realização do evento denominado Brasil Outdoor Adventure – BOA, Expedição Veadeiros, que acontecerá em São João d’Aliança, nos dias 7, 8, 9 e 10 de setembro próximos. “Acreditamos que os esportes de aventura têm a incrível capacidade de inspirar e unir as pessoas, além de proporcionar uma conexão mais profunda com nossa rica natureza e paisagem. Nossa cidade, abençoada com cenários naturais deslumbrantes, oferece o ambiente perfeito para a prática destes tipos de atividades”, frisou Débora Domingues durante a reunião. Assista ao Vídeo abaixo.
O evento Brasil Outdoor Adventure – BOA chega a São João d’Aliança para a Expedição Veadeiros em sua 7ª edição, tendo, anteriormente, realizado provas muito elogiadas dentro e fora de Brasília, incluindo a grande final do Circuito Brasileiro em 2021, na Serra dos Pireneus. As provas do BOA têm como marca registrada os percursos com grau adequado de exigência física e técnica para atletas iniciantes e experientes, mapas de alta qualidade e locais de grande beleza cênica. A proposta para esse evento é unir o esporte com o turismo.
As inscrições para esse evento esportivo acontecem até o dia 04 de Setembro até as 23:59 hs. CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO.
Balonismo – Voo para o futuro do turismo de aventuras
Visando incentivar a prática do Balonismo como esporte e também como atividade turística em São João d’Aliança, a prefeita Débora Domingues tem mantido conversações com o experiente piloto Filipe Tostes, no intuito de sediar, em futuro próximo, um campeonato goiano de Balonismo.
Encantada ao participar de um voo experimental sobre São João d’Aliança, Débora Domingues quer que Filipe Tostes e sua equipe comece a oferecer também aos moradores e visitantes de sua comunidade a oportunidade que ela classifica como “experiência inexplicável”. Assista ao vídeo do voo experimental com a prefeita.
Também passageiro desse voo experimental, o secretário municipal de Turismo, Geraldo Bertelli, destaca que “Muitas pessoas imaginam que são João d’Aliança, por ter uma grande força econômica baseada no agronegócio, tem em sua paisagem apenas grandes lavouras. Quando a pessoa tem a oportunidade de fazer um voo sobre nosso município, como esse através do balonismo, é que ela percebe a beleza de nossas serras, que cercam a beleza do cerrado e suas cachoeiras”.
O piloto Filipe Tostes, credenciado pela ANAC desde 2011, tem em seu currículo um vice-campeonato sul-americano (2006), o bicampeonato sul-brasileiro (2006 e 2007), o tricampeonato brasileiro (2007,2008 e 2009), além de um 10° lugar no campeonato mundial de balonismo realizado em Hofkirchen-Áustria em 2008.
No final de 2013, depois de alguns meses operando voos no Distrito Federal, em Goiás e no Tocantins, Filipe Tostes decidiu se mudar para Alto Paraíso de Goiás e montar ali sua base, para a vida e para o trabalho com voos comerciais.
Segundo Filipe Tostes “Operar na Chapada dos Veadeiros é muito mais que realizar um voo de balão. É dar a todos os passageiros a oportunidade de ver de outro ângulo uma das mais belas obras primas da natureza, ajudando a despertar em todos mais consciência para a preservação do bioma cerrado.”.
Após esse primeiro voo sobre as belezas naturais de São João d’Aliança, Débora Domingues, por meio Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, está concluindo a parceria com Filipe Tostes e sua empresa, a Outdoor Ballooning – Balonismo da Chapada, para que se inicie o fechamento de grupos que queiram viver a “experiência inexplicável” de sobrevoar São João d’Aliança e conhecer, do alto, suas maravilhosas belezas naturais.
Corrida de Aventura, Trilhas, Canionismo, Rafting e o Balonismo estão entre as atividades que fazem o voo para o futuro do Turismo de Aventuras em São João d’Aliança que há muito vem sendo trabalhado e almejado pela prefeita Débora Domingues e toda sua equipe.