TURISMO – Circuito do conhecimento chega à Chapada dos Veadeiros

SIMPÓSIO DA REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS, EM ALTO PARAÍSO, AGRADA PARTICIPANTES E TRÁS LUZ SOBRE DIVERSOS TEMAS DE INTERESSE DO SEGMENTO TURÍSTICO REGIONAL

Roberto Naborfazan

O governo de Goiás, através da Goiás Turismo, promoveu entre os dias 17 e 28 de agosto o Circuito do Conhecimento, com o lema “compartilhando ideias, buscando inovações”. Buscando a integração e discussão regional do turismo, o circuito esteve em Mineiros, Trindade, Aruanã, Caldas Novas, Pirenópolis e Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros.

No Simpósio da Região da Chapada dos Veadeiros, em Al- to Paraíso, a oficina de trabalho do Projeto “Fortalecimento Institucional da Gestão do Turismo de Goiás” contou com a presença do presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, diretor de gestão, planejamento e finanças, José Adriano Donzelli, gerente de projetos e pesquisas de produtos turísticos, João Bittencourt Lino, prefeito do município, Álan Barbosa, representantes do corpo de bombeiros de Minaçu, do ICMBio, da associação dos guias da região, de ONGs, ambientalistas, secretários do meio ambiente de municípios vizinhos, empresários ligados ao ramo do turismo, representantes do Condema e da sociedade organizada.

O simpósio foi aberto com a oficina Direcionamento estratégico, com a empresa Barcelona Media Inovação. Em seguida duas importantes palestras, Gestão Compartilhada de Destino, focada nas experiências bem sucedidas no município Bonito (MS), feita por Cícero Peralta, e Implantação do Voucher Único Chapada dos Veadeiros, por Sidnei Souza, e encerrado com a oficina de gestão estratégica das governanças regionais, comandada por Fabrício Amaral.

O presidente da Goiás Turismo se disse feliz por ver a boa vontade dos empresários do setor do turismo de alto Paraíso e região em ser parceiro nas inovações propostas e na adequação as normas, “Quem trabalha na informalidade prejudica o desenvolvimento do turismo e da região, é preciso regularizar todas as atividades ligadas ao setor, hospedagens, alimentação, transportes, guias, etc. Muitos empresários cobram do poder público, mas sonegam, omitem e se recusam a contribuir, por isto estamos buscando, entre outras ações, a implantação do Voucher único na Chapada dos Veadeiros”, enfatizou.

O prefeito Álan Barbosa destacou a importância do simpósio para a região “São palestras e oficinas que trazem esclarecimentos importantes para todos os envolvidos na maior potencialidade que temos em nossa região, que é o segmento turístico. Somos gratos ao presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, e a todos que contribuíram para a vinda de um evento dessa magnitude para Alto Paraíso”.

Na visão da maioria dos participantes, temas como a implantação do voucher único e debates sobre as ACTs (Atividades Características do Turismo), além da explanação sobre as experiências positivas no município de Bonito (MS), principalmente a forma de implantação da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, daquela localidade, trouxe luz sobre muitos interesses do segmento em Alto Paraíso e região da Chapada dos Veadeiros.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *