Trabalho do Materno Infantil é destaque no Discovery Channel
O programa Meu corpo, meu desafio abordou o caso dos siameses Arthur e Heitor. Os gêmeos eram unidos pelo tórax, abdômen e bacia, compartilhando o fígado e genitália e foram separados no dia 24 de fevereiro de 2015.
Eles foram preparados para a cirurgia desde o nascimento e separados aos 5 anos. Neste período, os dois passaram por 15 procedimentos cirúrgicos para a colocação de expansores de pele, necessária para a separação. Arthur morreu três dias após o procedimento.
Segundo Calil, uma equipe da emissora veio de Londres e ficou em Goiânia durante um mês para produzir o material transmitido na noite do último dia 11. “É um reconhecimento do nosso trabalho a nível mundial. Quantos médicos do Brasil não queriam ter essa oportunidade”, orgulha-se.
O programa teve duração de 21 minutos e também mostrou outros dois casos de gêmeos siameses, um na Índia e outro nas Filipinas, porém ambos sem solução. Essa é a segunda vez que o trabalho do cirurgião pediátrico que realizou juntamente com sua equipe 11 cirurgias de separação desde 1999, todas no HMI, foi mostrado na emissora.
Ainda será exibido um novo programa da série Meu corpo, meu desafio sobre a história de uma criança de quatro anos que tem o corpo inteiro coberto por pelos. A menina, natural do Tocantins, faz tratamento de laserterapia com o médico goiano.
Confira no link abaixo trecho de reportagem exibida no Discovery Channel:
https://youtu.be/HxgNkpGBUW0