TRABALHAR NAS ELEIÇÕES – Os direitos trabalhistas de quem é mesário.

Para cada dia trabalhado como mesário, ou participando de treinamentos, o empregado terá direito a dois dias de folga de seu trabalho sem descontos no salário

Fui chamado pela primeira vez para ser mesário. Gostaria de saber quais são os benefícios e direitos trabalhistas para quem atua nas eleições.

A pessoa que for chamada para trabalhar como mesário, ainda que pela primeira vez, tem seus direitos garantidos quando trabalha nas eleições. O advogado Solon Tepedino explica que o empregador não pode se opor que o empregado trabalhe nas eleições se for convocado.

Para cada dia trabalhado como mesário, ou participando de treinamentos, o empregado terá direito a dois dias de folga de seu trabalho sem descontos no salário.

“Se essa pessoa trabalha em regime de CLT, é preciso que ela comunique ao empregador assim que receber a convocação, pois ela vai precisar se ausentar para fazer treinamentos para o dia da eleição. O empregador não pode coibir, nem proibir o funcionário de ser mesário caso ele tenha sido convocado”, esclarece o advogado especialista em Direito Trabalhista.

Para cada dia trabalhado como mesário, ou participando de treinamentos, o empregado terá direito a dois dias de folga de seu trabalho sem descontos no salário. Por exemplo: se uma pessoa fez um treinamento e foi mesário no primeiro turno, ela tem direito a quatro dias de descanso. Caso ela também seja chamada para o segundo turno, fará um novo treinamento e será mesário novamente, ganhando assim mais quatro dias de folga do trabalho, totalizando oito dias de folga.

Os mesários também recebem um auxílio-alimentação no dia da eleição. O valor varia de acordo com o estado, mas não pode ultrapassar o teto de R$ 35 por turno, lembram os advogados do serviço www.reclamar adianta com br.

FONTE: Ultimo segundo IG

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *