Territórios da Cidadania: Epotecampo realiza I Encontro de Jovens
A Diretoria Executiva da EPOTECAMPO – Associação dos Educandos Povo Terra e Campo, com sede em Cavalcante (GO), realizou o I Encontro da Juventude do Território da Cidadania “Chapada dos Veadeiros”, nos dias 23, 2 e 25/5, em Monte Alegre de Goiás.
Evônio Madureira (Especial para O VETOR)
O encontro teve como objetivo principal promover o debate sobre as políticas públicas para a juventude do território e buscar solução para promover o desenvolvimento Urbano, Rural, Sustentável e Solidaria por meio de ações concretas com implantação de programas dos governos federal, estadual e municipal para melhorar a vida dos jovens e de suas famílias. A ideia dos dirigentes da Epotecampo e de outras lideranças da juventude territorial é provocar uma revolução na educação no Território Chapada dos Veadeiros, com implantação do maior número de cursos técnico-profissionalizantes do PRONATEC e do Sistema “S” – Sesi – Senai – Sesc e Senar, entre outros.
“Investir na educação dos jovens de hoje é garantir a sustentabilidade das presentes e futuras gerações” disse o ambientalista Leonardo Hansecler do Instituto Internacional de Educação do Brasil, palestrante da mesa de saberes.
O evento contou com o apoio da Secretária Nacional da Juventude, Severine Macedo e do Assessor da Juventude/ MDA, Maurício Kasper – Eliza Guaraná representante do Conselho Nacional da Juventude, Leonardo Hansecler do IEB – Instituto Internacional de Educação do Brasil, Nina Laranjeira da UNB-Cerrado – Tauá da FUP – Quêner Chaves da CGPCT/ MDA – Vinicius, da CONTAG – Coordenadores do TCCV – Marcelo, Saboya, Nina e Evônio Madureira. As prefeituras do território colaboram com a logística e o prefeito de Monte Alegre, Dr. Arlon e sua equipe disponibilizaram acomodações aos convidados nos espaços públicos da cidade que sediou o evento.
Segundo a organizadora geral do evento, Maria Helena Serafim dos Reis, membro da Epotecampo, mais de mil pessoas participaram dos eventos. Todos os municípios que compõem o território chapada, Campos Belos, Monte Alegre, Teresina, Cavalcante, Alto Paraíso, Colina do Sul, São João D’Aliança e Nova Roma, mandaram suas caravanas com ônibus lotado para o encontro. Campos Belos foi destaque com o maior numero de juventude presente, foram mais de 100 jovens inscritos. A caravana foi coordenada pelo Núcleo Diretivo do Território da Cidadania Chapada dos Veadeiros (profa. Gemi e Evônio) em Campos Belos. As comunidades quilombolas Kalunga, em maior número coletivo, reivindicaram melhorias de infraestrutura e uma extensão da UEG dentro do dos quilombos com cursos específicos para a juventude afro- descendente.
Durante o evento foram realizada varias apresentações artísticas e culturais, Dança da Sussa, Capoeira, Música, Poesia e Dança da Catira, e muita música popular. As palestras e oficinas de saberes foram ministradas no Colégio Estadual Dona Joaquina Pinheiro. Mais de quinhentos jovens foram divididos em nove grupos de trabalho para elaboração das propostas nas oficinas dos saberes. Cada grupo escolheu um tema e ao final foi elaborada uma “Carta dos Jovens” que foi entrega no final do evento para a Secretária Nacional da Juventude, Severine Macedo, que prometeu dar uma resposta nos próximos dias. Uma das principais reivindicações da juventude do território foi na área da educação, principalmente a criação de novos cursos de nível superior nas áreas de Agroecologia, agronomia, turismo, medicina e direito e outros a serem discutidos com os especialistas da educação no território. Severine recomendou que fosse criado um “Comitê da Juventude” dentro do Território da Cidadania Chapada dos Veadeiros para facilitar nas negociações.
Durante o evento foram escolhidos dois membros de cada município para representar a juventude no Colegiado do Território da Cidadania Chapada dos Veadeiros com direito de voz e voto nas plenárias territoriais. Iasmim Jacundá do Colégio Polivalente e Karoline Torres do 2º. Ano de Letras da UEG, foram escolhidas representantes da juventude de Campos Belos.
O presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Deputado Estadual Mauro Rubem (PT) também participou do evento falando sobre o papel do conselho e dos direitos das pessoas terem acesso a justiça. O Deputado recomendou aos prefeitos e vereadores para criarem o Conselho Municipal dos Direitos Humanos onde não tem e fazer funcionar os que já existem por força da lei municipal.
O promotor de justiça Dr. Douglas ministrou a Oficina “Segurança pública e acesso a Justiça”. Foi a oficina mais concorrida pelos jovens. Dr. Douglas deu uma verdadeira aula de cidadania para os jovens, falando dos direitos das pessoas e em especial os direitos da juventude de acordo com o “Estatuto da Juventude” aprovado pela presidenta Dilma este ano. O estatuto diz que é considerado Jovem as pessoas de 15 a 29 anos de idade.
Os coordenadores da Epotecampo avaliaram como positivo o primeiro encontro e a assembleia da juventude da chapada elegeu a cidade de Campos Belos par sediar o próximo encontro em 2015.