SESSÕES DO LEGISLATIVO – Segurança nas escolas dos distritos é pedida pelos vereadores.
Proteção com cerca e contratação de vigilantes para as escolas dos distritos de São Jorge e Moinho foram alguns dos assuntos das sessões dos dias 22 e 23 deste mês de abril. Professores do IPEARTES participaram da Tribuna Livre para mostrar resumo das ações do Projeto em Alto Paraíso de Goiás e região.
Roberto Naborfazan
Cumprindo o calendário legislativo de 2019, a Câmara de vereadores de Alto Paraíso de Goiás se reuniu em sessões ordinárias nos dias 22 e 23 deste mês de abril.
Para acompanhar reunião sobre a revisão do Plano Diretor, que acontecia no mesmo horário, no Polo da UAB, o vereador João Yuji faltou a sessão do dia 23.
Pessoas da comunidade, ainda em número menor que o esperado de uma sociedade politizada, assistiram, do auditório, aos debates realizados no plenário.
Com uma pauta carregada de demandas em várias áreas da administração municipal, os vereadores, entre outras atividades, votaram a indicação de membros do legislativo para comporem o Conselho Municipal de Previdência Social, ficando definida a manutenção do vereador Uedison Garcêz como titular e Marlony Bernardes como suplente.
Entre os posicionamentos aos ofícios enviados pelos vereadores, com respostas do executivo, se destacam o pedido de esclarecimentos, feito pelo vereador Alcenadir Canela, sobre ações em relação a um anunciado surto epidêmico em animais na região do Piçarrão ; o agradecimento feito pelo vereador Claudiomar, em nome de todos os vereadores, sobre o retorno do expediente na prefeitura em dois turnos, ato bastante cobrado pela Câmara como um todo; a solicitação feita pelo vereador João Yuji, para a volta do chamado Castromóvel, tendo a prefeitura como apoiadora, visto que foi um sucesso a primeira ação de castração de animais no município; e, por fim, o anúncio de que o município receberá, através de emenda do deputado Jefferson Rodrigues, a pedido do vereador Claudiomar, emenda no valor de 82 mil reais, para aquisição de uma unidade móvel de saúde, modelo doblô.
Ato contínuo, o vereador Fábio Reges posicionou que, a seu pedido, o deputado Claudio Meirelles enviou oficio ao governador Ronaldo Caiado solicitando manutenção urgente na GO 239, no trecho Alto Paraíso de Goiás/Nova Roma, em razão da grande quantidade de buracos e atoleiros em todo o percurso.
O vereador Claudiomar cobrou explicações sobre o corte com machado de várias árvores na confluência da Rua Pé de Serra com a Rua Coleto Paulino, além do acúmulo dos galhos sobre o passeio público.
O vereador Zé Nêgo propôs que a Câmara de vereadores faça uma moção de louvor ao Capitão P. Júnior, que além de atuar há um longo tempo em defesa da segurança da população de Alto Paraíso de Goiás e São João d’Aliança, recentemente efetuou, sozinho, a prisão de um ladrão de veículos que vinha há muito incomodando a população da região.
O vereador Marlony Bernardes solicitou que se crie na prefeitura e em todos os órgãos públicos no município meios que facilitem a acessibilidade para portadores de necessidades especiais, mostrando como referência o acesso as principais secretarias no prédio da prefeitura, que ficam no segundo andar e só tem uma longa escada como acesso.
Segurança nas Escolas
O vereador Alcenadir Canela solicitou que o executivo municipal tome providências urgentes no sentido de colocar muro ou algum tipo de cerca na Escola do Distrito de São Jorge, visto que o pátio da escola tem se tornado área de Camping nos fins de semana e feriados prolongados, onde pessoas estranhas fazem ali churrascos, ouvem música com letras de teor obsceno em alto volume, e até o uso frequente de drogas e bebidas alcoólicas; além do perigo constante da entrada de marginais e drogados nas dependências escolares, colocando em risco a integridade física de alunos, professores e funcionários.
O vereador Canela lembrou que, recentemente, a comunidade do distrito ficou apavorada com a chegada de policiais civis e militares e agentes do conselho tutelar na escola. A missão da equipe era verificar denúncia de que haveria uma ameaça de atentado na unidade, o que, felizmente, não se confirmou, mas serviu para mostrar a fragilidade em relação a segurança no local.
O vereador Pastor Marlony corroborou o pedido, lembrando que por várias vezes já pediu também a proteção, com cerca, da escola do distrito do Moinho, e que os pedidos têm sido ignorados pelo poder executivo. Ele apontou ainda que professores e funcionários das escolas, não raro, chegam para trabalhar e as salas de aulas estão sujas de urina e fezes de desocupados que invadem os espaços escolares.
O vereador Serginho lembrou que desde a legislatura passada vem fazendo pedidos no sentido de melhor proteção as escolas e nada ainda foi feito.
Todos os vereadores concordaram que providências urgentes precisam ser tomadas pela prefeitura, pois os casos de violência em ambiente escolar vêm sendo divulgados pelo mundo todo, e o município precisa dar o mínimo de segurança aos alunos e professores sob sua tutela. A contratação de vigilantes para as escolas também foi solicitada.
Esportes no município
O vereador Serginho aproveitou a presença da secretária municipal da educação, Nislene Costa Ferreira, para parabenizar a ação conjunta da secretária com lideranças esportivas, na busca de um nome para a gerência de esporte, anseio da comunidade, e que culminou com a contratação do senhor Jeferson, nome que agradou a grande maioria dos atletas e dirigentes de todas as modalidades esportivas.
Trabalhador incansável pelo esporte de Alto Paraíso de Goiás, onde já atuou como gerente municipal de esportes e dirigente de escolinha de futebol, o presidente da mesa diretora, vereador Carlos José Pereira dos Santos “Tito”, externou seu desejo de boa sorte na missão ao Jeferson, e parabenizou a secretária Nislene Costa por “costurar” essa ação que traz benefícios incontáveis para a comunidade local.
“Secretária, tanto a senhora, quanto o Jeferson e todos que atuam pelo esporte em Alto Paraíso podem contar com o apoio da Câmara de vereadores e, particularmente, com meu apoio. Participei da reunião com a presença da senhora, do prefeito e vários lideres de modalidades esportivas do município, onde foi destacada a importância do esporte na vida do cidadão, gerando saúde, cidadania e inclusão social. Vejo como de muita importância a integração da pasta do esporte com a educação, pois, no momento em que o município enfrenta tantas dificuldades financeiras, a união é fundamental para o bom andamento de ações que beneficiem a nossa comunidade. Parabenizo e agradeço a senhora pela disposição em ajudar nesses importantes setores da gestão municipal.” Frisou o vereador Tito.
Tribuna livre com professores do IPEARTES
Sob a coordenação do professor José Estevão Rocha Arantes, funcionários e beneficiários das ações do Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis – IPEARTES, participaram da Tribuna Livre da Câmara de vereadores, durante a sessão do dia 23 de abril.
Com apresentação de dados e programas através de um projetor datashow, professor Estevão narrou as principais atividades realizadas pelo IPEARTES em Alto Paraíso de Goiás desde sua implantação no município.
Nascido com o objetivo de apoiar o desenvolvimento emocional, cognitivo e social de crianças, jovens, adultos e idosos da região da APA de Pouso Alto, que inclui as cidades de São João d’Aliança, Colinas do Sul, Cavalcante, Teresina de Goiás e Nova Roma e Alto Paraíso, criado pelo Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, da Secretaria Estadual da Educação (SEDUCE), O IPEARTES tem, segundo seus coordenadores, o objetivo de promover uma educação transformadora, fundamentada na arte-educação e tecnologias sustentáveis, buscando alcançar a formação do ser humano em sua plenitude. Para isso, busca ser referência em educação integral, de maneira a potencializar o desenvolvimento das pessoas, considerando as dimensões cognitiva, física, afetiva e seus processos socioculturais.
Para experimentar a proposta, foi escolhido como escola-piloto o Educandário Humberto de Campos (EHC), localizado na Cidade da Fraternidade. Trata-se de uma escola situada na zona rural, atendendo a três grandes assentamentos de trabalhadores rurais, incluindo o Assentamento Silvio Rodrigues.
Na apresentação em PowerPoint aos vereadores, na Tribuna Livre da Câmara, se destacou as atividades de danças, como a zumba, coordenadas pela professora Maria Helena. Os depoimentos das alunas mostrou ser importante a atividade no cotidiano de cada uma e levou muita emoção ao ambiente legislativo.
Por aproximadamente uma hora a equipe do IPEARTES pode mostrar seu trabalho, encerrando com pedido de apoio dos vereadores as atividades e aos trabalhadores no Projeto.
O presidente da mesa diretora, vereador Tito, se disse feliz com a participação da equipe do IPEARTES na Tribuna Livre, buscando uma aproximação com os vereadores que são os escolhidos pelo povo para o representar “Essa interação com a nossa comunidade é muito importantes, professor Estevão. Sou muito sincero em meus posicionamentos e posso afirmar que nós, os vereadores, somos trabalhadores e apoiadores de tudo que possa gerar benefícios e melhorias para nossa população. Acho que ainda falta um maior conhecimento dos caminhos internos desse projeto, e para isso convido o senhor e sua equipe para que venha nos visitar, para que possamos conversar e, com isso, compreendermos melhor o que é o IPEARTES. O que nos foi mostrado aqui realmente são ações encantadoras, mas nos falta, assim como para a maioria dos membros de nossa comunidade, uma maior conhecimento de tudo isso. Vimos a grandeza do projeto, mas precisamos entender as entranhas de seu funcionamento para podermos compartilharmos isso com nossa comunidade. Conte com nosso apoio em tudo que for no caminho do melhor servir nosso povo e nossa região”, encerrou o presidente.