SEMÁFORO VERMELHO – Goiânia implanta conversão à direita para melhorar fluidez no trânsito.

Primeiros cruzamentos com nova regra começam a operar a partir da terça-feira (14/1); expectativa é reduzir congestionamentos e melhorar segurança viária.

Roberto Naborfazan**

A Prefeitura de Goiânia iniciou a implementação da conversão à direita em cruzamentos para melhorar a fluidez do trânsito. A partir desta terça-feira (14/1), motoristas poderão virar à direita mesmo com o semáforo vermelho em quatro cruzamentos: Avenida T-7 com Avenida C-4 (Jardim América), Avenida Pires Fernandes com Avenida Tocantins (Setor Aeroporto), Avenida Independência com Rua do Contorno (Centro) e Avenida 3ª Radial com Rua 1.015 (Setor Pedro Ludovico).

Essa medida, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 14.071/20), exige sinalização específica para garantir segurança aos pedestres e motoristas. A SET (Secretaria de Engenharia de Trânsito) conduziu estudos para selecionar os 15 cruzamentos que receberão a mudança, destacando benefícios como a redução do tempo de viagem e a diminuição do consumo de combustível e emissões de poluentes. Veja lista abaixo.

“Nos cruzamentos onde a conversão à direita é permitida, a preferência é do pedestre. Por isso, é necessário que os motoristas reduzam a velocidade durante a conversão para evitar acidentes. Além disso, é importante se atentar aos sinais luminosos, não obstruir ou impedir a passagem do trânsito transversal e se atentar para a travessia de ciclistas”, pontua o titular da Secretaria de Engenharia de Trânsito, Tarcísio de Abreu.

Nos primeiros 30 dias, equipes da SET estarão presentes nos locais para orientar motoristas e pedestres. O prefeito Sandro Mabel reforça o compromisso de sinalizar adequadamente os pontos e realizar campanhas educativas para conscientização. O objetivo é criar um trânsito mais eficiente e seguro, acompanhando o crescimento da cidade.

É necessário que os motoristas reduzam a velocidade durante a conversão para evitar acidentes, não obstruir ou impedir a passagem do trânsito transversal e se atentar para a travessia de pedestres e ciclistas. FOTO: Detran DF.

“Na Nova Mobilidade, estamos estudando os cruzamentos mais adequados a esse tipo de conversão livre à direita, sem perder o foco na segurança dos pedestres, mas ao mesmo tempo reduzindo o tempo parado de forma desnecessária para os veículos no trânsito. Essa ação reflete a necessidade de evolução de consciência de uma cidade em crescimento, como Goiânia, promovendo um trânsito mais organizado e seguro para todos”, explica o prefeito Sandro Mabel.

A conversão à direita já foi implantada nos cruzamentos da Avenida Anhanguera com a Raposo Tavares, no Bairro Capuava; Avenida Perimetral com a Avenida Noroeste, no Jardim Nova Esperança; e na Avenida Goiás Norte com a Avenida Oeste, no Setor Norte Ferroviário.

Pontos mapeados pela SET:

Avenida T-7 com a Avenida C-4

Avenida Pires Fernandes com Avenida Tocantins

Avenida Independência com a Rua do Contorno

Avenida 3ª Radial com a Rua 1.015

Avenida Milão com a Rua das Orquídeas

Avenida T-9 com a Rua Flemington

Avenida T-9 com Avenida Afonso Pena

Avenida Rio Verde com Avenida Antônio Fidelis

Avenida T-4 com Avenida Rui Barbosa

Praça Santos com Avenida C-206

Avenida Independência com Rua 6-A

Avenida Portugal com Avenida T-8

Avenida Marechal Rondon com Avenida Rio Branco

Rua do Chumbo com Rua Cariri

Avenida Dom Emanuel com Rua do Cristal

Além da conversão à direita, a prefeitura já iniciou outras intervenções como o Programa de Desobstrução de Vias Arteriais e a permissão para motociclistas circularem em corredores de ônibus, ações que fazem parte do Novo Plano de Mobilidade de Goiânia.

***Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Quer receber todas as nossas publicações com exclusividade? Faça parte do nosso grupo de leitores no WhattsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/IfZL4dQkjrS6m9NXLNmty

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *