Sem Censur@
“Vejo uma cadeira vazia. É tão recente a sua partida que às vezes imaginamos o vê-lo aqui presente.
A morte o arrebatou do areópago da Justiça.
Ele se foi, mas a justiça permanece.
A morte nos traz um sentimento de igualdade. Não somos tão maiores que os outros, como pensamos ser.
Ela chega rapidamente e não pergunta o momento, nem quem.
De uma hora para outra, quem julgava vai ser julgado, à barra do Supremo Tribunal, o Verdadeiro.
Quem julgou sem piedade, vai ser julgado sem indulgência.
Eu não conheço duas grandezas tão próximas como a justiça e a morte. Ambas tristes e necessárias, ambas amargas e salvadoras, ambas suaves e terríveis.
São duas fatalidades inevitáveis que acertam contas com a baixeza do homem e da sociedade, com a ambição, com a crueldade, com as parcialidades, com o arbítrio, com os interesses, com as traições dos intérpretes da lei, sacerdotes infiéis do direito.
O tirano que denega a justiça, o demagogo que pede a iniquidade, os juízes que deixam cair na sentença um sentimento ímpio, não pressentem quantas inalações do ar os separam da terra que há de sepultá-los.
Alguns dirão que nada acontecerá na outra vida. Não importa, acontecerá nessa mesma. As gerações presente e futura saberão, desfrutando dos ventos da liberdade, ou das agonias da ruína.
A política, com seus sofismas, transações, espantalhos, perseguições, negociações, dissipar-se-á como a cerração dos maus dias, mas vossa sentença perdurará, sendo fonte de energia ou de cativeiro para muitas gerações, coroando ou envergonhando vossa descedência.” (RUI BARBOSA, na defesa de um habeas-corpus no Supremo Tribunal Federal, no ano de 1893, em favor do Almirante Wandenkolk, ao chegar no STF para a sustentação oral do habeas, viu uma cadeira que encontrava-se vazia; o ministro que a ocupara tinha morrido há poucos dias. Esse ministro havia, anteriormente, numa demanda justa, votado contra Rui Barbosa, movido por interesses que não os da justiça, interesses políticos.)
Acompanhei o prefeito de Alto Paraíso, Álan Barbosa, até a Secretaria Extraordinária de Articulação Política, comandada por Sérgio Cardoso. Gentileza no atendimento, pontualidade nos retornos posteriores, dez para a equipe do secretário. Reencontrei por lá a sempre alto astral Kênia Godoy, compondo a assessoria. Kênia e Greyce-elle dão belo visual à nossa coluna nesta edição.
Uma luta que se arrasta há décadas parece estar próxima de ter um final feliz. Moradores do Assentamento Gameleira (antigo Pecuária), aguardam apenas posicionamento do procurador geral do estado, Ronald Bicas, para receber o titulo de proprietários de suas glebas. Uma das principais lideranças da comunidade, Gernita Beltrão, explica que, sem a titularização, os assentados não podem buscar recursos junto aos bancos, por exemplo, para alavancar suas ações como produtores familiares.
Gernita esteve com o deputado estadual Iso Moreira (foto) e recebeu seu compromisso de total apoio na solução do caso o mais breve possível, “ Dr. Ronald Bicas é um brilhante profissional e um ser humano de grande sensibilidade, tenho certeza que ao tomar ciência das necessidades dessas famílias fará tudo o que estiver ao alcance da lei para auxilia-las” comentou o deputado.
Osvaldo “Tititi” Guimarães, meu amigo há 28 anos, voltou para a pátria espiritual. Em sua última semana de existência terrena nos encontramos pela última vez. Foi mais de uma hora fazendo o que sempre fazíamos quando nos encontrávamos, contar piadas. Já combalido pela fase terminal, fechava os olhos, e eu pensava que Osvaldo tinha dormido, que nada, estava buscando energia para contar outra. O encontrei sentado e sem forças para andar, quando sai o deixei em pé, na cozinha, pedindo sua amada esposa Liduina para apressar o almoço. A terapia do sorriso mais uma vez nos fortalecera. Até breve, amigo fraterno.
Apesar do golpe recebido do bandido, travestido de cerimonialista, Hélio Lacerda, que fugiu com o dinheiro sem prestar o serviço, Leticia Evangelista e Júnior se cassaram em comovente cerimonia na Igreja Nossa Senhora Auxilio dos Cristãos no dia 21 de Janeiro.
Parentes e amigos prestigiaram os noivos na igreja e depois foram recepcionados em aconchegante jantar em um clube social na região sudoeste da capital, onde o casal recebeu cumprimentos.
Leticia faz parte da geração de mulheres guerreiras, que não se abatem facilmente e vão à luta em busca de seus objetivos. O malandro Hélio Lacerda que se cuide, porque ela já colocou a policia em seu encalço; E Júnior, gente finíssima, respalda as ações de sua cara metade. Felicidades.
S O S GO-118
Estão usando as crateras que tomaram conta da GO 118 (foto) para prejudicar prefeitos dos municípios que margeiam a rodovia. Pessoas mal intencionadas alardeiam fuxicos pelas esquinas afirmando que a responsabilidade é dos administradores municipais.
Para que o debate fosse aberto e transparente, a Secretaria de Turismo de Alto Paraíso, um dos municípios onde a praga da fofoca se espalha, criou o grupo S O S Rodovia GO 118. Através do facebook, um dos meios mais rápidos para divulgar informações na atualidade, foi criado um canal interativo para que as pessoas possam manifestar suas opiniões. https://www.facebook.com/groups/173457222762537/ este é o endereço para quem realmente deseja debater o caos na GO 118. Acesse e opine, assim as autoridades conhecerão a verdadeira face do problema que afasta os turistas da Chapada dos Veadeiros.
Em tempo; a responsabilidade sobre a GO 118, até que se concretize o projeto de transforma-la em BR-010, é da Agetop e não dos municípios.
A sempre bela jornalista goiana Lilia Teles ficou quatro dias em Alto Paraíso, no inicio de janeiro, preparando a reportagem que foi ao ar na sexta-feira,10, no Globo Repórter. O tema da reportagem é polêmico e tem a ver com a grande inundação que, segundo crença de muitos, fará uma renovação no planeta terra no fim de 2012. Lilia foi ciceroneada pelo sempre folclórico e competente radialista/corretor de imóveis, Nilton Kalunga.
Tombada como Patrimônio Mundial do Brasil, em 2001, pela Unesco, a Chapada dos Veadeiros é o ponto de maior altitude no planalto central. Possui altitudes que variam de 600 a 1650 m e é considerada por muitos como um lugar místico, destinado a sobreviver ao grande cataclismo.
Segundo Nilton Kalunga, é grande o número de brasileiros e estrangeiros de toda parte do mundo que buscam adquirir terrenos na região.
O meia Higor, do Fluminense, foi muito elogiado pelo coordenador das divisões de base da Seleção Brasileira, Ney Franco, que esteve presente no Pacaembu, em São Paulo (SP), para assistir a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, conquistada pela garotada do Corinthians. Ao ser perguntado em entrevista à ESPN Brasil sobre quais jogadores do Corinthians haviam chamado atenção, Ney aproveitou o questionamento para citar o atleta tricolor, o qual classificou como “um jogador interessante”.
O coordenador observava atletas nascidos nos anos de 1993 e 1994 para uma possível convocação para o Sul-Americano da Argentina e para o Mundial da Turquia, que serão realizados em 2013.
A imprensa esportiva de Goiás costuma dar destaque para um “monte” de pernas de pau que aparecem por aqui, mas ignoram um talento promissor como o meia Higor. Aposto que vários dos “sabe tudo” do meio esportivo goiano desconhecem que Higor é natural de Campos Belos de Goiás, município do nordeste goiano, é filho da descobridora de talentos Zildinha e do ex-craque amador Carlos Alberto (Carlinhos). Mas quando souberam que o meia é primo de um dos atletas mais famosos do mundo, o craque Kaká do Real Madrid, vão notar que a habilidade está no DNA e talvez lhe deem mais atenção.
Higor deu seus primeiros passos na Escolinha Novos Talentos, fundada no inicio de 2001. A Escolinha Novos Talentos é uma ONG sediada em Campos Belos, na qual se desenvolve um projeto educativo e social com crianças e jovens com a finalidade de descobrir (revelar) talentos e de colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção da saúde, assegurar o exercício da cidadania e formar campeões, principalmente para a vida. Zilda e Carlinhos mostram estar no caminho certo, Higor é prova disso.
O músico Jesse James, mais conhecido como Esquerdinha, e Linda, sua esposa, estão sempre preparados para uma boa rodada de viola. No inicio de janeiro, Linda comemorou mais um ano de vida. A festa, como aconteceu no aniversário de Esquerdinha, rolou no Mangueirinhas Chopp, no Jardim Planalto, que ficou lotado de amigos que os foram prestigiar. Na foto, Timboka, proprietário do estabelecimento, Wilson Garcês, Linda, Esquerdinha, Hélio e Sonia.
IPASGO, Nova lei
A nova lei que rege o Instituto de Assistência do Servidor Público de Goiás (Ipasgo) passa a vigorar no dia 01 de fevereiro. Com mudanças em sua estrutura, a nova regulamentação define como grupo familiar cônjuge e filhos menores de idade ou que estejam cursando a faculdade, até os 23 anos. São considerados agregados netos solteiros e filhos maiores de idade que não estejam na faculdade.
O servidor que não tem dependente pode recolher pela mesma tabela do agregado, que apresenta valor menor. Os prazos de carência também foram restabelecidos: 24 horas para urgência, 60 dias para consulta simples, 90 dias para procedimentos ambulatoriais e 180 dias para internações. Doenças pré-existentes e congênitas apresentam carência de 24 meses. A nova lei será aplicada aos novos inscritos. Os usuários anteriores a ela mantêm seus planos inalterados. Podem ingressar no Ipasgo servidores dos três poderes: Executivo, Judiciário e Legislativo