Sem Censur@

Antes de me despedir, deixo ao sambista mais novo o meu pedido final. Não deixe o samba morrer, não deixe o samba acabar, o morro foi feito de samba de samba para gente sambar…”.  Versos de Edson Gomes da Conceição e Aloísio Silva, imortalizados por gente como Jair Rodrigues e Alcione.


dezinho romilda (5)Nos anos 80, tínhamos um grupo animado em Campos Belos. Formamos uma comissão, denominada Nova Era, e com ela promovemos vários carnavais de rua e de salão. No carnaval de rua, agitávamos a cidade e o balneário do rio Bezerra com batucadas homéricas, cantávamos os sambas de enredo do ano e antigos e lançamos o sambanejo, que mais tarde se espalhou pelo Brasil. Mais tarde fundamos o Renascença F C, que além do futebol, promovia grandes festas, entre elas o carnaval de salão no antigo Clube da cidade, um galpão já demolido, que ficava onde hoje é uma quadra poliesportiva atrás do hotel Serra Verde. A turma era grande e disposta, além de batuqueiros, nos transformávamos em garçons, cozinheiros, porteiros e todas as funções que permitissem fazermos uma grande festa. Um dos personagens de destaque em todas as ocasiões era Luiz Félix Fernandes, regionalmente conhecido como Luiz Paçoca, sanfoneiro e cantador que quebrava o pé de coco em quanto havia festa. No mês de julho último fizemos uma reunião com pequena parte daquele pessoal no Bar do Peixe, de meu amigo Francino (Chico), no Centro Olímpico.

Valtinho e Mara Rúbia, Sérgio Mamão e  Maria Alice, Geovan, João Beltrão, Noemir e eu, nos unimos a nova geração, filhos e agregados, para rememorarmos velhos sambas e os velhos tempos. A coisa foi tão boa e animada que já ficou agendado o 2º encontro dos batuqueiros da velha guarda para o próximo ano e germinou-se a ideia de um bloco carnavalesco.

foto2Estive, no mesmo dia, com meu amigo João Beltrão, visitando o velho Luiz Paçoca, que aos 85 anos, como ele diz, ainda come muita carne de vaca dos outros e só não usa o Viagra porque Compadre Fulano (cita o nome de um patriarca de tradicional família) morreu porque tomou.

Muitas risadas e boas lembranças. Luiz se lembrou de uma batucada organizada por uma turma neo petista daquela época, para acompanhar a apuração no segundo turno entre Collor e Lula. Quando começou a apuração, conta Luiz Paçoca, Lula disparado na frente e todo mundo batucando, subiram a rua do comércio gritando Lula lá, brilha uma estrela e aquela coisa toda, quando chegaram na churrascaria Mangueira, Collor tinha virado e ganho a eleição. A turma petista debandou, e Luiz, se acabando de rir, disse que foi uma trabalho danado para juntar todos os instrumentos largados sobre as mesas.
Meu Campos Belos querido, são estes verdadeiros amigos e as milhares de boas lembranças que me prendem a você, sou grato a Deus por isto.


ExpoBelos 2015

expobelos (41)
Os organizadores da exposição agropecuária de Campos Belos neste ano merecem aplausos. Bons shows, com destaque para a dupla Rio Negro e Solimões, Cia de rodeio bem estruturada e a grande novidade, um helicóptero para voos panorâmicos diurnos e noturnos. Velhos problemas persistem, como a ampliação dos banheiros masculinos e femininos e a falta de lixeiras, mas nada que tirasse o brilho da festa.
O volume de negócios, quase 3 milhões, mostra a força do agronegócio na região. Expositores e o público em geral elogiaram a festa comandada por José Luiz e Hélio Cruz, presidente e vice, respectivamente, do Sindicato Rural de Campos Belos.


Júnior Tana

dezinho romilda (47)

Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros, nordeste goiano, é o recanto que muitas celebridades, e também gente comum, escolheu para viver. Artistas, filósofos, intelectuais, jornalistas, ambientalistas, enfim, um lugar onde uma diversidade de pessoas com nacionalidade e cultura diferente se harmonizam.v

Meu amigo Júnior Tana é uma dessas pessoas. Artista com currículo invejável e musicalidade impar, teve seu profissionalismo reconhecido, sendo nomeado secretário de cultura do município. O Setor teve novo e grande impulso depois que Tana assumiu. Um cara do bem, que merece nosso respeito. Salve, Júnior Tana!!

 

 


Se não Roubar, o Dinheiro dá

dezinho romilda (16)
Esta frase foi estampada pelas ruas e avenidas de Campos Belos no inicio do mandato do perfeito Ninha, que enfrenta agora uma CPI na Câmara de vereadores por indicio de fraudes em licitações envolvendo a empresa P H Miranda, de um seu parente. Pelo jeito, o dinheiro não está sobrando nem para a higiene da prefeitura, o prédio está um lixo foto). A comissão será presidida pelo vereador Nego da Patrol, com Márcio Valente como relator e Denilson Teixeira como membro.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *