SEGURANÇÇA PÚBLICA – 14ª CIPM promove Fórum Cidadão
Roberto Naborfazan
Com a presença de representantes dos poderes executivo, legislativo, judiciário e lideranças religiosas, membros do conselho de segurança do município (CONSEG), do projeto Fórum Cidadão, do projeto Resgatar, do Sindicado Rural e outras lideranças comunitárias do município, aconteceu na terça-feira, 14 de março, a primeira reunião do Fórum Cidadão, visando debater a segurança pública regional e a integração dos trabalhos no projeto de transformação de Alto Paraíso em referencia de sustentabilidade para o Brasil e o mundo.
O comandante da 14ª CIPM, Major Cardoso, anfitrião do evento, apresentou aos representantes dos setores organizados da sociedade o direcionamento do programa Polícia Comunitária, com destaque para o Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, Policiamento Setorizado, Polícia Mirim, Vizinhança Solidária, Comércio Seguro e a aplicação da Rede de Apoio a Segurança – RAS, destacando que alguns desses programas já estão em andamento no município. Foram debatidos vários outros assuntos relacionados a segurança da região e também a implantação de programas do governo estadual no município.
Os participantes do Fórum Cidadão se mostraram interessados em colaborar e se integrar aos programas, assumindo suas atribuições e responsabilidades como atores da sociedade organizada.
Entre outras definições dentro do Fórum, acertou-se que será formada uma comissão para que, nos próximos dias, seja deliberado sobre a formação da Rede de Apoio a Segurança (RAS), visando sua implantação ainda neste mês de março.
Entre os vários discursos, muitos participantes enalteceram o trabalho que está sendo implantado pelos governos do estado e do município, e também a forma diferenciada e atuante de agir da Polícia Militar em Alto Paraíso.
“Agradeço a presença de todos os senhores e senhoras neste evento. A participação de lideranças da sociedade organizada e dos membros dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário fortalece a integração e motiva a comunidade a nos auxiliar em ações proativas, que aumentem a sensação de segurança e tranquilidade para moradores e turistas. Juntos, colocaremos Alto Paraíso como modelo de sustentabilidade e também de segurança pública em Goiás, com reflexo para o Brasil e o mundo.” Frisou o Major Cardoso.