SEGURANÇA NO CAMPO – Polícia Militar retira invasores de terras e autua seus líderes, em São João d’Aliança.

Fazenda Cerrado está sob demanda judicial há quase três décadas, e já foi invadida pelo líder do mesmo grupo, Hugo Daniel Maciel Zaidan, por várias vezes. Forças Policiais agiram com firmeza e desocuparam, mais uma vez, a propriedade.

Roberto Naborfazan.

A Polícia Militar do Estado de Goiás, através dos comandos da 11º CRPM (Comandante – Coronel Alyson), 14ª CIPM (Comandante – Capitão Alexander Jorge Junior), 2º Pel/14°CIPM (Comandante – 1° Tenente Danillo), com o apoio da equipe do CPCHOQUE (Comandante 1º Tenente Moura, representado na operação pelo 2º Tenente Cleomar), 20º CIPM-CPE (Comandante – 2º Tenente Cleomar), Batalhão Rural, comandado pelo 1° Sargento Panissa, e Corpo de Bombeiro Militar, comandado pelo 3º Sargento Lahorgue, concluiu na segunda-feira, 05, a desocupação iniciada no Domingo, 04, da fazenda Cerrado, localizada na zona rural do município de São João d’Aliança, na região da Chapada dos Veadeiros, no nordeste goiano.

Com reforço das equipes especializadas, prontas para agir, a Polícia Militar convenceu os invasores a sairem da fazenda invadida.

No local, foram identificados como organizadores do movimento Hugo Daniel Maciel Zaidan, Florentino Gomes Pereira e Elizene Nunes Pereira, os quais foram conduzidos pela equipe da CPE até o Hospital Municipal Gumercindo Barbosa, em Alto Paraíso de Goiás, para confecção do relatório médico e posteriormente para a Central de Flagrantes da cidade de Formosa-GO, onde foram autuados em flagrante por Usurpação e Esbulho Possessório Consumado ( Art. 161, § 1°, Inc. II do Código Penal Brasileiro), e em seguida apresentados a autoridade competente para prosseguimento das medidas cabíveis ao caso.

Na presença das forças Policiais, invasores desmontam o acampamento e deixam a fazenda.

Segundo levantamento feito pela reportagem do Jornal O VETOR, a Fazenda Cerrado pertence ao espólio de Abib Miguel, ex-diretor da Assembleia Legislativa do Paraná, que teve os bens bloqueados pela justiça do Estado do Paraná, sob acusação de lavagem de dinheiro, tem atualmente como seu fiel depositário Edmilson Andrade Marques, já esteve no centro de diversos embates entre invasores, INCRA, justiça federal e estadual, n’um conflito que já alcança três décadas.

Nesse período, Hugo Zaidan Maciel e seu grupo invadiu essa e outras propriedades na região por diversas vezes, como já mostrou o Jornal O VETOR nas reportagens:

https://ovetor.com.br/conflito-agrario-leva-inseguranca-ao-nordeste-goiano/

https://ovetor.com.br/sem-terras-policia-militar-retira-invasores-de-fazenda-em-sao-joao-dalianca/

Exemplo da insistência do grupo nas invasões, e do desrespeito para com as determinações feitas pela justiça, é que no dia 02 de outubro deste ano, a Polícia Militar foi acionada para realizar uma reintegração de posse na mesma propriedade rural (Fazenda Cerrado) invadida por Hugo Daniel Maciel Zaidan e seu grupo, tendo, após esse fato, sido lavrada uma decisão judicial na qual ficou determinado que, se esses indivíduos voltassem a praticar o mesmo delito na fazenda CERRADO, iriam cometer o crime de desobediência.

Momento em que Hugo Daniel Maciel Zaidan, Florentino Gomes Pereira e Elizene Nunes Pereira são levados para a Central de Flagrantes. Eles foram autuados em flagrante por Usurpação e Esbulho Possessório Consumado.

Contudo, mesmo diante da decisão, os mesmo invasores retornaram ao local no último domingo, dia 04, pela segunda vez, violando não somente a propriedade, como também a decisão judicial.

A reportagem do Jornal O VETOR não conseguiu contato com as defesas Hugo Daniel Maciel Zaidan, Florentino Gomes Pereira e Elizene Nunes Pereira, para que pudessem se posicionar sobre o caso.

No entanto, uma fonte nos informou que Hugo Zaidan foi visto, já em liberdade, circulando pelas ruas da cidade e Alto Paraíso de Goiás.

Capitão Alexsander Jorge Junior e o 1º Tenente Danillo na fazenda Cerrado já desocupada.

Segundo o Comandante da 14ª CIPM (São João d’Aliança/Alto Paraíso de Goiás), Capitão Alexsander Jorge Junior, a Polícia Militar estará atenta e sempre que houver esse tipo de invasão, os responsáveis serão reprimidos. “Não vamos deixar invasores retornar a essas práticas criminosas em nossa região. Vamos agir com o vigor da lei todas as vezes.” Disse, com firmeza, o Comandante.

Share

Um comentário em “SEGURANÇA NO CAMPO – Polícia Militar retira invasores de terras e autua seus líderes, em São João d’Aliança.

  • 6 de dezembro de 2022 em 22:09
    Permalink

    Oo mesmo invadiu parte das terras próximo a cachoeira do couros e chegando até fazer ameaças aos guias,por estar cobrando indevido ingresso de entrada na cachoeira e sem contar q usavam crianças pra abordar os turistas pra pedir dinheiro…

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *