SEGURANÇA NAS ESTRADAS – Detran volta a multar motoristas profissionais sem exame toxicológico em dia a partir de 1º de maio

A medida é extremamente necessária. Uma reportagem veiculada em maio de 2017 mostra um motorista que foi preso, suspeito por estar dirigindo sob o efeito de substâncias proibidas. Ele causou um acidente na BR-101 e por pouco não provocou uma tragédia. VÍDEO

DA REDAÇÃO

A cobrança de multa para motoristas sem o exame toxicológico estava suspensa 2022, mas o seu Adilson Martins nunca deixou de fazer. Ele mora no interior de São Paulo e, com o exame vencido, voltou ao laboratório.

“Até porque ser de categoria específica implica em você conduzir veículos de maior porte e que necessitam mais segurança. No trânsito, eu entendo que é uma conjunção das condições do veículo, da condição da estrada e, principalmente, do condutor”, diz Adilson, que é consultor de energia.

“Se esse condutor não tiver em condições físicas, seja por alcoolismo, seja por cansaço ou mesmo por droga, como é o caso, ele vai estar colocando em risco todas as pessoas que estão transitando ali”, completa.

Em redes sociais, algumas pessoas criticam a volta da cobrança da multa e levam o assunto para a ideologia política. No entanto, a medida é extremamente necessária por casos como esse mostrado por uma reportagemm do Prrograma Balanço Gera, em maio de 2017, quando um motorista foi preso, suspeito por estar dirigindo sob o efeito de substâncias proibidas. Ele causou um acidente na BR-101 e por pouco não provocou uma tragédia. Esse, infelizmente, não é um caso isolado pelas estradas brasileiras. Assista>

O teste toxicológico pode detectar substâncias consumidas há mais de 90 dias. O vice-presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Ricardo Hegele, explica que as drogas agem de duas formas no corpo.

“As estimulantes, como a cocaína e as anfetaminas, estão associadas a um excesso de velocidade. Ou seja, faz o motorista dirigir de forma agressiva”, diz Ricardo.

“É diferente na questão do uso de substâncias psicoativas, que são depressoras do sistema nervoso central, como a maconha e o álcool. Essas drogas aumentam o tempo de reação, prejudicando, a questão de atenção e a coordenação dele”, completa o especialista.

O exame toxicológico é obrigatório desde 2016 para motoristas das categorias C, D e E. A cobrança da multa ficou suspensa nos últimos anos.

No entanto, a partir do dia 1º de maio, os motoristas das categorias C, D e E que não estiverem com o exame em dia vão ser multados em quase R$ 1.500 — a infração é considerada gravíssima e o condutor ainda recebe sete pontos na carteira de habilitação.

O exame toxicológico é obrigatório desde 2016 para motoristas das categorias C, D e E. A cobrança da multa ficou suspensa nos últimos anos, ma volta a valer a partir de 1º de maio.

Em uma rede de laboratórios visitada pela reportagem, a demanda pelo teste subiu 36% em abril, na comparação com o março. Todos os dias chegam milhares de exames de todas as partes do Brasil.

“Coleta-se duas porções de amostra, tanto de cabelo, quanto de pelo. Uma amostra é destinada para prova e outra para contraprova. Nessa análise, então, a gente avalia as drogas exigidas pela legislação”, diz Andressa Benedetti Martins, farmacêutica bioquímica coordenadora e responsável técnica pela toxicologia do laboratório.

O exame precisa ser feito a cada dois anos e meio em laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

O motorista Silvanio Pereira de Souza trabalha com um caminhão-guincho recolhendo veículos que se envolveram em acidentes e sabe da importância de manter o toxicológico em dia. “Não adianta ter pressa para chegar, o importante é chegar. E não adianta colocar alguma coisa a mais na veia que não vai resolver nada”, diz ele.

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