SAÚDE – Prefeitura entrega UBS reformada e ampliada para a comunidade.

Mesmo com treze meses sem receber do Estado os repasses da saúde, prefeito de Alto Paraíso de Goiás, Martinho Mendes, e sua equipe, entregam para a comunidade a Unidade Básica de Saúde 01 doutora Zânia Vilela, totalmente reformada e ampliada.

Roberto Naborfazan

Reformada e ampliada UBS 01 ampliará o atendimento da saúde básica as pessoas que moram em setores como Paraísinho, Eldorado, Estância Alto Paraíso e outros.

A prefeitura do município de Alto Paraíso de Goiás entregou para a comunidade local, na manhã desta sexta-feira, 07, a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde 01 doutora Zânia Vilela, no centro velho da cidade.

A obra de ampliação foi realizada com recursos do Programa Requalifica UBS, do Ministério da Saúde, e a obra de reforma da antiga sede, como contrapartida, com recursos do município.

Com atividades paralisadas por vários anos, devido a precariedade do prédio, os procedimentos da UBS 01 foram transferidos, provisoriamente, para o anexo ao lado do hospital municipal Gumercindo Barbosa, que abriga também o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).

Desde então, questões burocráticas relacionadas a projetos e a falta de repasse de recursos retardaram a entrega desse importante benefício a população.

Secretário de administração e finanças, Leonardo Macedo “São recursos que saem do cofre do município, se transformando em obras como retorno dos tributos pagos pelos nossos cidadãos. “

Segundo o secretário de administração e finanças do município, Leonardo Macedo, a determinação do prefeito Martinho Mendes foi, desde o inicio da gestão, que se realizasse os ajustes necessários para que a prefeitura desse a contrapartida financeira necessária para a conclusão dessa obra.

“São recursos que saem do cofre do município se transformando em obras como retorno dos tributos pagos pelos nossos cidadãos. As demandas da área financeira são infinitas, mas procuramos priorizar aquelas que beneficiam e geram segurança imediata para a comunidade. Essa obra é uma dessas ações e estamos muito felizes em podermos contribuir para sua concretização”, relata o secretário Leonardo Macedo.

O retorno das atividades da UBS 01 para sua sede original vem ao encontro do trabalho realizado pela equipe que coordena os trabalhos de revisão do Plano Diretor do município, que detectou a necessidade de melhor apoio na área da saúde as pessoas que moram em setores como Paraísinho, Eldorado, Estância Alto Paraíso e outros.

Construída no final dos anos 1970, no governo de Irapuan Costa Júnior, a UBS 1 foi agora reformada e ampliada.

Construída no final dos anos 1970, no governo de Irapuan Costa Júnior, a unidade era conhecida como Posto da OSEGO (Organização de Saúde do Estado de Goiás), sendo o único meio de acesso aos cuidados médicos do município naquela época.

Por volta de 1983 a unidade ganhou um corpo médico, com enfermeiras (os) sendo contratadas através de concurso público municipal. Entre essas enfermeiras estava Aldeny Saraiva dos Santos Mendonça, a Dada, que até hoje presta serviço a saúde no município.

“Fico emocionada ao ver como está lindo e confortável nosso posto de saúde. No inicio era tão pequenino e hoje está ampliado e reformado. Valeu o tempo de espera para essa construção. Parabéns a todos os envolvidos nesse trabalho” disse a veterana servidora.

A Unidade de Saúde Básica 01 doutora Zânia Vilela retoma suas atividades no seu endereço de origem com a mesma equipe que atualmente trabalha no endereço provisório, ou seja, não existem novas contratações pelo município.

Martinho Mendes, Genilda Cabral, Andréia Abbes, Maria Salete e Breno Miranda

Atuará na UBS 01 a equipe formada por um médico (programa Mais Médicos), uma enfermeira padrão, quatro agentes de saúde, dois dentistas, um técnico assistente em higiene dentário, uma auxiliar de consultório dentário, uma técnica de enfermagem e uma recepcionista.

O médico atenderá sempre, conforme legislação, de terça-feira a sexta-feira, em dois turnos.

O prédio abrigará também o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), que permanecerá com uma assistente social, um médico psicólogo, uma médica psiquiatra, uma médica fisioterapeuta e uma secretária.

Após a reforma e ampliação a UBS 01 passou a contar com consultórios médicos, sala de vacinas, sala de curativos, triagem, espaço odontológico, espaço pediátrico para pré-natal e crescimento e desenvolvimento dos bebês, cozinha, sala de expurgo, espaço para o NASF, dois banheiros femininos e dois banheiros masculinos, além de amplo estacionamento para servidores e pacientes.

Presente ao evento de inauguração, Maria Salete Batista, coordenadora estadual do Humaniza SUS e representante do secretário estadual de saúde, Ismael Alexandrino Júnior, apontou a dedicação dos trabalhadores da área da saúde em alto Paraíso de Goiás, sempre respaldados pelo empenho da secretária Genilda Cabral e do prefeito Martinho Mendes.

“Alto Paraíso de Goiás tem o privilégio de ter gente tão interessada em buscar melhorias no atendimento aos seus cidadãos na área da saúde. Vejo agora a implementação do Núcleo de Praticas Integrativas e complementares em Saúde no município, o que a gente não encontra em outras localidades do estado. Senhor prefeito e secretários de saúde aqui presentes, quando os senhores investem em saúde básica, promovendo a prevenção dos agravos, torna-se muito mais barato. Por exemplo, quanto custa hoje uma cirurgia de um pé diabético? Dentro de um centro cirúrgico, em torno de 80 mil reais aos cofres públicos, fora o que vem como consequência, pois o paciente não poderá trabalhar, além de várias outras perdas. Tudo isso pode ser evitado, se nós temos em nosso município, uma atenção básica fortalecida. Quero agradecer a Cleuza, uma pessoa guerreira, que esse tempo todo, mesmo com problemas pessoais, sempre foi dedicada a atenção primária. Agradeço também o carinho com que foi recebida na Câmara de vereadores, que fez uma sessão extraordinária só para que pudéssemos falar de tutoria. Em resumo, diante das dificuldades pelas quais passam o sistema de saúde em todo o Brasil, a população de Alto Paraíso de Goiás está tendo um grupo de pessoas dedicadas conseguindo prestar um atendimento com qualidade, diante do quadro atual. Por isso, já antecipo, que Alto Paraíso de Goiás receberá, no dia 17 de julho próximo, uma oficina com o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS). As melhorias nesta UBS, com reforma e ampliação, é mais um grande passo na valorização da atenção primária ao cidadão desse município. Parabéns ao prefeito e toda sua equipe.” Frisou Maria Salete Batista.

Maiuza Leite com Aldeny “Dadá”, trabalhadora na saúde no município desde 1983.

A secretária municipal de saúde, Genilda Cabral, agradeceu a presença de todos os secretários e pessoas trabalhadoras na saúde, tanto de Alto Paraíso de Goiás, quanto de municípios vizinhos.

“Estou muito feliz por estarmos entregando essa Unidade Básica de Saúde, trazendo-a de volta para o prédio de origem, juntamente com o NASF. A qualidade de nossa prestação de serviços tende a melhorar, em um amplo espaço físico, que dará mais conforto tanto ao cidadão, quanto aos prestadores de serviço, em uma área muito bonita e aconchegante. A unidade estava em um prédio apertado, mas graças a boa vontade de nosso prefeito Martinho Mendes, estamos concluindo e entregando essa importante obra. Agradeço o empenho de toda a equipe de trabalhadores da saúde no nosso município. Estou realmente muito feliz.” Resumiu Genilda Cabral.

O prefeito Martinho Mendes pontuou ações de seu governo, ao mesmo tempo em que apontou as dificuldades em administrar com poucos recursos “administrar com dinheiro em caixa é fácil, agora administrar em meio a uma das maiores crises financeiras já enfrentada pelos municípios brasileiros é para quem tem capacidade e experiência em gestão. São treze meses de atraso de repasse dos recurso do estado para a área da saúde municipal, e mesmo assim continuamos atendendo nossa comunidade. Tem gente que reclama de esperar alguns minutos para ser atendido por um médico em nosso município, mas ignora que lá nos grande centros se espera dias e até semanas para se fazer uma consulta médica. Todos têm televisão e assistem como estão as coisas em outras cidades” destacou Martinho Mendes. Assista abaixo o discurso na íntegra e veja como ficou o interiro do prédio da reformada e ampliada sede da UBS 01.

Martinho Mendes com os vereadores do município.

Acompanhado dos vereadores Canela, Zé Nêgo, Serginho, Pastor Marlony, Claudiomar e João Yuji, o presidente da Câmara, vereador Tito, ressaltou o apoio que o legislativo tem dado a ações que promovem benefícios para a comunidade, como é o caso dessa obra. “Infelizmente os vereadores Fábio Reges e Uedison Garcêz não puderam estar presentes, mas com certeza eles também, assim como nós que aqui estamos, têm todo o carinho e reconhecimento do belo trabalho feito nessa estrutura que o senhor está hoje inaugurando. Isso mostra a responsabilidade que o senhor tem a frente desse governo, não se escondendo atrás das dificuldades, que são grandes e notórias não só em nosso município, mas em todo o estado e em todo o Brasil. Essa ação foi muito elogiada pelos vereadores quando de sua apreciação no legislativo. A estrutura aqui construída faz jus ao passado dessa UBS, que tem a grata satisfação hoje de receber muitas pessoas que fazem parte da história dessa Unidade e de nosso município. Este é um momento especial, pois essa nova estrutura irá agregar ao bom trabalho realizado pela secretária Genilda e por toda sua equipe. Dificuldades existem em todas as áreas da administração, assim como também as enfrentamos na Câmara, mas juntos iremos lutando e as coisas vão dar certo. Contem com nosso trabalho na Câmara em defesa de melhorias para nosso município.” Enfatizou o vereador Tito.

Solenidade de entrega da Unidade Básica de Saúde 1 foi prestigiada por dezenas de pessoas.

Já o secretário municipal de saúde de Formosa, Breno Miranda, citado pelas autoridades presentes como um dos melhores secretários de saúde que já atuou naquele município, pediu que a secretária municipal de saúde de São João d’Aliança e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, Andréia Abbes, usasse a palavra em nome de ambos.

“Pra mim é uma satisfação muito grande ver obra do SUS sendo terminada, porque sei que não é fácil. As pessoas não têm noção do que é nossa luta diária. Nós, gestores,  enfrentamos atraso de pagamento no repasse e nem sempre a comunidade toma conhecimento. O estado está com treze meses de atraso no pagamento de repasses para a saúde aos municípios, que são muito importantes na manutenção de áreas importantes da saúde. Como secretários, somos muitas vezes julgados, com as pessoas apontando que não se faz isso ou aquilo, mas para se concluir uma obra, temos que agir como fiscais e executores, e não é facial. Temos ouvido por todo o estado de Goiás as queixas dos secretários municipais de saúde, porque somos cobrados pelo governo do federal, governo do estado e pela comunidade, mas os repasses de financiamento que recebemos não é suficiente para todas as demandas. Precisamos ter muito jogo de cintura para mantermos a folha de pagamento, os serviços funcionando, para manter medicamentos, e principalmente para mantermos bons profissionais satisfeitos. Sou servidora efetiva da prefeitura de São João d’Aliança há quase dezoito anos e, antes de ser gestora tinha outra visão, mas hoje entendo os sacrifícios que se enfrentam para concluir uma obra desse porte.Muito bem feita, muito bem acabada. A secretária de saúde e o prefeito, estão de parabéns por terem também investido recursos do município nessa obra, que não é da secretária, não é do prefeito, mas é da comunidade, que precisa ajudar a fiscalizar e zelar, porque até uma torneira que fica aberta, uma lâmpada que fica acessa é nosso dinheiro indo embora pelo ralo. Fiscalizem e cuidem porque a comunidade está de parabéns.” Sintetizou Andréia Abbes.

Maria Salete Batista, coordenadora estadual do Humaniza SUS anuncia para o dia 17 de julho próximo, uma oficina com o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) em Alto Paraíso de Goiás.
Coordenadora da UBS 01, Mirian Michele, com todos os servidores da unidade presentes.

Também fizeram uso da palavra o vice-prefeito Marlon Bandeira, a presidente do Instituto Sol, Lara Vieira, a presidente da Associação de Terapeutas, Izamara Meyr, a atendente do SAMU, Nadjane, a enfermeira Aldeny Dadá e a enfermeira coordenadora da UBS 01, Mirian Michele, que reuniu todos os servidores da unidade presentes para agradecimentos e fotos.

Também prestigiou o evento a 1ª dama Maiuza, Leite, Sheyla Francisco, médicos e trabalhadores da saúde no município, ex-secretários de governo municipal, ex-vereadores, lideranças da sociedade organizada e pessoas da comunidade.

A Unidade Básica de Saúde 01 tem seu nome em homenagem a doutora Zânia Vilela, uma farmacêutica bioquímica que trabalhou por muitos anos pela saúde da comunidade de Alto Paraíso de Goiás, sendo responsável pela abertura do primeiro laboratório de análises clínicas do município, além de prestar serviços para o hospital municipal.

Ao se descobrir contaminada pelo câncer, Zânia Vilela retornou para sua cidade natal, Cássia – MG, onde faleceu em 2005.

 

 

 

 

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *