SÃO JOÃO D’ALIANÇA – Sozinho, Policial Militar recupera veículo e prende ladrão.
Ao fugir de uma abordagem pessoal, bandido foi perseguido pelo Capitão P. Júnior, em matagal, por vários minutos, até ser preso, algemado e conduzido a Delegacia de Polícia Civil.
Roberto Naborfazan
No anoitecer terça-feira, 09, o comandante do 2º Pelotão (São João d’Aliança), Capitão P. Júnior, realizava uma ronda em sua área de atuação, quando, na altura do km 138 da GO 118 (BR 010) sentido Alto Paraíso/São João d’Aliança, avistou na margem da rodovia, duas pessoas próximas de um veiculo VW Saveiro, cor prata e de um caminhão cor azul.
O oficial havia acabo de receber um Registro de Atendimento Integrado (RAI), de número 9912268, comunicando o furto com as mesmas características.
Mesmo sozinho, Capitão P. Júnior não titubeou em proceder a abordagem. Ao ver a aproximação do Policial Militar, um dos elementos quis se aproveitar da escuridão e se embrenhou no matagal próximo, mas foi perseguido e preso pelo comandante do 2º Pelotão.
O bandido que, por força de Leis, não pode ter o nome divulgado, confessou o furto do veículo minutos antes, na porta da igreja, em São João d’Aliança. Após algemar o marginal e o colocar no cubículo da viatura, o Capitão P. Júnior solicitou apoio da equipe de serviço (viatura 10613 – Sub-Tenente Edson, Soldado Gomes Rocha) que se deslocou até o local do fato, dando apoio na condução do marginal e do veículo furtado até à delegacia de Polícia Civil de Alto Paraíso, para os procedimentos de praxe.
O condutor do caminhão, que se verificou funcionário de uma conhecida fazenda, afirmou que passava pelo local quando avistou o condutor e o veículo VW Saveiro a margem da pista e parou para dar socorro, sem saber o que estava acontecendo. Ele seguiu até a delegacia e lá atuou como testemunha dos fatos ocorridos, inclusive a abordagem, perseguição e prisão feita pelo Capitão P. Júnior.
O marginal preso disse que após furtar o veículo, se encaminhava para Alto Paraíso de Goiás e municípios vizinhos para realizar furtos de equipamentos de som automotivo. Em seu bolso foi encontrado uma chave conhecida no mundo do crime como Micha, utilizada para abrir e funcionar o veículo furtado.
Após realizar consulta no sistema MPortal, verificou-se que esse meliante possui outras passagens pelas práticas criminais, como furtos de veículos, furtos de celulares, receptação, posse irregular de arma de fogo de uso permitido e posse ou porte irregular de arma de fogo de uso restrito.
Em seguida o marginal foi conduzido até o Hospital Municipal de Alto Paraíso de Goiás, para confecção de relatório médico de praxe, e apresentado em seguida na Delegacia de Polícia Civil do mesmo município para a Lavratura do devido procedimento policial.