SÃO JOÃO D’ALIANÇA – Projeto ELI Ativa, do Sebrae, coloca o município do caminho do empreendedorismo inovador.

Ao se tornar  um dos três municípios brasileiros piloto do projeto Eli Ativa, articulado pelo Sebrae-GO, São João d’Aliança caminha agora para se transformar em um município polo de inovação e empreendedorismo, gerando oportunidades para toda a população.

Roberto Naborfazan**

Com fortes investimentos em áreas básicas como infraestrutura, transportes, educação, saúde e segurança pública, que promovem o crescimento do turismo de aventuras, uma das grandes potencialidades do município, a gestão administrativa de São João d’Aliança dá agora um passo largo rumo ao futuro, ao se tornar um dos três municípios brasileiros piloto do projeto ELI Ativa, articulado pelo Sebrae nacional, que é voltado à inovação e ao desenvolvimento local.

Os municípios de Tijucas/SC e São Lourenço da Mata/PE também serão piloto do projeto.

O ELI Ativa (Ecossistema Local de Inovação) tem como objetivo ativar um sistema de inovação, por meio de entidades que o potencializam, como universidades, sindicatos, escolas, e entidades de apoio, como o Sebrae.

Essas entidades que atuam no município, como os Institutos Federal de Formosa e Campos Belos, Universidade Estadual de Goiás – UEG Câmpus Campos Belos e Formosa, Faculdades privadas, a Prefeitura, por meio de secretarias como as de Educação, Turismo e Cultura, de Desenvolvimento, pela Sala do Empreendedor, empresários, etc, serão condutoras na busca da promoção de se falar mais sobre inovação em municípios menores, como São João d’Aliança.

Débora Domingues com o gerente regional do Sebrae, Cleber Chagas e sua equipe.

O projeto ELI Ativa teve seu lançamento realizado em São João d’Aliança no dia 21 de fevereiro deste ano, com a presença de autoridades locais; representantes do Sebrae; representantes de universidades, escolas, setor produtivo de diversas cidades da região; além de palestrantes renomados, como Mariana da Mata, diretora executiva do Fab Lab Rel, e Edgar Andrade, coordenador da startup Bootcamp.

Na ocasião abriu-se etapas como o mapeamento dos empreendedores locais, a identificação do nível de engajamento na comunidade, a sensibilização dos diversos atores envolvidos, a formação do comitê de ativação, a elaboração do plano de ação e o monitoramento e avaliação dos resultados obtidos, tendo como foco criar um ambiente propício para o surgimento de startups e negócios inovadores; oferecer capacitações e mentorias para empreendedores locais; promover a integração entre os diferentes agentes do ecossistema de inovação; atrair investimentos para o município.

A escolha de São João d’Aliança como cidade-piloto é um marco para o desenvolvimento do Nordeste Goiano. A iniciativa demonstra o potencial da região para se tornar um polo de inovação e empreendedorismo, gerando oportunidades para toda a população.

Na quinta-feira, 11, após os encontros do Eli Ativa,  houve a apresentação dos resultados para a comunidade como um todo.

Pessoas ligadas a entidades públicas e privadas de toda a região que  serão condutoras na busca da promoção de se falar mais sobre inovação em municípios menores, como São João d’Aliança.

Nesse resultado, está contido os três seguimentos que serão focados em São João d’Aliança, que são o turismo, uma das vocações do município, o agronegócio, e a agricultura familiar. Nesses seguimentos, o Sebrae – GO e a prefeitura continuarão atuando, visando sensibilizar a promoção de inovações tanto no sentido privado, quanto no sentido público.

De acordo com Cléber Chagas, gerente da regional do entorno do DF/Nordeste do Sebrae – GO  “O ELI Ativa é um projeto revolucionário, principalmente para a região nordeste de Goiás, porque busca atrair o poder público e a iniciativa privada para que todos trabalhem juntos em prol da inovação.”

A implementação do ELI Ativa em São João d’Aliança, com suporte do Sebrae, que oferece capacitações e soluções em diversas áreas, dá sequência ao caminho aberto pela prefeita Débora Domingues Carvalhêdo Barros ao longo dos quase oitos anos em que está a frente da gestão do município, na busca pelo desenvolvimento socioeconômico, com foco na a inovação e no empreendedorismo, pilares para o desenvolvimento local e regional.

Débora Domingues, que encerra no mês de dezembro próximo seu segundo mandato consecutivo como prefeita de São João d’Aliança, disse, no último dia 11, em sua fala durante o evento em comemoração ao Dia do Prefeito que “Deixarei um legado grandioso, por meio de ações assertivas, determinadas e ousadas, para que assim eu possa ser lembrada como uma mulher guerreira, que está a frente de seu tempo. Que conseguiu conciliar ser mãe, esposa, filha, e transformar o seu município e a vida das pessoas, servindo através da política”.

Essa transformação apontada por Débora Domingues se deve, em grande parte, as excelentes parcerias por ela realizada com o governo do Estado, deputados e senadores.

No 3º Encontro de Primeiras-damas, promovido no dia 3 de abril pela Primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, Débora Domingues falou sobre essas parcerias, e a importância do apoio que o governo do estado tem dado aos municípios do nordeste goiano. Veja o discurso de Débora Domingues no vídeo abaixo.

Quanto ao fato de São João d’Aliança ser um dos três municípios brasileiros a ser piloto do projeto ELI Ativa, Débora Domingues frisou a importância desse tipo de parceria. “O projeto do Sebrae transforma a vida das pessoas. Estou muito feliz pela instituição ter escolhido São João d’Aliança como piloto desse modelo. Estamos felizes e queremos aprender cada vez mais com vocês. O Sebrae Goiás já nos ajuda em nosso município com a Sala do Empreendedor e outros serviços, norteia nossos passos e abre nossa mentalidade. Queremos alçar voos cada vez mais altos”, ressaltou.

*** Com informações da Agência Sebrae de notícias.

Quer receber todas as nossas publicações com exclusividade? Faça parte do nosso grupo de leitores no WhattsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/IfZL4dQkjrS6m9NXLNmty2

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *