SÃO JOÃO d’ALIANÇA – Base aliada tem três nomes para a sucessão de Débora Domingues.
Há pouco menos de um ano para as eleições municipais de 2024, três nomes, dentro da base de apoio da prefeita, estão cotados para a escolha do sucessor(a) da atual gestora. O escolhido(a) será aquele(a) que estiver em melhor posição nos critérios determinados pelo grupo político, no momento da definição.
Roberto Naborfazan
A corrida eleitoral de 2024 já movimenta os bastidores políticos em todos os municípios brasileiros. As articulações e negociações para formação ou convencimentos dos grupos de lideranças políticas por parte dos pré-candidatos fazem parte da caminhada para alcançar a preferencia do principal alvo, o eleitor.
Em São João d’Aliança, município que integra a Chapada dos Veadeiros, na região nordeste de Goiás, a base aliada ao governo da prefeita Debora Domingues Carvalhêdo Barros definiu três nomes para serem analisados dentro dos critérios determinados pelo grupo.
São eles, a atual vice-prefeita, Cleonice Ferreira da Mota Reis, a Tozinha (Cidadania), o vereador Genivan Gonçalves dos Santos (MDB) e o empresário José Roberto Pereira de Aquino, conhecido como Beto da Base Associação, ou Beto da Base.
O escolhido será quem alcançar melhor posição em critérios como aglutinamento do grupo, parceiros com capacidade de auxiliar no financiamento da campanha, preferência do eleitorado detectada por meio de pesquisas, entre outros.
O trabalho realizado pela prefeita Débora Domingues em seus dois mandatos consecutivos é considerado um divisor de águas para o desenvolvimento socioeconômico de São João d’Aliança. Por isso, seu sucessor terá a missão de dar continuidade a esse trabalho, sem deixar retroceder as conquistas da atual gestão em todas as áreas, principalmente educação, saúde, turismo, assistência social, agricultura, infraestrutura e segurança pública.
O Jornal O VETOR conversou com os três nomes colocados a disposição da base aliada da prefeita e traz um resumo do perfil de cada.
Cleonice Tozinha
Cleonice Ferreira da Mota Reis, a Tozinha, é natural de São João d’Aliança. Casada com Carlos Gentil Geraldo dos Santos, é mãe de quatro filhos, Moema, 41, Virgílio, 39, Andréia Fernanda, 37 e Kátia, 30 anos de idade..
Filiada ao partido Cidadania, já tendo passado pelo PSD e pelo PL, está na política há vinte e três anos. Sua primeira candidatura foi nas eleições do ano Dois Mil, quando ficou como primeira suplente. A partir dai foram quatro mandatos consecutivos como vereadora, e, atualmente, é a vice-prefeita do município.
Sobre estar entre os três nomes da base aliada da prefeita Débora Domingues, colocados como pré-candidatos, Tozinha aponta que o grupo tem se reunido, buscado consenso na regras para a definição do nome, para que, logo nos primeiros meses de 2024, o pré-candidato esteja definido e comece a trabalhar, com apoio de todo o grupo, inclusive dos dois outros agora postulantes, o projeto de dar continuidade ao excelente trabalho realizado por Débora Domingues em suas duas gestões.
Tozinha destaca que nunca foi candidata.
“todas as minhas candidaturas foram determinadas pelo povo, que nas pesquisas, sempre me colocam em primeiro lugar. Nunca me candidatei, quem me coloca como candidata é o povo, e não vai ser diferente dessa vez. Nesses vinte e três anos que estou na política, o povo de São João passou a me conhecer e valorizar meu trabalho, minha experiência. Não preciso me apresentar ao povo, porque ele já me conhece”.
No entanto, ressalta a vice-prefeita Tozinha, se o povo escolher outro nome, ela estará junto do grupo para assegurar a eleição do sucessor de Débora Domingues, assim como tem certeza da reciprocidade dos outros nomes se for a escolhida.
Tozinha vê a gestão de Débora Domingues como referência e fator importante para que a população apoie um sucessor que queira dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado “Débora tem caminho aberto para buscar novos e grandes rumos na política de Goiás, porque nós fizemos um trabalho de excelência em São João d’Aliança sob sua liderança. Já fui vereadora com prefeitos de situação e também de oposição, vi a maneira de trabalho de cada um, e posso afirmar que Débora faz realmente uma gestão diferenciada. É uma prefeita que não tem medo de ir em busca de benefícios para a comunidade onde quer que seja. Sempre digo que ela irá seguir seu caminho político, mas um dia ela voltará a ocupar novamente essa cadeira no comando do executivo de nosso município. Por isso a população vai querer um sucessor que tente realizar pelo menos a metade do que Débora fez e faz, porque igual a ela é muito difícil fazer, porque ela fez muito nesses dois mandatos.” Pontua.
Na visão de Cleonice Tozinha, a população optará por um candidato que além de saber ser político, tenha bons parceiros para trazer recursos, porque São João d’Aliança precisa continuar crescendo, e só com os recursos do município não será possível. “É preciso continuar tendo boas parcerias com deputados, senadores, governador e assim por diante.” Diz.
Caso seja a candidata da base, e seja eleita, Tozinha diz que cada um tem seu jeito de administrar, mas que ela quer copiar muita coisa do que a atual prefeita faz. “Não quero ter apenas um foco, quero dar sequencia em muita coisa do que está sendo feito. Precisamos terminar de arrumar nossa cidade, temos muito asfalto ainda para fazer. Sou muito de trabalhar na área social, minha vida inteira foi de trabalho no social. Nosso município é muito grande, com uma zona rural muito extensa, onde os moradores querem, principalmente, estradas e pontes arrumadas. Devemos olhar isso com carinho e atenção para não perder o foco do que está sendo feito hoje. Cuidar da educação e dá saúde são obrigações de qualquer gestor, mas é preciso focar também no cuidado com a cidade, na busca por mais moradias populares, ou seja, não podemos retroceder no desenvolvimento que estamos tendo hoje com a gestão de Débora Domingues.” Ressalta.
Como vereadora por tantos anos, Tozinha diz que aprendeu que vereador não pode ter só uma bandeira. Ela cita que tem vereador que diz – vou defender a saúde, outro diz, vou defender a educação, mas em sua visão, vereador tem que lutar por todas as áreas do município, porque , segundo ela, para a Câmara vão demandas de todas as áreas da gestão, e o vereador tem que se posicionar sobre todas elas. “Por isso minha bandeira é o município e quero ainda fazer muito por ele.” Frisa a vice-prefeita.
“Para administrar, primeira coisa é você ter amor ao seu povo e ao seu município. Além disso, é preciso ter humildade para ouvir a opinião dos outros, porque ninguém governa sozinho. Tenho muita fé em Deus, porque ele é o caminho. Peço sempre a Ele que me dê discernimento para alcançar meus objetivos com êxito. Como política, minha prioridade é o amor que tenho pelo meu povo e por São João d’Aliança, e quando você tem amor, as coisas caminham melhor e conseguimos melhores realizações.” Finaliza Tozinha.
Vereador Genivan
Genivan Gonçalves dos Santos é natural de São João d’Aliança e tem 41 anos de idade. Filiado ao MDB, está em seu primeiro mandato como vereador. Começou a trabalhar muito cedo, como entregador de gás, e hoje é gerente administrativo da mesma empresa, onde está há vinte e dois anos.
Genivan conta que iniciou na vida política incentivado por pessoas como o empresário Lineu Garcia e a prefeita Débora Domingues, entre outros.
“Era para eu ter entrado antes na política, mas não me via como candidato, por ter um pensamento diferenciado da maioria dos políticos, pois penso muito no trabalho em favor do povo e do município. Tenho colocado isso em prática no meu mandato, e hoje posso dizer que tenho orgulho de ser vereador e do trabalho que faço junto as comunidades, atendendo as reivindicações das pessoas e levando até o executivo em busca de soluções. Como já disse, a prefeita Débora foi uma das incentivadoras para que eu entrasse na política, e estar na base de apoio da administração dela, que é um exemplo de gestora a ser seguido, pois São João d’Aliança cresceu e se desenvolveu muito nas gestões dela, então a gente tem que dar seguimento a esse trabalho.” Relata.
Genivan afirma que coloca seu nome a disposição do grupo que forma a base política da prefeita Débora Domingues porque, caso seja o escolhido, e eleito, terá o exemplo dela a ser seguido. “Tudo no início é um pouco mais difícil, até pegar o andar da situação, mas sendo da base, e ela mostrando o caminho inicial que já está bem traçado, o novo gestor não terá que colocar o pé no freio para reorganizar equipe e todo o processo, pois já terá um grupo que sabe como trabalhar, como fazer a máquina andar. Com Débora dando as orientações, no período de transição de governo, dos caminhos nas esferas estadual e federal, e também nas diretrizes municipais, então o desenvolvimento vai continuar e o município não vai parar esperando a reorganização que costuma acontecer nas mudanças de governo”.
Cristão católico, Genivan cita sua fé em Deus para acreditar que algumas pessoas já nasçam predestinadas a cumprir suas missões em favor das pessoas.
Segundo Genivan, a busca pela definição da escolha entre os nomes dele, de Tozinha e do Beto da Associação Base, passa por critérios definidos em algumas reuniões com todo o grupo que respalda a gestão de Débora Domingues, que são vários, mas os principais são; a vontade do povo, que será mostrada por meio de pesquisas; o apoio do consistente grupo que forma a base, e a capacidade de aglutinação de parceiros que estejam dispostos a auxiliar no financiamento da campanha.
Outro fator importante e que é consenso entre os três pretendentes a pré-candidatura a sucessão no executivo municipal é que, o escolhido terá o apoio incondicional dos outros dois, mantendo coeso o grupo como um todo.
“Sou um vereador que está sempre em busca de atender as demandas da comunidade, levando-as ao executivo, aos secretários, na busca por soluções. Estou colocando meu nome para dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito pela prefeita Débora. Caso não seja o meu nome o de consenso para a disputa, darei total apoio ao nome escolhido, assim como, caso seja o meu nome o escolhido, espero ter também o apoio de todos.” Frisa Genivan.
Em união estável há vinte e três anos e casado há dezenove anos com Angélica Parca, com quem tem um filho, Davi Parca Gonçalves, que completará oito anos em janeiro próximo, o vereador Genivan se coloca como um paizão, que quer passar para o filho, e através de seu trabalho, para todas as crianças e adolescentes do município, a importância do estudo e da boa educação.
Sobre a pré-candidatura, Genivan diz que “É a população quem decidirá quem irá para a disputa e também quem ela elegerá. Estou há três anos na política, e ter o meu nome indicado para estar ente os pré-candidatos já é uma grande honra. Tenho vontade e tenho interesse, e vejo que nada é por acaso. São João d’Aliança se desenvolveu muito nos últimos anos e tem que continuar se desenvolvendo, e isso faz com que eu queira ser candidato para dar continuidade nesse trabalho em busca de suprir as necessidades em áreas básicas como saúde, educação e segurança, que são fundamentais para a população ter uma vida com dignidade. Aprendi com meu trabalho, atendendo atrás de um balcão, que não importa a classe social, cor, raça ou credo, todos têm que ser atendidos e respeitados de forma igual. E assim que quero continuar realizando meu trabalho, porque São João não pode parar.” Concluiu o vereador Genivan Gonçalves dos Santos.
Beto da Base Associação, ou Beto da Base
Natural de Várzea da Palma, Minas Gerais, José Roberto Pereira de Aquino, conhecido como Beto da Base Associação, ou Beto da Base, tem quarenta e quatro anos de idade; é formado em administração de empresas, é um grande empresário do município, com experiência administrativa na área do agronegócio, que mora e trabalha por São João d’Aliança desde 1998.
É casado com Luciane Dieter, com quem dois filhos; Enzo Dieter Aquino, 19 anos, e Otto Dieter Aquino, 12 anos.
Já se movimenta há um bom tempo na política São-Joanense, tendo, inclusive, sido candidato a vice-prefeito, quando substituiu seu sogro, Helmut Erico Dieter na chapa encabeçada por Débora Domingues em 2012, na disputa com Atos Ferronato.
Já naquela época, Beto da Base participativa ativamente de um grupo que buscava o desenvolvimento do comércio de São João d’Aliança, tendo feito parte da criação da Associação Comercial, do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) e de ações que pudessem gerar empregos e rendas para a comunidade local.
É criador e presidente da Base Associação, uma entidade sem fins lucrativos, que nasceu em parceria com a antiga Associação José de Anchieta, e que hoje atende aproximadamente cento e cinquenta crianças por meio de práticas esportivas como o Skate, futebol, entre outras, onde, para participar, a criança tem que cumprir alguns requisitos, entre .eles o de estar matriculada, ter boas notas, frequência e ter bom comportamento na escola, e também pertencer a uma família de baixa renda.
Para essas crianças são oferecidos, além de professores qualificados, também o uniforme e os materiais esportivos.
“Vejo essa questão de trabalhar e atender na área social como uma missão, e também como forma de retribuir tudo aquilo que consegui aqui em São João d’Aliança. Quando eu não tinha condições financeiras, eu já fazia e atuava buscando alternativas para realizar ações sociais. Hoje, como estou em melhores condições, procuro dar minha parcela de ajuda para essas crianças, na grande maioria, em situação de vulnerabilidade social.” Relata Beto da Base.
Sob a direção de Beto, e com recursos de suas empresas, está sendo construído um Centro de Treinamento da Basse Associação, com campos de futebol Society e com grama natural, quadras de vôlei e de areia, quadra de futevôlei, piscina, e um prédio onde os alunos terão aulas de pinturas, música, ballet e diversas outras atividades culturais.
Com visão empresarial e comercial, Beto da Base Associação é um grande empreendedor no município de São João d’Aliança, promovendo, através de suas empresas – o Grupo Sementes São João, onde é sócio e diretor administrativo, a Ello Transporte e a Plant Based, a geração de empregos e rendas para várias famílias. Beto da Base Associação emprega hoje aproximadamente cento e vinte e seis funcionários diretos, vários outros indiretamente.
Além disso, Beto da Base Associação é um ativista dos eventos, principalmente os esportivos. Sempre patrocinando, participando da organização e realização de várias e boas atividades esportivas e de lazer para a população São-Joanense, como exemplo, a construção da Praça do Skate e da árvore de natal.
“Mesmo empenhado na gestão de minhas empresas, me mantive atento as ações políticas e sociais de São João d’Aliança, sempre contribuindo para o avanço do município. Ao ter meu nome colocado entre os pré-candidatos que passarão pelo crivo do grupo que forma a base de apoio da Débora, e também da população, já me sinto honrado, porque precisamos dar seguimento a essa excelente gestão realizada por nossa prefeita, e se não nos colocarmos a disposição do grupo e do povo para essa missão, a prefeitura pode cair em mãos que não tenham competência para dar seguimento a esse desenvolvimento que tem sido realizado por Débora Domingues.” Ressalta Beto da Base.
Ao se colocar a disposição para suceder Débora Domingues no comando da gestão municipal, Beto da Base Associação assumiu recentemente a presidência do União Brasil, mesmo partido do governador de Goiás Ronaldo Caiado. Com bom trânsito no meio político, e também no meio empresarial ele se vê apto a comandar com retidão e coerência a administração de São João d’Aliança e dar sequência no desenvolvimento do município.
Sou natural de são João da aliança e aqui em casa vamos apoiar o o vereador genivan e torço pra Q seja o nome escolhido
Sou moradora de SJA da Aliança a 30 anos , aqui em casa vamos apoiar a Tozinha.
Moro em SJ d Aliança desde 1991, e sem dúvida nenhuma o melhor pra cidade é alguém que vem do povo, e o melhor nome sem dúvida é da nossa vice prefeita Tozinha, pra dar continuidade ao progresso instaurado e continuo na cidade.
Aqui em casa vamos apoiar Tozinha mulher de garra .
B