Rio Araguaia – Ponte de Cocalinho fica pronta em maio

Faltam apenas 10,5 metros para conclusão do vão central, de 130 metros, e concluir a ligação do vão 14 ao vão 13. A obra segue em ritmo acelerado. Embora tenha sido iniciada em 2005, ficou paralisada durante quase cinco anos, mas depois de retomada pelo atual governo, a construção da ponte não parou mais.A ponte do Cocalinho liga a rodovia GO 454 à rodovia estadual MT 326. Tem 577 metros de extensão, 10,40 metros de largura e uma passarela com 1,25 metros de largura. Construída em concreto armado e em concreto propendido, apoia-se em pilastras distribuídas por 14 pontos de apoio, formando dez vãos variáveis de 31,7 a 32,3 metros; dois vãos adjacentes de 65 metros e um vão central com 130 metros, cujo ponto culminante eleva-se a 117 metros da linha d’água, o que vai permitir a navegação fluvial.
A obra está sendo construída em regime de parceria público-privada pelo Consórcio Caminhos do Sol, sob a liderança da empresa Conter – Construções e Comércio Ltda. e sob a supervisão da ONA AS, Engenharia, Comércio e Indústria. O valor do investimento é de R$32,2 milhões, sendo de R$18,4 milhões o aporte do Estado de Goiás e, o restante, o aporte da concessionária. É de 300 meses o prazo de concessão.
Ao permitir a ligação entre o Nordeste de Mato Grosso e o Noroeste de Goiás, a ponte de Cocalinho será um importante fator de integração regional, pois será a principal via de escoamento da produção do Mato Grosso Goiano. O Vale do Araguaia é o principal produtor de gado bovino de corte do Estado de Goiás e o Norte do Mato Grosso é conhecido pela intensa produção de soja.

Share

2 comentários em “Rio Araguaia – Ponte de Cocalinho fica pronta em maio

  • 11 de julho de 2014 em 17:53
    Permalink

    Tendo frequentado a região na década de 80, estamos aguardando a tão prometida ponte entre Aruanã e Cocalinho, para mais uma viagem de pescaria. Certamente virão melhorias de estradas, etc.. Façam, por obséquio, mais ilustrações da obra. A pura informação de que continuam as obras, é pouco ou nada.

    Resposta
  • 11 de julho de 2014 em 18:14
    Permalink

    Tendo frequentado a região na década de 80,em viagens de pescaria, gostaríamos de voltar, agora com a nova ponte entre Aruanã e Cocalinho.Certamente trará também melhoria de estradas, etc.. A informação de que as obras continuam seria mais útil com ilustrações da mesma.Obrigado.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *