RESGATE – Turista é encontrada depois de 23 horas desaparecida na Chapada dos Veadeiros.

Simone de Carvalho dos Santos, de 41 anos, estava com três amigas visitando a região do distrito do moinho (Cachoeira Anjos e Arcanjos), em Alto Paraíso de Goiás, quando se perdeu do grupo no domingo, 28, por volta das 14 horas.

Roberto Naborfazan

Depois de aproximadamente 23 horas de intensas buscas feitas por Bombeiros Militares, equipes do PrevFogo, guias turísticos e voluntários,  foi encontrada a turista mineira que estava desaparecida na Chapada dos Veadeiros.

Segundo o grupo de amigas que a acompanhava, Simone de Carvalho dos Santos, de 41 anos saiu da trilha em que estavam para jogar as cinzas de um animal de estimação (gato) cremado nas águas de uma cachoeira.

Simone de Carvalho dos Santos (Blusa rosa), com a equipe de salvamento.

Simone de Carvalho dos Santos é de Belo Horizonte (MG) e estava visitando a região do distrito do Moinho, em Alto Paraíso de Goiás, mais especificamente a trilha para a Cachoeira Anjos e Arcanjos, quando desapareceu por volta das 14 horas de domingo, 28. O grupo de amigas e guias da região tentaram localizá-la, mas não conseguiram encontrar a turista.

Acionado, o Corpo de Bombeiros iniciou as buscas por voltas das 20 horas do domingo, permanecendo por toda a noite. Na manhã desta segunda-feira, 29, as buscas se intensificaram na região com a ajuda de uma dupla de especialista com seus cães farejadores, vindas de Luziânia, e mais dois Bombeiros militares com drones, vindos do vizinho município de Cavalcante. Assista ao vídeo abaixo com o resgate da turista.

À reportagem do Jornal O VETOR, o Capitão Ailton Pinheiro de Araújo, que está na região da Chapada dos Veadeiros comandando os Guardiões do Bioma, dentro da Operação Cerrado Vivo, do governo do Estado de Goiás, disse que uma força tarefa foi montada para dar ampliar a área de buscas.

“Essa força tarefa, composta por nossas equipes de Bombeiros Militares, pessoal do PrevFogo, mais o pessoal dos guias da região, que são voluntários na Chapada dos Veadeiros, intensificou as buscas e, felizmente, conseguimos encontrar a senhora Simone, por volta das 13 horas, há aproximadamente 250 metros do ponto onde ela deveria ter se dirigido quando se afastou do grupo.” Disse o comandante.

“Ela estava acima das cachoeiras. Quando encontrada nos disse que procurou um poço d’água, onde matou sua sede, em seguida chegou ao local onde passou a noite, por não encontrar o caminho de volta. Ela estava bem, um pouco desidratada, mas lúcida e caminhando.” Frisou o Capitão Ailton.

Pelo que foi relatado por Simone aos Bombeiros e à todos que estavam a sua procura, ao invés de subir pela escadas de pedra, ela seguiu paralelo a Cachoeira “Fiquei para trás e peguei um caminho diferente do que daria acesso ao local das cachoeiras. Em algum momento eu me desliguei de mim. Na hora que eu vi, fui andando, eu estava no meio da mata fechada e já estava completamente perdida”, afirmou.

Equipes do PrevFogo e do grupo de guias voluntários da Chapada dos Veadeiros foram de grande importância no auxilio ao trabalho do Corpo de Bombeiros nessa operação de resgate.

Simone de Carvalho dos Santos foi levada ao Hospital Municipal Gumercindo Barbosa, em Alto Paraíso de Goiás, onde recebeu atendimento médico, tendo alta logo depois, seguindo com as amigas para o local onde estavam hospedadas.

Operação Cerrado Vivo

A Operação Cerrado Vivo é composta por duas fases. A primeira é a de prevenção e preparação, que começou no mês de janeiro e terminou em junho. Já a segunda, que vai de julho a dezembro, é a fase de resposta quando há emprego de reforço operacional para o combate dos focos de incêndio em todo Estado de Goiás.

O Governo de Goiás investiu R$ 70 milhões em novos equipamentos, viaturas e tecnologia para auxiliar o trabalho dos militares. Além de 36 novas viaturas e novos equipamentos, o Corpo de Bombeiros Militar ainda tem o auxílio de drones para monitorar áreas de risco de incêndio e de aeronaves, que trabalham no combate às queimadas.

Share

Um comentário em “RESGATE – Turista é encontrada depois de 23 horas desaparecida na Chapada dos Veadeiros.

  • 31 de agosto de 2022 em 17:21
    Permalink

    Glória a Deus pela vida da turista mineira.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *