Rede estadual de ensino – Marconi institucionaliza melhorias
Ao se reunir na manhã de sexta-feira, 20, com mais de mil diretores e professores da rede estadual de ensino, o governador Marconi Perillo surpreendeu-lhes ao assinar portarias e mensagens que serão encaminhadas à Assembleia Legislativa concedendo mais benefícios à categoria.
Ele e o secretário de Educação, Thiago Peixoto, assinaram três portarias: prorrogando para 31 de dezembro de 2014 o período de vigência das portarias que designaram os diretores, vice-diretores e secretários das unidades escolares; estabelecendo o mês de novembro de 2014 para realização do Processo de Escolha de Diretores das Unidades Escolares, que será regulamentado por ato próprio; e garantindo aos gestores das unidades escolares que alcançarem as metas pactuadas para o Prêmio Escola, o direito de participar do processo de escolha dos diretores.
O governador assinou ainda duas mensagens: projeto de lei que estabelece como serão gastos os recursos arrecadados por Goiás a partir dos royalties do pré-Sal e da participação especial no resultado da exploração de petróleo e gás natural, e projeto de lei que altera artigo da LEI nº 13.909, do Estatuto do Magistério, para estender o pagamento da chamada Gratificação por Dedicação Exclusiva a todos os professores que, em razão de uma função especial, optarem pelo referido regime especial de trabalho. A alteração possibilitará que todos os servidores possam receber a gratificação, a começar pelos diretores.
Marconi fez um balanço das ações na área da educação em três anos de governo: lembrou a adesão ao Pacto Pela Educação – em que 23 das 25 metas propostas já foram cumpridas: a adoção e cumprimento do Piso Nacional dos Professores; a reforma de mil escolas, sendo que dezenas foram construídas ou estão em construção; criação do Prêmio Reconhecer, que incentivou a assiduidade dos professores; do Prêmio Aluno e do Prêmio Escola, e destacou o sucesso na melhoria da posição ocupada por Goiás de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), de 2011, onde, no ensino fundamental, passou do 8º para o 5º lugar nacional, e no ensino médio cresceu do 16º para 5º lugar.
“Agradeço a vocês pelo empenho e dedicação a essa área tão nevrálgica. Nós estamos, juntos, mudando a educação. Tenho orgulho de liderar um projeto que tem foco e que está alavancando de forma global o nosso Estado; um projeto que não é estático, que permite mudanças. Fomos e somos capazes de operar mudanças significativas, porque o que estamos investindo na educação será traduzido em desenvolvimento social e econômico”, disse o governador.
Emocionado com a despedida que se aproxima do cargo de secretário da Educação, Thiago Peixoto agradeceu a Marconi pelo convite realizado há três anos para que ele ocupasse a pasta. “Quando o senhor me procurou para me convidar, ali nasceu o nosso Pacto Pela Educação. Agradeço por ter tido a coragem de enfrentar desafios, por acreditar no nosso projeto, por ser um homem de coragem. Hoje tenho a sua amizade, e saio com o sentimento muito forte de saudade. Obrigado por todo apoio, ajuda e carinho”, declarou. O governador respondeu dizendo ao secretário que a recíproca é verdadeira, e que também enxerga nele um grande amigo, a quem admira pela “capacidade de liderança e coragem de enfrentar as maiores adversidades”.
*(Gabinete de Imprensa
do Governador)