PROMESSA DE 15 MIL VAGAS – FNDE alerta para golpe envolvendo falsas vagas em programa fictício de “Agentes da Educação”.

Portal utiliza informações falsas para divulgar certame inexistente; FNDE e MEC reforçam que não há processo seletivo em andamento com essas características.

Roberto Naborfazan

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Ministério da Educação (MEC) vêm a público esclarecer que as informações divulgadas no site https://gov.agentesdaeducacao.org/ são fraudulentas.

A página em questão não possui qualquer vínculo com o Governo Federal, o MEC ou o FNDE, e não há processo seletivo oficial em andamento com as características ali descritas. A fraude também foi detectada pela seção Fato ou Fake, do G1.

A suposta iniciativa, denominada “Programa Nacional de Agentes da Educação (PNAE)”, é uma tentativa de golpe. O conteúdo publicado nesse site, incluindo a promessa de 15 mil vagas, alegada parceria entre Governo Federal, MEC e municípios, e cronograma de provas para os meses de julho e agosto, é totalmente falso. Ressaltamos que o PNAE é, na realidade, a sigla do Programa Nacional de Alimentação Escolar, política pública gerida pelo FNDE, sem relação com seleção de profissionais para atuação direta nas escolas como descrito na fraude.

Alerta feito pelo FNDE e pelo MEC.

O endereço eletrônico citado não pertence ao domínio oficial do Governo Federal, que utiliza exclusivamente páginas terminadas em gov.br. O uso de linguagem institucional e dados manipulados tem o objetivo de enganar a população e induzir candidatos a fornecer dados pessoais e, possivelmente, realizar pagamentos indevidos.

Cidadã faz alerta

Moradora em São João d’Aliança, município localizado na região da Chapada dos Veadeiros, no nordeste goiano, a arte-terapeuta Silza Freire alerta que é preciso muita atenção, pois a página falsa está sendo disseminada em redes sociais, como Facebook e Instagram.

Silza relata que, ingenuamente, acessou a página falsa, e por ela ter todas as caraterísticas da página oficial do MEC, ela pagou duas taxas para os falsários.

“Como eu entrei pelo gov.br, acreditei ser um perfil oficial, e acabei pagando duas taxas. Um de inscrição, no valor de R$87,40 e outra de exame médico no valor de R$137,00. Como não recebi o retorno prometido em meu e-mail, liguei na ouvidoria do MEC, onde fu informada que está acontecendo esse golpe em todo o Brasil, com várias vítimas. Por isso acho importante que se faça uma reportagem para alertar a população”. Resumiu Silza Freire.

Veja abaixo, nos Prints dos comprovantes de pagamentos enviados pela arte-terapeuta, o nome e CNPJ da empresa fraudulenta.

O FNDE reforça que quaisquer informações sobre concursos públicos ou processos seletivos são divulgadas exclusivamente pelos canais oficiais do governo federal. Em caso de dúvida, orientamos que os cidadãos consultem:

 www.gov.br/mec

 www.gov.br/fnde

Pedimos atenção redobrada e cautela com conteúdos disseminados por terceiros em domínios suspeitos. O FNDE já está tomando as providências cabíveis junto às autoridades competentes para denunciar e coibir práticas fraudulentas como essa”. Ressaltou a instituição.

Quer receber todas as nossas publicações com exclusividade? Faça parte do nosso grupo de leitores no WhattsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/IfZL4dQkjrS6m9NXLNmty2

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *