PROGRAMA MAIS PROFESSORES – MEC firma parceria para oferecer hospedagem com desconto a professores.

Ação faz parte do programa Mais Professores para o Brasil. Descontos serão válidos para todo o ano, inclusive em períodos de grandes eventos ou feriados. Reservas devem ser feitas até 31 de dezembro de 2025.

Roberto Naborfazan*

Os Ministérios da Educação (MEC) e do Turismo (MTur), juntamente com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), formalizaram uma parceria para oferecer descontos exclusivos a professores em hotéis. A iniciativa, anunciada nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de valorização e qualificação do magistério da educação básica, bem como de incentivo à docência no país.

De acordo com os termos do Protocolo de Intenções, professores terão desconto de 15% nas tarifas vendidas por meio de site eletrônico ou central de reservas da rede hoteleira associada à ABIH que aderir à ação. Ao fazer a reserva, o docente deve anexar um comprovante de profissão, como a carteira de identificação funcional ou o cabeçalho do contracheque.

“Cada vez mais, os jovens estão perdendo a vontade de ser professores e esse é um problema que afeta diretamente a qualidade da educação básica no país”, informou o ministro da Educação, Camilo Santana. “O nosso objetivo com o Mais Professores é justamente atrair bons alunos para a profissão docente, porque precisamos criar uma cultura no Brasil de reconhecer o papel tão fundamental realizado por esses profissionais. A parceria firmada aqui marca apenas o início das ações de valorização dos professores da rede pública.”

Anúncio do program teve presença do ministro Camilo Santana – professores terão desconto de 15% nas tarifas vendidas por meio de site eletrônico ou central de reservas da rede hoteleira associada à ABIH que aderir à ação. FOTO: Angelo Miguel/MEC

Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, além de proporcionar mais oportunidades de lazer para os profissionais, a parceria trará grandes ganhos para a sala de aula. “Fazer o professor viajar pelo Brasil não é apenas um reconhecimento e um prêmio pela profissão que exerce, mas também um estímulo à potente máquina de influência que os docentes exercem sobre os alunos. Um professor que conhece a cultura no Maranhão, a religiosidade do Ceará ou a gastronomia do Pará será capaz de criar uma experiência para os alunos com muito mais cultura e riqueza de detalhes”, completou.

O presidente da ABIH, Manoel Linhares, apontou que esse é um compromisso com milhares de pessoas que, por meio da educação, apresentam para o povo o desejo e a possibilidade de construir um novo futuro para si mesmas e para o país. Segundo Linhares, “a parceria oferece não só o desconto, mas um grande reconhecimento para pessoas que são responsáveis por moldar a vida de tantas pessoas. Colocamos à disposição dos professores quase 40 mil hotéis para que esses profissionais possam ter novas experiências e oportunidades de lazer”.

Os descontos estarão disponíveis entre 1º de março de 2025 e 31 de março de 2026 e permanecerão válidos em períodos de grandes eventos ou feriados, sujeitos à disponibilidade de hospedagem. Durante a alta temporada, os descontos serão realizados em cima dos valores cobrados no período. As reservas deverão ser feitas até 31 de dezembro de 2025.

Mais Professores – Instituído pelo Decreto nº 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa visa fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.

Além das ações de valorização, o programa Mais Professores para o Brasil prevê as seguintes iniciativas: Pé-de-Meia Licenciaturas, Portal de Formação, Bolsa Mais Professores e Prova Nacional Docente. O programa visa atender 2,3 milhões de docentes em todo o país.

FOTO DE CAPA: Engin Akyurt por Pixabay

**FONTE: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do MTur

Quer receber todas as nossas publicações com exclusividade? Faça parte do nosso grupo de leitores no WhattsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/IfZL4dQkjrS6m9NXLNmty

Share

2 comentários em “PROGRAMA MAIS PROFESSORES – MEC firma parceria para oferecer hospedagem com desconto a professores.

  • 4 de fevereiro de 2025 em 14:39
    Permalink

    Na minha opinião,acho que isso ai não ajuda em nada.professores tem que ter autonomia, valorização visível no contra cheques para poder viajarem,passeios,com suas famílias.se querem chamar mais atenção para o problemas de desmotivação.faça algo concreto,visível para que dê mais segurança, estabilidade garantias visíveis autonomias ,mobilidade,salários atrativos, gratificações atrativas sem descontos , cursos ótimos capacitação com o término ter gratificação acréscidos em cada curso mais ou menos 10 há 15% em casa cursos concluídos,melhorias em confortos no locais de trabalhos ao professores e todos da área da educação,não cobrar dos professores impostos de renda,o que realmente vai chamar atenção para novas safras de professores são mais ou menos isso falo e falei ,eu admiro a profissão de educador e essencial aos ensinamentosas crianças e aos jovens,do futuro promissor.sem eles nada vai pra frente,nada desenvolver,bada se cria.nada menos,etc………………………………

    Resposta
  • 4 de fevereiro de 2025 em 14:46
    Permalink

    O professor em geral tem que ser motivado por um ótimo salário, gratificações gordas,ampliar a melhora da auto estima do servidor da área da educação,mais compressão,pois a maioria trabalham cansativa mente sem muito tempo para lazer,para dedicar aos seus familiares.fazer um trabalho psicológico ,dando assim mais transparência e confiabilidade aos professores pois o extres e devido ao esseço de tempo trabalhado..muitos andam sem motivação mesmo .pois sua valorização e auto estima está muito baixo.so minha opinião pelo que observo …

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *