Procon orienta sobre negociações de final de ano

O Procon Goiás divulga orientações com o intuito de restabelecer o crédito do consumidor para que o mesmo volte a consumir nesse período de final de ano. Nesta época, muitas empresas facilitam o pagamento de dívidas para receber à vista ou parcelado e, é muito comum os consumidores receberem cartinhas de campanha de negociação de dívidas com descontos, aparentemente, imperdíveis.

O Procon alerta que os consumidores devem ficar atentos, pois nem sempre as propostas são imperdíveis como aparentam ser. Isso se deve ao fato de algumas empresas elevarem bastante o valor da dívida para incluir um desconto de 80%, 90% sobre o valor do débito atualizado. Neste caso, o Procon ressalta que mesmo sendo, muitas destas propostas, de fato, um desconto tentador, o consumidor deve ter cautela antes de fechar qualquer acordo.

O consumidor pode procurar o Procon para que o órgão faça o cálculo da dívida e verifique se aquele desconto é real. Mesmo que o desconto não seja de fato o anunciado na “cartinha”, ainda assim a proposta pode ter vantagem. De posse do cálculo realizado pelo Procon, o consumidor poderá avaliar se aquela proposta é ou não vantajosa.

O órgão também alerta o consumidor a concluir um acordo somente após analisar sua situação financeira e ver que poderá assumir mais um compromisso financeiro sem desequilibrar as contas no final do mês, pois após o acordo ser concretizado e ocorrendo o atraso em qualquer uma das parcelas, além do acordo ser quebrado e o consumidor perder qualquer desconto que porventura tenha tido, uma nova dívida estará sendo iniciada. Por isso, o Procon, por meio da Gerência de Pesquisa e Cálculo, auxilia os consumidores que estão nessa situação de inadimplência e querem aproveitar essas oportunidades comuns todo final de ano.

Para isso, o consumidor poderá solicitar previamente o cálculo em qualquer unidade do Procon nos Vapt Vupt, ou na sede do órgão. Após receber o cálculo, é preciso procurar o atendimento de renegociação de dívidas para as tentativas de acordos.

Dados estatísticos

11811535_478617812299209_6901157570616311726_n
De janeiro a outubro deste ano, o Procon Goiás atendeu 2.933 consumidores que solicitaram cálculos, e para esses consumidores foram realizados 20.870 cálculos. Já o núcleo de negociação de dívidas atendeu, nesse mesmo período, 6.129 consumidores, e desse total, 5.588 consumidores tiveram suas dívidas negociadas, ou seja, um percentual de 91,17% de êxito nas tentativas de acordo.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *