Procon orienta consumidores sobre greve dos bancários

Com a greve dos bancários, os consumidores precisam ficar atentos. O Procon orienta que, para evitar o pagamento de multas por atraso e a incidência de juros, o indicado é buscar canais alternativos para quitação de contas, como casas lotéricas, correios, supermercados, internet banking, aplicativo do banco no celular, caixas eletrônicos e correspondentes bancários – sem esquecer que parte desses serviços têm limites diários para saques e pagamentos.

Quanto aos boletos, como mensalidades escolares, planos de saúde e lojas de departamentos, o órgão informa que o pagamento pode ser feito diretamente no emitente ou através de autorização para débito em conta. De acordo com o Procon, se o consumidor não tiver o boleto, o banco ou credor deve oferecer alternativas como o fornecimento do código de barras, a emissão do boleto com prorrogação do prazo de vencimento ou o pagamento na própria sede da empresa.

Segundo o órgão, no caso de consumidores que estão em processo de financiamento para compra de imóvel ou veículo, o banco não pode cobrar eventuais encargos e deve arcar com os custos caso haja reajuste no valor do bem durante a greve.

Direitos e obrigações do consumidor
O Procon ressalta ainda que, apesar de a greve não ser uma situação gerada pelo consumidor, ele precisa entrar em contato com a empresa para solicitar alternativas de pagamento e anotar o dia e a hora do contato e o número do protocolo de atendimento.

De acordo com o órgão, se todas as tentativas de pagamento forem esgotadas, a dívida não poderá ser cobrada com juros ou multa e o consumidor não poderá ter seu nome incluído nos cadastros de proteção ao crédito.

Guardar provas, como número de protocolo, fotos ou filmagens que mostrem agências fechadas e cópias de notícias publicadas pela imprensa, é importante para registrar reclamações no Procon ou ajuizar ações no Poder Judiciário.

Em caso de dúvida, ou se o consumidor achar que teve seus direitos desrespeitados, ele pode buscar os canais de atendimento do Procon:
– Por telefone: Disque denúncia: 151 (Goiânia e região metropolitana) ou (62) 3201-7100.
– Atendimento presencial: Rua 8, nº 242, Centro, e postos de atendimento instalados nas unidades do Vapt Vupt.
– Atendimento Virtual: www.webprocon.com.br/goias.

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