Presidenta Dilma Roussef: “Brasil vai transformar petróleo em educação”
Na quarta-feira, 23, durante a formatura de alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em Belo Horizonte, Dilma defendeu que a sociedade ajude a fiscalizar a aplicação de recursos no setor. A presidenta Dilma Rousseff disse que o governo concentrará esforços no investimento em educação, a partir dos recursos gerados com a exploração de petróleo.
“O Brasil vai dar grandes passos no caminho de uma nação desenvolvida. Teremos de fazer grandes investimentos na educação e o melhor é que esse dinheiro existe. É o dinheiro do petróleo que está atribuído em lei. Queremos transformar petróleo em mais conhecimento, petróleo em mais educação e petróleo em mais formação profissional”.
Na formatura, Dilma entregou diplomas a 1.211 alunos do Pronatec. Os estudantes pertencem a 17 diferentes cursos do Senai, do Senac de Minas e do Colégio Técnico (Coltec) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que foram ofertados na capital e em cidades da região, como Betim, Confins e Sete Lagoas. Na solenidade, formandos tiveram carteiras de trabalho assinadas por empresários locais.
“O Sistema S oferece os melhores cursos profissionalizantes do País. Somos um grande mercado e precisamos de bons técnicos nas áreas de serviço, comércio e indústria. Esse programa de formação e capacitação técnica é um programa que veio pra ficar e é uma conquista”, destacou. Alunos foram formados em cursos como espanhol, inglês, libras, agente de projetos sociais, estilista, cuidador de idosos, auxiliar administrativo, desenhista mecânico, agente de alimentação escolar, monitor de transporte escolar e recreador.
O programa foi criado pelo governo federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Com todos os cursos gratuitos, o Pronatec já alcançou 4,6 milhões de alunos. A meta é matricular oito milhões de alunos até o final de 2014, com investimento de R$ 14 bilhões.
Mercado qualificado
O ministro Aloizio Mercadante destacou a importância de qualificação para o mercado brasileiro, cada vez mais exigente. “O Brasil possui 5,6% de taxa de desemprego e pra ser competitivo tem que colocar a educação como prioridade das prioridades. O mercado está agora mais exigente em relação à formação. Dar oportunidades as pessoas é uma das metas do governo com o Pronatec. Só temos um caminho para levar o País ao desenvolvimento, que é investindo em educação”, destacou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Nova jornada, novo caminho
Para a presidenta Dilma, a educação brasileira será cada vez mais o foco de atenção do governo. “Hoje começa uma jornada nova, um caminho novo que vocês vão construir. Muitos de vocês fizeram o curso e chegam ao primeiro emprego. Outros tinham o emprego e estão se aprimorando. A formação técnica é um grande caminho. Um País como o nosso, para se desenvolver, precisa de qualificação técnica. O Aperfeiçoamento técnico significa salários melhores”, finalizou a presidenta.
Leilão de Libra
A presidenta Dilma Rousseff explicou, no programa Café com a Presidenta de segunda-feira, 28, a importância e os principais benefícios do leilão do Campo de Libra para o país. “Com esse leilão, demos um grande passo para a exploração do petróleo no pré-sal, usando um novo modelo, chamado modelo de partilha. Nesse novo modelo, o Brasil fica com 85% do petróleo retirado do fundo do mar e pode transformar essa riqueza em educação, em saúde, em desenvolvimento e criação de empregos para o povo brasileiro.”
De acordo com a presidenta, além de render R$ 1 trilhão para o Brasil nos próximos 35 anos, a exploração ainda vai fortalecer a indústria naval brasileira.
“Exigimos que o fornecimento de plataformas, navios, equipamentos, serviços tenha o que a gente chama de conteúdo nacional. Isso significa que o que pode ser produzido no Brasil deve ser produzido no Brasil. Com isso, vai haver mais investimentos, mais tecnologia será produzida e vai haver mais emprego e mais renda para os nossos trabalhadores.”
Dilma ainda detalhou como os recursos do petróleo serão investidos em educação – “o principal pilar para transformar o Brasil em uma grande nação”. De acordo com a presidenta, serão criadas mais creches por todo o país, principalmente para as crianças mais pobres. Também será ampliado o número de escolas com educação em tempo integral. “Creches e ensino em tempo integral são fundamentais para alfabetizar as nossas crianças na idade certa”, destaca Dilma.