PORTAL DA CHAPADA – Censo Populacional, obras e transferências veiculares marcam ações em São João d’Aliança.

Recenseadores visitarão todos os bairros do município para colher dados sobre saúde, educação, mortalidade, fertilidade, cor ou raça, trabalho e renda. Os profissionais estarão uniformizados, de colete e de boné. A partir deste mês de agosto, quem vender ou comprar um veículo, poderá realizar a transferência no próprio município.

Roberto Naborfazan

O Censo Populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE, começou no dia 1º deste mês de agosto, quando os recenseadores passaram a percorrer todo o município de São João d’Aliança, devidamente identificados pelo colete azul do IBGE, além do Boné e o Crachá, que contém o nome, o RG, o QR Code com a matrícula do Recenseador junto ao IBGE, e o número do 0800, além do endereço do site do órgão para que o cidadão possa fazer consulta em caso de dúvidas.

Prefeita Débora Domingues e o secretário adjunto de administração, Elder Luciano, receberam a equipe do IBGE.

No dia 08, a prefeita Débora Domingues Carvalhêdo Barros recebeu a equipe do IBGE, para tratar da parceria e apoio que a administração municipal está dando as equipes, oferecendo, entre outras coisas, o espaço para o funcionamento do Posto de Coleta, e também facilitando o acesso dos Recenseadores às áreas rurais, através de contato com lideranças em todas as regiões do município.

“Nesta reunião pudemos conhecer os métodos de trabalho do IBGE e estabelecer metas para a conclusão da coleta de dados. É de extrema importância que todos os moradores atendam bem aos Recenseadores, e respondam aos questionários, pois essas informações servirão para justificar a necessidade do aumento dos recursos Federais e Estaduais para São João d’Aliança, que tem visto a população crescer muito, principalmente nos últimos cinco anos. Reforço o pedido a nossa população: receba o recenseador e responda todo o questionário. Esse trabalho de levantamento de dados é de grande relevância para a realização e melhoria de políticas públicas, possibilitando captar maiores investimentos públicos em todas as áreas, além de atrair investimentos da iniciativa privada, pois os dados coletados irão demonstrar as necessidades da população e as potencialidades da nossa região.” Clamou Débora Domingues.

Os recenseadores visitarão todos os bairros do município para colher dados sobre saúde, educação, mortalidade, fertilidade, cor ou raça, trabalho e renda. Os profissionais estarão uniformizados, de colete e de boné.

Transferência veicular

Em mais uma ação para facilitar a vida do cidadão São Joanense, e que também contribuirá na melhoria da arrecadação de recursos para investimentos no município, através do IPVA, a prefeita Débora Domingues atuou junto ao Detran-GO, e, a partir deste mês de agosto, poderão ser feitas transferências de veículos automotores em São João d’Aliança. Quem vender ou comprar um veículo, poderá realizar a transferência no próprio município. Os serviços serão realizados pelo Ciretran, localizado na Avenida São João, próximo ao Auto Posto Galícia.

O IPVA é um imposto estadual, todavia seus recursos não são totalmente destinados ao estado. De 100% do valor arrecadado, 50% vão para o estado e os outros 50% vão para o município onde o veículo foi registrado, licenciado e emplacado. Por se tratar de um imposto, e não de outras espécies de tributos (taxas e contribuições), o IPVA não está vinculado a qualquer tipo de aplicação, ou seja, não está atrelado a nenhum órgão, fundo ou despesa.

Trabalho contínuo.

A Prefeitura Municipal de São João d’Aliança continua aproveitando o período seco para fortalecer o trabalho dos produtores rurais, seja na lavoura, seja na melhoria das estradas vicinais, dando melhores condições para o escoamento da produção.

Por meio da Secretaria de Agricultura, a gestão municipal está trabalhando no gradeamento de terra para produtores da agricultura familiar.

Gradagem tem como foco a agricultura familiar de subsistência e os produtores que trabalham com a pastagem, para recuperação e plantio das sementes de capim.

De acordo com o secretário de Agricultura do município, Joelmar Ferreira da Mota, a gradagem tem como foco a agricultura familiar de subsistência e os produtores que trabalham com a pastagem, para recuperação e plantio das sementes de capim. “A ação é um impulso para o município, tivemos maior produção no ano passado, e a cada dia que passa só aumenta a produção, principalmente para os primeiros agricultores que dependem desses alimentos para consumir e vender por meio dos programas sociais, então é muito importante”, comentou o secretário.

Em relação a manutenção das estradas vicinais, a gestão da prefeita Débora Domingues tem buscado fazer investimentos tanto nas estradas, quanto nas pontes, mas a área territorial do município é extremamente extensa (3.327 km²), o que dificulta a manutenção constante das rotas, principalmente dos pontos turísticos. Mesmo assim, as ações são constantes em todas as partes do município.

Nesta primeira quinzena do mês de agosto, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Transportes, e em parceria com a fazenda Kalú, está trabalhando na manutenção nas estradas vicinais de acesso à comunidade do Corrente. Por lá estão sendo realizados os serviços de patrolamento e cascalhamento das vias.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *