POLÍCIA COMUNITÁRIA – Empossada diretoria do CONSEG em Alto Paraíso de Goiás.

Com a premissa de que polícia e comunidade podem e devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas de segurança pública, novos conselheiros de Segurança tomaram posse na noite de quinta-feira, dia 30.

Roberto Naborfazan

Conselheiros de Segurança – Aproximação entre as forças de segurança e a comunidade, buscando a cooperação mútua.

Integração das autoridades policiais com os outros órgãos de poder e com a comunidade como um todo é função primordial do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG). Foi nessa direção que caminharam os discursos das autoridades durante a posse da Diretoria e do Conselho Fiscal do 1º Conselho Comunitário de Segurança de Alto Paraíso de Goiás, na noite de quinta-feira, 30, no Polo da UAB.

Gerente estadual dos CONSEGs, Luciano Levy, coordenou a posse dos novos membros do CONSEG de Alto Paraíso de Goiás.

Tendo como mestre de cerimônia Caleb Pedroso, o evento contou com a presença do gerente estadual dos Conselhos de Segurança, Luciano Levy, representando a Secretaria Estadual de segurança Pública, prefeito do município, Martinho Mendes, vereador Marlony Dias, representando a Câmara de vereadores, Major Júnio Ferreira, comandante da 14ª CIPM, Francisco Marshal, representante do Sindicato Rural e Gustavo Souza Melo, representante da Polícia Penitenciária.

O prefeito Martinho Mendes destacou o trabalho que vem sendo realizado pelas polícias Civil e Militar no município, que sempre puderam contar com o apoio e respaldo da prefeitura em suas ações em defesa da comunidade local e visitantes.

Giovanni Mazzoli, presidente do CONSEG – ” Antecipação de data impossibilitou melhor divulgação do ato de posse”, disse, se desculpando com a comunidade.

Martinho lembrou os enfrentamentos ao crime no inicio de sua gestão, inclusive com o terrível assalto ao Banco do Brasil, frisando que buscou, através de inúmeras cobranças e reuniões com o governo do estado e com os ocupantes dos altos escalões da segurança pública estadual, dar melhor sensação de segurança aos moradores e turistas.

“Temos contado com o apoio do doutor Janderson, da Polícia Civil, e com o coronel Raíza, da Polícia Militar nessa tarefa. Desejo aos senhores, integrantes desse Conselho de Segurança, todo o sucesso diante das demandas oriundas de nossa população. Como sempre, estaremos ali na prefeitura, com as portas abertas para dar o apoio que nos for possível. O trabalho dos senhores, apontando tanto para nós, quanto para os órgãos de segurança, os caminhos e necessidades, será de muita valia para assegurarmos a paz e a boa convivência social em Alto Paraíso de Goiás”, destacou Martinho Mendes.

Dona Aurora e Senhor Jair, que já ocuparam a chefia do executivo local, continuam sempre presentes na ação comunitária em Alto Paraíso de Goiás.

O vereador Pastor Marlony, falando em nome de seus pares da Câmara legislativa, disse que na condição de Pastor, não poderia deixar de lembrar que se Deus não guardar a cidade, em vão será a vigia dos sentinelas.”reconheço o poder e a grandeza que tem as instituições, Polícias Civil, Militar e Judiciária, mas acima de tudo está Deus. Que as autoridades e os membros desse conselho saibam que, sem a proteção D’ele, não teremos sucesso. Parabenizo o trabalho da Polícia Militar em nosso município, sob o comando do Major Ferreira, e peço ao senhor Luciano que leve isso ao nosso secretário de segurança. Nos colocamos, como vereadores, a disposição desse Conselho para trabalharmos no fortalecimento da segurança pública de nosso município” ressumiu Pastor Marlony.

O presidente do CONSEG municipal, senhor Giovanni Mazzoli, iniciou suas palavras pedindo desculpas aos membros da comunidade e para as lideranças da sociedade organizada pela falta de comunicação antecipada da realização do evento de posse, porque, segundo ele, a solenidade foi antecipada de fevereiro para o dia 30, para aproveitar a passagem do gerente estadual dos CONSEGs pelo município.

Senhor Giovanni narrou que durante os vários anos que integra o Conselho de Segurança comunitário de Alto Paraíso de Goiás, tanto ele, como os conselheiros mais antigos, como o senhor Lauro e Mauri Pias, sempre tiveram a consciência de que devem atuar para ajudar as autoridades, tanto de segurança, quanto o Ministério Público e o Judiciário. Disse ainda que uma das grandes dificuldades é exatamente ter bons e novos conselheiros, visto que a função é a de dar apoio, principalmente, as ações das Polícias Civil e Militar. “Estamos agora reconstituindo o Conselho de Segurança municipal com novos membros, porque são poucos os que querem se doar em uma causa que envolve a segurança pública”, frisou.

Vice-presidente do CONSEG, Mauri Pias. Atuante no conselho há vários anos.

“Tenho muitas esperanças com esses novos membros do Conselho. Sei que já estou com a idade avançada, mas posso passar tranquilamente para o outro plano espiritual, pois tenho na minha vice-presidência uma pessoa muita dedicada, que é o Mauri Pias. Ele é uma fortaleza dentro desse Conselho. Não posso deixar de agradecer ao prefeito Martinho Mendes, o senhor tem sempre nos atendido sempre que solicitado, mesmo com todas as dificuldades que sabemos que a prefeitura enfrenta. Nunca nos recusamos a atender as demandas solicitadas pelo comandante da 14ª CIPM, e pelas Polícias Civil e Penitenciária.Tenho certeza que vamos continuar fazendo, dando as melhores condições de trabalho possível as Polícias que atuam em nosso município. Antes de encerrar, quero agradecer as presenças do casal Aurora e Jair Barbosa, pessoas a quem tenho muita gratidão e respeito, pois estão sempre prontos a ajudar o nosso Conselho.” concluiu o veterano presidente Giovanni Mazzoli.

O gerente estadual dos Conselhos de Segurança, Luciano Levy, fez uma breve narrativa de sua caminhada como presidente do Conselho de Segurança de um dos mais populosos bairros de

O veterano Lauro Guimarães, ladeado por Martinho Mendes e Major Ferreira, é empossado para continuar contribuindo com a segurança municipal.

Goiânia, resumindo o seus aprendizados e conquistas, até chegar ao cargo de Gerente Estadual.

Luciano Levy se disse honrado em representar no evento o secretário estadual de segurança pública, doutor Rodney Miranda, apontando que o ato de posse da diretoria é um fortalecimento do Conselho Comunitário no município. Destacou ainda que, entre as funções dos Conselhos de Segurança, uma das principais é a aproximação entre as forças de segurança e a comunidade, buscando a cooperação mútua, tanto na prevenção aos crimes, quanto na produção de melhorias que possam gerar maior segurança para a sociedade como um todo.

“Antes de dar posse aos novos membros desse Conselho de Segurança, quero fazer três considerações junto aos novos Conselheiros; três coisas enfraquecem um Conselho Comunitário. 1º – Assunto político partidário nas reuniões ou fora dela utilizando as redes sociais em nome do Conselho. Política todos nós fazemos, mas se tratamos de questões partidárias, enfraquecemos o trabalho do Conselho. 2º – Interferir diretamente na operação do especialista em segurança. O Conselheiro busca solução e cooperação, mas não deve dizer ao especialista em segurança, no caso as Polícias, como devem agir nessa ou aquela situação, interferindo em seu trabalho. 3º – Acionar a imprensa para relatar apenas de forma negativa as ações de segurança no município. Um representante do Conselho não deve procurar a imprensa para relatar situações de descontentamento, seja com o prefeito, seja com qualquer outra instituição, sem antes se alinhar com as Polícias Civil e Militar. São essas as principais ações que enfraquecem um conselho de Segurança” doutrinou o gerente estadual dos CONSEGs, Luciano Levy.

Prefeito Martinho Mendes – Respaldo as ações das Polícias Civil e Militar, tanto no campo financeiro, quanto na busca política junto ao governo do estado.

Encerrando a fala das autoridades, o Major Júnio Ferreira agradeceu o apoio que a Polícia Militar tem recebido das autoridades locais para melhor desempenho de suas funções, destacando o apoio da prefeitura municipal e do Conselho Comunitário de Segurança.

Major Ferreira destacou ainda o empenho do Coronel Raíza, que é o comandante regional e responsável por todas as mudanças que tem possibilitado melhorar a segurança pública em Alto Paraíso de Goiás e São João d’Aliança, apontando a presença frequente dos agentes do Comando de Patrulhamento Tático (CPT), e o reforço do Policiamento local, com a chegada de experientes e valorosos policiais, como o Tenente Pacheco, Sargento Alberto e o Tenente Gilmar, que vieram fortalecer a excelente equipe que tem sob seu comando, além de aumentar a verba C4, que permite colocar mais policiais nas ruas.

Comandante da 14ª CIPM, Major Júnio Ferreira – Ações integradas entre o Comando Regional, autoridades e comunidade local, aliado a um contingente valoroso, possibilitou melhor segurança pública na região.

“Um comandante sem recursos não faz nada, por isso esse apoio do comando regional, tem possibilitado melhorar o trabalho de segurança em nossa área de atuação. Estendo esse agradecimento ao prefeito Martinho Mendes, que nos tem dado apoio não só financeiro, mas político também, atuando junto ao governo do estado para assegurar melhorias para nosso contingente. O conselho de Segurança tem sido estratégico para a Policia Militar, sempre que precisamos somos atendidos, tanto pelo senhor Giovanni, quanto pelo Mauri e demais membros do Conselho. Esperamos que com esse novos membros esse Conselho permaneça forte e atuante no apoio a segurança pública. Aproveito para agradecer ao nosso irmão responsável pelo Jornal O VETOR, que tem buscado mostrar,d e forma positiva, o trabalho que a Polícia Militar tem realizado na região”, concluiu o comandante da 14ª CIPM, Major Júnio Ferreira.

Em seguida, após a leitura da ATA, foi dada posse a nova diretoria, assim formada:

PRESIDENTE – Giovanni Mazzoli. VICE-PRESIDENTE – Mauri Carlos de Souza Pias. SECRETÁRIO – José Luiz Benes. TESOUREIRA – Celeni Costa Ferreira.

Membros do Conselho Fiscal efetivos.  1º CONSELHEIRO – Lauro Guimarães – 2º CONSELHEIRO – Uenis Ferreira da Silva – 3º CONSELHEIRO – Divinaldo Delfino dos Santos. 1º SUPLENTE – Weder da Silva Bastos. 2º SUPLENTE – Luciley Cordeiro dos Santos.

Também prestigiou o evento o agente Divino, da Polícia Civil, o superintendente municipal do meio ambiente, Surya Mendes, integrantes do conselho tutelar e membros da sociedade local.

CLIQUE AQUI E ACESSE A GALERIA COM AS FOTO INDIVIDUAIS.

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *