PM comemora fortalecimento operacional e nas condições de trabalho
O processo de transformação da Polícia Militar de Goiás foi intensificado nos últimos anos, com o fortalecimento operacional e avanço das políticas de valorização dos policiais. A criação de novas unidades, reestruturação das especializadas e o fortalecimento do combate ao tráfico de drogas nas divisas do Estado também estão entre as ações implantadas para reforçar o combate à criminalidade.
Em pouco mais de dois anos, o Comando da PM criou 11 batalhões e 13 Companhias Independentes na capital, Região Metropolitana e interior do Estado, solidificando o ciclo de fortalecimento operacional. Preparado para atuar em situações mais graves como sequestro, resgate de reféns e ocorrências envolvendo artefatos explosivos, o recém-criado Batalhão de Operações Especiais (Bope) reforça o policiamento especializado em todo o Estado.
O processo de fortalecimento das unidades especializadas também ganhou força nos últimos dois anos, com o aumento dos efetivos e reestruturação das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro), Grupo de Radiopatrulha Aérea (Graer), Batalhão de Choque, Canil, Regimento de Polícia Montada, Rodoviário e Ambiental.
Companhias de Policiamento Especializado
Implantadas nas cidades de Goiás, Aparecida de Goiânia, Jataí e Rio Verde, as Companhias de Policiamento Especializado (CPEs) endureceram o combate à criminalidade, apoiando unidades de área e desencadeando grandes operações.
Batalhão de Eventos
O Batalhão de Eventos da Polícia Militar de Goiás foi criado em maio de 2013 para garantir a segurança da população durante a realização de jogos de futebol, torneios esportivos, eventos tradicionais e religiosos marcados por grande concentração de público, como a Exposição Agropecuária, em Goiânia, e a Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade, que reuniu este ano mais de 2,8 milhões de pessoas.
Patrulha Maria da Penha
Em março de 2013, mês da mulher, Goiás efetivou medida de prevenção e combate à violência doméstica e familiar. A Patrulha Maria da Penha faz parte de uma ação conjunta entre a Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) e a Secretaria da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho.
Batalhão de Polícia Militar Fazendária
Recém-criado pelo Comando da PM e efetivado pelo Governo do Estado, o Batalhão de Polícia Militar Fazendária consolida a parceria entre a Polícia Militar e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio de fiscalizações em blitzen de trânsito com o objetivo de combater a sonegação fiscal.
Comando de Operações de Divisas
Em menos de dois anos, o Governo do Estado dobrou o número de bases do Comando de Operações de Divisas (COD), ampliando de seis para 12 a quantidade de unidades operacionais distribuídas em pontos estratégicos de Goiás. Desde sua criação, em abril de 2012, o COD apreendeu mais de 20 toneladas de drogas interceptadas durante as abordagens e operações deflagradas em diferentes cidades do Estado, reforçando ainda as ações contra o roubo de cargas e o contrabando.
Colégios militares
Na área acadêmica, a PM ampliou a capacidade de formação educacional de crianças e adolescentes, elevando de seis para 19 o número de colégios militares instalados em 12 cidades do Estado.Os bons desempenhos alcançados no Exame Nacional de Ensino Médio e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), transformaram os colégios militares de Goiás em referência. No ranking das escolas públicas estaduais, o melhor desempenho no Ideb de 2013 foi alcançado pela unidade Dr. Cézar Toledo, em Anápolis, que bateu a meta prevista para 2021, conquistando sete pontos.
Proerd
No primeiro semestre deste ano, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) atendeu 40.645 alunos matriculados em 501 escolas do Estado, elevando para mais de 700 mil a quantidade de crianças e pré-adolescentes contemplados com o trabalho de prevenção em Goiás.
A formação de novos instrutores e aquisição, em parceria com o governo federal, de 18 caminhonetes zero quilômetro modelo L200, 4 novos micro-ônibus, notebooks e 183 mil livros didáticos, contribuem para que o Proerd amplie sua capacidade de atendimento.
Valorização profissional
O avanço das políticas de valorização profissional, através de reajuste salarial e concessão de novas promoções, se fortaleceram nos últimos anos, consolidando importante passo do processo de transformação. Hoje, com a promoção de 201 oficiais, o Governo do Estado supera sua marca histórica, alcançando expressivo número de 11.556 promoções realizadas em quatro anos e meio. No período de janeiro de 2011 a julho de 2015, foram contemplados um total de 1.068 oficiais e 10.468 praças, que ascenderam aos postos e graduações superiores.
Redução da criminalidade
Para o comandante-geral da PM, coronel Silvio Benedito Alves, a atuação integrada com as forças de segurança e ações estratégicas implantadas pelo Comando fortaleceram a segurança da população goiana. “A curva descendente dos índices de criminalidade e redução das principais modalidades criminosas são reflexos deste trabalho que contribuíram, inclusive, com a redução dos crimes de homicídios.
Dados do Observatório de Segurança Pública apontam queda histórica na quantidade de furtos e roubos contra patrimônios no Estado e na capital. Em Goiânia, casos de roubos a comércios, por exemplo, reduziram 21% no primeiro semestre de 2015 em comparação ao mesmo período de 2014. Já a quantidade de veículos roubados teve redução expressiva de quase 22% traçando o mesmo comparativo.
Mais informações: (62) 3201-1460 e 3201-1461
* Texto da Assessoria de Imprensa da PM