PEREGRINAÇÃO – Réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida passa por Campos Belos.

No domingo, 06, a comunidade católica de Campos Belos recebeu a réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. O Bispo Dom Romualdo Matias acompanhou a entrega e concedeu entrevista aos integrantes da recém-criada Pastoral da Comunicação, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

A intervenção do Bispo Dom Romualdo Matias junto a secretaria Jubilar do Santuário Nacional de Aparecida permitiu aos integrantes da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Campos Belos,  ter a presença missionária da imagem de Nossa Senhora Aparecida –, cuja replica está em peregrinação por todas as dioceses do Brasil, em preparação à celebração dos 300 anos do encontro da imagem no rio Paraíba

Dom Romualdo celebrou, as 08:00, a missa de abertura de programação e, em seguida, atendeu confissões até o fim da manhã. As pastorais e movimentos foram escalados para que ao longo do dia a imagem peregrina estivesse sempre acompanhada, “A comunidade vivenciou um dia de experiência na doce companhia de Maria” disse emocionada uma paroquiana.

No inicio da noite, centenas de pessoas acompanharam a imagem , que foi levada em uma grande carreata pelas principais vias da cidade. A programação foi encerrada com a santa missa, as 19:30, presidida pelo padre Luiz Alberto que, na oportunidade, refletiu tanto sobre a visita da Mãe peregrina, quanto nas palavras do evangelho do dia, a parábola do filho pródigo. Ele fez questão de ressaltar que Maria não quer as atenções voltadas para si, pelo contrário: “Maria vem para nos indicar que o único caminho de salvação é seu Filho, Jesus”, alertou. Sobre a importância do perdão, neste tempo tão intenso, a Quaresma, destacou  “O pai do filho pródigo é a figura de Deus neste tempo que vivemos, tempo de reconciliação. Sua atitude é de alguém que está atento, sempre olhando para a estrada, está sempre de braços abertos, como Jesus em sua cruz”. Já na bênção final, o sacerdote fez uma invocação especial “Que a visita de nossa Mãe alcance a todas as famílias de nossa cidade. Que ela cuide de cada um de nós, que todas as nossas orações cheguem a ela”.

Recém-criada, a Pastoral da Comunicação (Pascom), da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, conseguiu uma entrevista com bispo diocesano, Dom Romualdo Matias, que, entre outros assuntos, convocou a sociedade a refletir um pouco sobre a intensidade proposta pelo Papa Francisco, no que diz respeito ao Ano da Misericórdia, tanto na perspectiva diocesana, quanto na dimensão paroquial.

Íntegra da entrevista feita pela Pascom com Dom Romualdo:

PASCOM: A paróquia está recebendo a réplica da imagem original de Nossa Senhora Aparecida. Qual a importância para a comunidade de Campos Belos de receber a padroeira do Brasil?

DOM ROMUALDO: A primeira intuição é o fortalecimento da nossa fé cristã, porque Maria não é deusa, é a simples e humilde mãe do nosso salvador. O desejo do coração materno de Maria é levar a todos para o filho dela. Então ela quer nos sensibilizar no sentido humano e também no sentido existencial que a plenitude da verdade está no filho dela.

 

Missa das crianças, abertura da catequese 2016, celebrada pelo bispo diocesano Dom Romualdo.
Missa das crianças, abertura da catequese 2016, celebrada pelo bispo diocesano Dom Romualdo. SEGUE TEXTO ABAIXO.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PASCOM: A igreja católica celebra em 2016 o Ano da Misericórdia a pedido do Papa Francisco. O que é o Ano da Misericórdia?

DOM ROMUALDO: Seguindo a linha de raciocínio do evangelho de hoje nos lembramos daquele filho que estava sempre na casa do pai, mas achou ruim que o pai estava perdoando o outro irmão que se perdeu na vida. Ele que sempre esteve na casa de seu pai nunca recebeu uma festa extraordinária.

É interessante que o Papa Francisco voltado ao rosto misericordioso de Deus, percebeu que no fundo todos nós precisamos de perdão. Às vezes somos tão orgulhosos que não pedimos misericórdia.

PASCOM: Campos Belos é sede da Forania das Paróquias de Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora Aparecida , em Combinado, Nossa Senhora dos Remédios, em Arraias e Santo Antônio, em Monte Alegre, portanto também se tem aqui a porta santa dessas paróquias. O que a Diocese pede aos católicos na passagem pela porta santa e o que devemos refletir?

DOM ROMUALDO: Refletir principalmente sobre o perdão de Deus e o que isso significa para nós. No final da missa passei a seguinte mensagem do evangelho de hoje: somos chamados para viver a verdade da nossa fé e do nosso ‘ser’ como somos, e não das aparências. Então é isso que queremos pedir na passagem da porta santa, que peçamos perdão à Deus pelos nossos pecados. O padre Luiz Alberto disse que irá abrir a porta santa em um domingo após a páscoa celebrando exatamente o rosto misericordioso de Deus para conosco.

 

Missa de encerramento do dia de adoração, presidida pelo pároco padre Luiz Alberto, na matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Missa de encerramento do dia de adoração, presidida pelo pároco padre Luiz Alberto, na matriz de Nossa Senhora da Conceição.

 

Padre Luiz Alberto e membros do “Terço dos Homens” durante a carreata de encerramento do dia de oração em honra à visita da réplica da imagem peregrina de Nossa senhora Aparecida.
Padre Luiz Alberto e membros do “Terço dos Homens” durante a carreata de encerramento do dia de oração em honra à visita da réplica da imagem peregrina de Nossa senhora Aparecida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *