PARQUE DE TERRA RONCA – Semad e brigadistas coletam dados sobre uso e cultura do fogo para criar estratégias na Unidade de Conservação
Oficina acontece nesta semana para colocar discussão em pauta e estabelecer Plano de Manejo Integrado do Fogo na unidade de conservação.
Roberto Naborfazan
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) promove nesta semana a oficina do Plano de Manejo Integrado do Fogo, no Parque Estadual de Terra Ronca (Peter), no povoado de São João Evangelista. O objetivo da atividade foi colher informações sobre o uso do fogo e da cultura do fogo para construção do planejamento estratégico para o Plano de Manejo do Fogo na unidade.
A atividade foi conduzida pela Equipe Aliança da Terra, contratada pela Semad, e pela gestão do Parque Estadual de Terra Ronca. Durante a realização, participaram representantes da brigada comunitária de Terra Ronca, produtores rurais, Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBM-GO), ICMBio, Faeg Jovem, Instituto Semea e comunidade do entorno. Segundo os organizadores da atividade, cerca de 80 pessoas participaram da programação ao longo dos dois dias de realização.
Parque Estadual de Terra Ronca
O Peter abriga um dos mais importantes conjuntos espeleológicos da América do Sul. O parque estadual, cujo território é de aproximadamente 57 mil hectares, destina-se a preservar a fauna, flora, os mananciais e, particularmente, as áreas de ocorrência de cavidades naturais subterrâneas e seu entorno.
Em sua área, existem feições como cavernas, grutas e dolinas, além de fauna e flora exclusivas do ambiente cavernícola e espécies do Cerrado ameaçadas de extinção.
Para saber mais sobre o Peter, visite: goias.gov.br/meioambiente.
FONTE: Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Governo de Goiás