Para curar a ressaca de fim de ano
Receitas de sucos para diminuir os efeitos da comilança e da bebedeira de fim de ano e começar 2012 com o corpo um pouco menos maltratado
Fim do ano é sempre um exagero: todo mundo quer emagrecer para caber nas roupas minúsculas de verão e deixar boa parte do corpo à mostra. Mas as fartas mesas de Natal e Réveillon não ajudam na empreitada de um fim de ano saudável. E a comilança só piora com a quantidade exagerada de bebida alcoólica consumida nessa época. O resultado é previsível: estômago dolorido, fígado prejudicado e cabeça latejando. Se você é daqueles que não trocam o pernil pela saladinha, nem o uísque pelo suco de caju, atenção às dicas a seguir. Você vai precisar delas para começar 2012 sem a sensação de ter sido atropelado por um trem.
Dica boa: para evitar uma ressaca agressiva, as bebidas alcoólicas devem ser intercaladas com um copo de suco ou água (mas isso você provavelmente já sabe e nunca leva a sério).
Ingredientes para desintoxicar
Segundo a nutricionista Fernanda Granja, a desintoxicação acontece quando substâncias tóxicas, acumuladas principalmente no fígado e intestino, são eliminadas pela urina, suor e fezes. Para tanto, são indicadas as brássicas, como couve, com nutrientes que ajudam o fígado a trabalhar melhor, e alimentos antioxidantes, como limão (rico em vitamina C), cenoura (rica em betacaroteno), suco de uva, amora, cereja e morango (frutas roxas e vermelhas são ricas em polifenóis, antioxidantes). Além deles, chá verde, chá branco, alecrim, cúrcuma e gengibre.
Ingredientes para curar a ressaca
Para entender como os alimentos podem ajudar a amenizar os sintomas da ressaca, é importante entender o que ela é. Não é possível dizer que ela tem apenas um motivo, mas grande parte da sensação ruim da ressaca é produzida pela ação de uma substância tóxica, que não é o álcool (etanol). Se este último for consumido em doses exageradas, o fígado não dá conta de metabolizá-lo por completo. Como resultado da quebra incompleta do álcool, sobram quantidades prejudiciais de uma substância tóxica chamada etanal (ou acetaldeído). Ele provoca dor de cabeça, taquicardia, tontura e náusea – ou seja, mal estar generalizado. A melhor maneira de combater seus efeitos é (não beber demais) tentar diluí-lo. “O ideal é muita hidratação”, diz a nutricionista Sandra Maria da Silva. Ou seja, muita água, água de coco, sucos. Alimentos que ajudam na limpeza do fígado, como as brássicas (couve, couve de Bruxelas, brócolis e repolho), ricos em vitaminas do complexo B (pera), que contribuem para o bom funcionamento deste órgão, ou com enzimas digestivas (abacaxi e mamão), que ajudam no processo de digestão e captação de energia pelo fígado, ervas (hortelã, dente de leão, erva-doce), e ricos em vitamina C (um poderoso antioxidante – hortaliças, laranja, acerola, cenoura, limão) também contribuem para amenizar os sintomas da ressaca. (Fonte: Revista Época)
Sucos desintoxicantes
Suco verde . Suco de 1 laranja o 1 folha de couve ou 2 cubinhos de couve* o 1 colher de sopa de linhaça germinada** ou o 1 folha de couve ou 2 cubinhos de couve* o ½ maçã o 1 colher de sopa de linhaça germinada**
*Cubinhos de couve: bata 2 xícaras de couve picada, 1 xícara de agrião picado, ½ xícara de salsinha e ½ xícara de hortelã no liquidificador, com 1 litro de água, e coloque na forma de gelo para congelar.
**Linhaça germinada: coloque 1 colher de sopa de semente de linhaça em ½ copo de água. Deixe de molho de 4 a 8 horas. Quando virar um gel, coloque tudo, inclusive a semente.
Antioxidante . 100 ml de água de coco o 2 laranjas o 2 col de sopa de cenoura ralada o 1 col de sopa de farinha de linhaça
Verduras verdes batidas com frutas . Couve, limão e manga.