OVG atende mais de 300 crianças em ação social
Mais de 300 crianças foram atendidas em uma ação solidária coordenada pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) em comemoração ao Dia Nacional do Voluntário, 28 de agosto. A iniciativa, que reuniu cerca de 80 voluntários, foi realizada no Centro de Trabalho Comunitário (CTC), que fica no Setor Progresso, Região Noroeste de Goiânia.
O CTC atende crianças, adolescentes, jovens e idosos. Durante a ação solidária eles puderam participar de atividades educativas, culturais e recreativas. Houve apresentações musicais, teatro de fantoche, brincadeiras e atividades físicas. Foram realizados também atendimento médico e odontológico, cortes de cabelo, além de lanches.
O Centro Goiano de Voluntários (CGV) da OVG organizou a ação. Segundo o gerente da unidade, Wellington Divino Fassa, a iniciativa foi uma forma de comemorar o Dia Nacional do Voluntário em conjunto com a comunidade. “É uma forma de homenagear aquelas pessoas que prestam seu serviço, talento e trabalho sem fins lucrativos para ajudar o próximo. E nada melhor do que comemorar esse dia como uma ação concreta para a comunidade.”, afirma.
Wellington explicou ainda que o CTC foi escolhido para receber a ação pelo trabalho que realiza na região. “O Centro é uma instituição que desenvolve atividades com muita seriedade, atendendo não só crianças e adolescentes, mas também idosos, envolvendo toda a comunidade.” O Centro de Trabalho Comunitário foi criado em 1993 por agentes pastorais e lideranças comunitárias da base do Morro do Além. O local oferece atividades como: teatro; capoeira; acompanhamento e orientação escolar (reforço); arteterapia; cursos profissionalizantes (costura industrial, modelagem, bordado); oficinas de informática, biscuit, craquellê em vidro e madeira.
O presidente do CTC, Manoel Inácio Filho, garantiu que a iniciativa é muito bem vinda. “É uma ação muito importante para a comunidade. Contagia os corações de crianças e idosos com alegria e paz. Parcerias como essa deveriam ocorrer com mais frequência na nossa sociedade.”
Dona Raimunda Nonato Pereira de Sousa, de 78 anos, participa do coral no CTC e também da oficina de artesanato. Ela adorou participar do evento. “Gostei demais. Não falto a essas coisas. Gosto dessa alegria e movimentação. Além disso, é muito bom ver tanta gente trabalhando junto. É um encontro muito bonito e o CTC precisa porque ajuda muitas crianças e idosos.“
Ajudar. Essa é exatamente uma das causas que motivam pessoas como Denise Maria Ferreira da Silva, de 49 anos, a doar parte do seu tempo para outras pessoas. Ela é assistente social voluntária no CGV e decoradora de festas. Denise passou a noite trabalhando no Centro de Trabalho Comunitário para decorar o local com balões e deixá-lo mais bonito e alegre para receber a comunidade.
Emocionada, ela disse que começou a trabalhar como voluntária no CGV como forma de sair da rotina estressante do dia a dia, mas quando começou teve uma surpresa: “Num primeiro momento, eu pensava no que eu poderia ajudar. Só que quem está sendo ajudada sou eu. Melhorei muito. Estava muito estressada e trabalhar como voluntária levantou meu ânimo. É muito bom poder auxiliar o outro.”
A estudante Beatriz Ribeiro de Jesus, 17, pensa da mesma forma. Ela faz parte do Grupo Terapeutas da Alegria, parceiro da ação organizada pela OVG. Para ela, o voluntariado é um caminho para a construção de um mundo melhor. “Todos deveriam fazer um trabalho assim. Isso te leva a ver que a vida não é fácil. Muitas vezes, as pessoas pensam apenas nelas mesmas e nós precisamos pensar no próximo também.”