O ADEUS A DONA MARTINHA

Roberto Naborfazan Campos Belos perdeu mais uma de suas pioneiras, no inicio desse ano. Vítima de câncer no pulmão, faleceu no dia 13 de fevereiro, dona Martinha Custodia de Jesus. Dona Martinha era viúva de Manoel Rodrigues do Nascimento, conhecido em toda região como Manoel Baiano.  O casal chegou a Goiás, oriundos da Bahia, por volta de 1950, período em que enfrentaram, a cavalo, a travessia da Serra Geral. Fincaram raízes no povoado do Barreirão, Distrito do município de Campos Belos, onde viram crescer sua prole. Dona Martinha, mulher de fibra, trabalhou por muitos anos na roça, na labuta diária do serviço braçal.  Católica fervorosa, fez de sua casa uma extensão da Igreja, onde padres e bispos, entre eles dom Alano Maria Du Noday e Dom Celso se alojavam para missões e festejos. Pela família de Seo Manoel Baiano e dona Martinha foi criado o hábito na região de festejar, por exemplo, o dia de São João Batista, que se tornou tradição concorrida por centenas de pessoas devotas. Mais tarde a família transferiu residência para Campos Belos, seguindo como exemplo de gente ordeira, trabalhadora e religiosa. Construíram na cidade um legado de harmonia e respeito com toda a comunidade. Seus filhos e netos se tornaram cidadãos conscientes de seus deveres, alguns se enveredando para a política, outros para a área de prestação de serviços, enfim, uma família que contribuiu e contribui para o desenvolvimento socioeconômico do município que os acolheu. Genitora de 16 filhos, com dez ainda vivos, Dona Martinha deixa ainda 43netos, 63 bisnetos e 04 trinetos.  A comunidade de Campos Belos sente a ausência dessa pioneira e de todo seu carisma, mas o mundo superior, mais próximo do Criador, está mais cheio de luz com sua chegada. Luz e paz para toda a família.
Roberto Naborfazan
Campos Belos perdeu mais uma de suas pioneiras, no inicio desse ano. Vítima de câncer no pulmão, faleceu no dia 13 de fevereiro, dona Martinha Custodia de Jesus.
Dona Martinha era viúva de Manoel Rodrigues do Nascimento, conhecido em toda região como Manoel Baiano.
O casal chegou a Goiás, oriundos da Bahia, por volta de 1950, período em que enfrentaram, a cavalo, a travessia da Serra Geral. Fincaram raízes no povoado do Barreirão, Distrito do município de Campos Belos, onde viram crescer sua prole. Dona Martinha, mulher de fibra, trabalhou por muitos anos na roça, na labuta diária do serviço braçal.
Católica fervorosa, fez de sua casa uma extensão da Igreja, onde padres e bispos, entre eles dom Alano Maria Du Noday e Dom Celso se alojavam para missões e festejos. Pela família de Seo Manoel Baiano e dona Martinha foi criado o hábito na região de festejar, por exemplo, o dia de São João Batista, que se tornou tradição concorrida por centenas de pessoas devotas.
Mais tarde a família transferiu residência para Campos Belos, seguindo como exemplo de gente ordeira, trabalhadora e religiosa. Construíram na cidade um legado de harmonia e respeito com toda a comunidade. Seus filhos e netos se tornaram cidadãos conscientes de seus deveres, alguns se enveredando para a política, outros para a área de prestação de serviços, enfim, uma família que contribuiu e contribui para o desenvolvimento socioeconômico do município que os acolheu.
Genitora de 16 filhos, com dez ainda vivos, Dona Martinha deixa ainda 43netos, 63 bisnetos e 04 trinetos.
A comunidade de Campos Belos sente a ausência dessa pioneira e de todo seu carisma, mas o mundo superior, mais próximo do Criador, está mais cheio de luz com sua chegada. Luz e paz para toda a família.
Share

Um comentário em “O ADEUS A DONA MARTINHA

  • 1 de abril de 2014 em 9:47
    Permalink

    Venho agradecer Roberto o carinho e respeito que tens por nossa família e de modo especial minha mãe meu pai minha gente querida que já se foi. Sei que lá do céu estão feliz com seu carinho amor ao próximo e responsabilidade , quero de coração te agradecer. Obrigada ficou linda e verdadeira. Deus te abençoe AMIGO.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *