NOVOS TEMPOS? – Equatorial Goiás realiza mutirão de manutenção em Cavalcante.
A empresa está realizando um grande mutirão de manutenções na rede elétrica na região das comunidades quilombolas. A companhia iniciou também uma revitalização em um trecho de 50 quilômetros de rede, complementando a rede, antes monofásica, para circuitos trifásicos.
Roberto Naborfazan
Após concluir a aquisição de 282,9 milhões de ações da Enel Goiás (antiga Celg D) no final do mês dezembro de 2022, e assumir a gestão da distribuição de energia elétrica no Estado, que atende mais de 3 milhões de consumidores, a Equatorial Energia começa a mostrar serviço na região mais carente de investimentos do Estado, o nordeste goiano.
A empresa está realizando um grande mutirão de manutenções na rede elétrica do município de Cavalcante, na região das comunidades quilombolas. Ao todo, a companhia mobilizou 12 equipes para esta ação, incluindo técnicos especializados no trabalho com rede energizada e colaboradores aptos a utilizar drones nas inspeções.
A força tarefa realizou manutenções em equipamentos, como isoladores e chaves, podou árvores e limpou faixas de servidão, que evitam que a vegetação entre em contato com a rede, e inspecionou detalhadamente cerca de 100 quilômetros de redes. Essas ações têm o objetivo de garantir a confiabilidade do fornecimento de energia na região.
Adicionalmente, a companhia iniciou uma revitalização em um trecho de 50 quilômetros de rede, complementando a rede, antes monofásica, para circuitos trifásicos. Isso significa melhoria na qualidade e nos níveis de tensão e aumento de potência disponível, possibilitando, por exemplo, que moradores da zona rural usem novos equipamentos, aumentem a produção, contribuindo para o desenvolvimento da região. Essa ação está em fase de conclusão e vai dar ainda mais qualidade para a energia da região. Equipes da empresa também conversaram e orientaram moradores e lideranças locais.
O mutirão trouxe benefícios para famílias das comunidades Pé da Serra (Povoado Paranã); Tinguizal; Riachão (Procópia); Sucuri (Saco Grande); Areias; São Pedro; Vão do Moleque; Prata; e Vão de Almas.
A ação conta com apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal de Cavalcante, especialmente no auxílio das equipes na locomoção dentro das comunidades, que possuem pontos de extrema dificuldade de acesso.