Novembro é o mês de alerta aos homens para cuidar da saúde
Gabriela Louredo
Em pleno século 21, eles ainda não cuidam da saúde. Não vão ao médico por puro preconceito ou ignorância. Machismo que pode lhes custar a vida. Para tentar mudar esse cenário, a Secretaria da Saúde (SES) realiza neste mês uma série de ações destinadas à conscientização dos homens em razão do Dia Internacional do Homem, dia 19 de novembro.
O objetivo é chamar a atenção das pessoas, de maneira geral, para a garantia dos direitos da população masculina, entre os quais o acesso à saúde, a prevenção às doenças e aos agravos que muitas vezes provocam a morte. Segundo levantamento da SES, as causas externas – acidentes de trânsito e violência por exemplo – são responsáveis por 40% das mortes do público masculino na faixa etária de 20 a 59 anos em Goiás.
Em segundo lugar, com 18%, estão as doenças do aparelho circulatório como o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o infarto do miocárdio. Tais males são desencadeados pela obesidade, sedentarismo e má alimentação. Na sequência, os cânceres como o de pulmão, esôfago (relacionados ao fumo) e de próstata são a terceira causa das mortes registradas no Estado (9%). De acordo com a psicóloga e coordenadora da Área Técnica de Saúde do Homem na Secretaria da Saúde, Maria Vitória Evangelista de Sousa, não dá pra falar de cuidado com o homem sem falar do por que da criação de uma política de atenção à saúde do homem.
“A preocupação das três esferas de governo tem um embasamento forte com relação à mortalidade e à morbidade dos homens pelo fato de eles não irem ao serviço de saúde de forma preventiva. As estatísticas mostram que quando eles buscam o serviço de saúde, já estão na alta complexidade e a doença está instalada com um agravamento maior”, relata. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem foi criada em 2009.
Segundo Maria Vitória, a SES se empenha em mobilizar os gestores das unidades de saúde dos 246 municípios goianos para realizar ações relacionadas à saúde do homem. “Agora mesmo no Novembro Azul enviamos solicitações para que façam ações não com foco somente na prevenção do câncer de próstata, mas também abordar as patologias preveníveis que têm matado a população masculina”, comenta.
Quer um toque? Se cuide
A cada seis homens um terá câncer de próstata. É o segundo mais letal, logo atrás do de pulmão. Somente em 2014, foram diagnosticados 69 mil novos casos da doença no Brasil de acordo com levantamento realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Estudo da Sociedade
Brasileira de Urologia (SBU) feito com 3,5 mil homens acima de 40 anos, apontou que 51% dos homens não vão ao urologista com frequência. O toque retal ainda é um tabu. É o que considera o chefe do Setor de Urologia do Hospital Alberto Rassi, Theo Rodrigues Costa. A prevenção é muito importante porque vai permitir o diagnóstico precoce que pode representar até 90% de chance de cura.
A próstata é uma glândula que faz parte do sistema genital masculino (foto). A função da próstata humana é produzir e armazenar um líquido incolor que constitui parte do sêmen. As principais doenças que atingem a próstata são a hiperplasia prostática benigna, a prostatite e o câncer de próstata.
“Ainda é preconceito a informação que se tem de que o toque retal está vinculado à perda da masculinidade. É um exame que não tem nenhum custo e feito rapidamente. O paciente sai tão homem quanto ele entrou”, afirma. O rastreamento do câncer de próstata é feito por meio de dois exames preventivos: além do toque retal, o PSA – exame de sangue que aponta os níveis de uma proteína produzida pela glândula que pode indicar a presença do tumor.
Theo Rodrigues diz que, por recomendação da SBU, ambos devem ser realizados anualmente acima de 50 anos. Já homens que integram grupos de risco, negros ou com histórico da doença na família, devem se preocupar mais cedo e fazer os exames a partir dos 45 anos. “Se houver alteração em um desses exames e não for encontrada nenhuma outra razão para isso tem que prosseguir a investigação com a biópsia”, explica.
Novembro Azul
O mês de novembro foi eleito como o de prevenção contra o câncer de próstata. Este movimento teve origem em 2003, na Austrália, e ficou conhecido como Novembro Azul. No Brasil o Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a sociedade Brasileira de Urologia e outros parceiros, tem trabalhado ativamente em campanhas alusivas ao tema.
Confira a programação da SES:
Projeto Saúde e Segurança na Estrada
Este evento tem como principal objetivo divulgar os agravos que afetam os homens, em especial os caminhoneiros que trafegam pelas estradas goianas. É realizado pela SES em conjunto com a Polícia Militar e com a participação de equipes do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem em Transportes (Sest/Senast). São realizados aferição da pressão arterial; avaliação da acuidade visual e auditiva; teste de glicemia; orientações de saúde bucal e nutrição, avaliação do índice de massa corpórea; distribuição de preservativos; orientações sobre prevenção de violência e acidentes e ainda sobre o tabagismo.
Data – 19 de novembro
Horário – 8 horas
Local – Posto da GO-020 – saída para Bela Vista de Goiás
Ação no Sest/Senast
Uma equipe composta por 20 profissionais – enfermeiros, nutricionistas, odontólogos, assistentes sociais e acadêmicos de enfermagem – farão ações como aferição da pressão arterial; avaliação de acuidade visual e auditiva; teste de glicemia; orientações de saúde bucal e nutrição, avaliação do índice de massa corpórea; distribuição de preservativos; orientações sobre prevenção de violência e acidentes e ainda sobre o tabagismo. Na programação também constam palestras, recital de poesia, distribuição de materiais educativos e a oferta de uma série de ações na área de saúde.
Data – 20 de novembro
Horário – 8 às 12 horas
Local – Ses/Senast
Endereço – Avenida Castelo Branco, s/n (esquina com a Rua Tuiuti), Bairro São Francisco
Café da Manhã e palestra
Com o intuito de prestigiar os homens participantes do Programa de Planejamento Familiar na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, será realizado um café da manhã e uma palestra ministrada sobre vasectomia realizada pela equipe médica, de psicologia e serviço social da unidade. Na sequência, será realizada uma roda de conversa sobre Saúde do Homem que será de responsabilidade da subcoordenadora estadual da referida política.
Data – 26 de novembro
Horário – A partir das 8 horas
Local – Maternidade Nossa Senhora de Lourdes
Endereço – Rua 230, sem número – Nova Vila