NORDESTE GOIANO – Em Campos Belos, José Eliton ouve prioridades dos municípios em reunião com prefeitos.
O vice-governador José Eliton participou na tarde de segunda-feira, 20, de reunião com todos os gestores dos municípios que margeiam a GO 118, no nordeste goiano. A reunião, promovida pelo prefeito de Campos Belos, Eduardo Terra, permitiu aos prefeitos apresentar ao vice-governador suas principais demandas, para que sejam priorizadas no uso de recursos oriundos da venda da CELG.
Roberto Naborfazan
A convite do prefeito de Campos Belos, Eduardo Terra, o vice-governador do estado, José Eliton de Figuerêdo Júnior, participou de reunião com os gestores dos municípios que margeiam a GO 118, no nordeste goiano, na tarde de segunda-feira, 20.
Acompanhado do secretário de governo, Tayrone de Martino, do deputado estadual Iso Moreira, da deputada federal Magda Mofatto, e do superintendente de Desenvolvimento Agrário e Fundiário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), Warner “Vavá” de Sousa Barbosa, o vice-governador José Eliton destacou o pacote de investimentos da ordem de R$ 2 bilhões em obras estruturantes, saúde, educação, segurança pública, inovação tecnológica, entre outras, que serão usados nos anos de 2017 e 2018.
Diante dos prefeitos de São João D’Aliança, Alto Paraíso, Colinas do Sul, Teresina, Cavalcante, Monte Alegre, Campos Belos e Divinópolis de Goiás, José Eliton afirmou que essa reunião serviu para ouvir as principais demandas de cada município e também para alertar aos gestores municipais para que tenham suas documentações em dia, para não perder prazos e recursos financeiros. Destacou ainda que somente para aplicações diretas nos municípios serão destinados cerca de R$ 400 milhões. “Retornarei aos municípios a partir de março para discutir com prefeitos, lideranças classistas e com a sociedade a aplicação desses recursos”, disse.
O prefeito de Campos Belos, Eduardo Terra, destacou que essa é a primeira reunião com todos os prefeitos da região presentes, e que isso serve para fortalecer as reivindicações junto aos governos do estado e federal, além de possibilitar a troca de experiências nas ações comuns á todos os municípios.
“Estamos honrados com a presença do vice-governador José Eliton, que aceitou prontamente nosso convite para participar desta reunião. Campos Belos é um município polo para esta região, nossa população flutuante é muito grande e nossas demandas maiores ainda. Apresenta-las diretamente ao governo do estado, aqui representado por José Eliton, nos dá a esperança de um desenvolvimento conjunto, integrado, de nossa região. Precisamos de ações imediatas nas áreas da saúde, educação, segurança e infraestrutura. A conclusão da obra de transposição das águas do Rio Mosquito para abastecimento de nossa comunidade é uma de nossas prioridades que será atendida pelo governo do estado”, frisou o prefeito.
O prefeito de Monte Alegre de Goiás, Juvenal Fernandes, apontou que, entre as principais dificuldades enfrentadas nesse seu inicio de governo, está a grande quantidade de ações trabalhistas deixadas pela gestão anterior. São mais de trezentas, afirma. Juvenal agradeceu o envio das máquinas do programa Patrulha do Desenvolvimento, pelo governo do estado, que possibilitou retirada de várias toneladas de lixo e entulhos acumulados no município. Reiterou a necessidade da parceria entre estado e municípios no busca de solução para atender necessidades da comunidade.
Atribuindo sua reeleição ao carisma da primeira-dama, Maria de Jesus Bartos Miranda, o prefeito de Teresina de Goiás, Josaquim Miranda, reconheceu que pouco pode fazer na gestão anterior e que precisa, cada vez mais, das ações do governo do estado em seu município. Segundo ele, sem a ajuda do governo estadual é quase impossível atender as demandas da população. Josaquim sugeriu ainda que se crie na região um polo de confeccionistas, nos moldes dos município de Taquaral e Jaraguá, ambos em Goiás.
A prefeita de São João D’Aliança, Débora Domingues, disse, por sua vez que, com apoio do governo do estado, do deputado Iso Moreira e da deputada Magda Mofatto, irá fazer um governo positivamente diferente em são João D’Aliança, “Estamos juntos para compartilhar as dificuldades, sonhos e esperanças de dias melhores para nossa gente. Enfrentamos desafios na solução de problemas como a reconstrução de pontes, recuperação das estradas vicinais, no transporte escolar, na iluminação pública e tantos outros, mas vamos, gradativamente, buscar soluções. O posicionamento municipalista do governador Marconi Perillo, e essa interação com os prefeitos por parte do vice-governador José Eliton, nos dá a certeza de que vamos superar tudo isso”, ressaltou Débora.
Alex Santa Cruz Oliveira, prefeito de Divinópolis de Goiás, disse que encontrou a prefeitura do município em relativa ordem administrativa, mas que precisa de apoio do governo do estado no fortalecimento do setor de segurança pública e, entre outras necessidades, pediu a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros em seu município.
Já o prefeito de Cavalcante, Josemar Saraiva Freire, lembrou que seu município é o terceiro maior do estado de Goiás, com 1, 4 habitante por metro quadrado, com mais de setecentos quilômetros de estradas à ser cuidadas. Apontou os graves problemas enfrentados na área da segurança pública, visto que, entre outras ações de violência, está a destruição da única agência bancária da cidade, o que atrapalha o fluxo de turistas. “Só desenvolveremos Cavalcante se incrementarmos o turismo, e para isso contamos com o governo do estado, com o deputado Iso Moreira e a deputada Magda Mofatto, que é grande conhecedora desse meio. Quero pedir também, com apoio de meus colegas prefeitos aqui presentes, que seja ativado o posto de pesagem de caminhões na GO 118, no município de São João D’Aliança, para que o asfalto dessa importante rodovia para a região não seja destruído pelo excesso de peso”, concluiu Josemar.
Um dos mais jovens prefeitos do estado de Goiás, Adriano Passos, de Colinas do Sul, reconheceu a importância do deputado Iso Moreira em sua eleição, já que aparecia com pequena margem nas pesquisas de intenção de votos. Apontou dificuldades administrativas, que se complicaram com um incêndio criminoso na garagem municipal, que destruiu grande parte da frota de veículos, além de uma forte tempestade que inundou ruas e avenidas, destruindo praticamente toda a iluminação construída pela gestão anterior. Entre as principais prioridades apontadas, Adriano Passos citou a necessidade da revitalização do sistema de fornecimento de água potável para a população. Uma viatura para a Polícia Militar do município também foi solicitada pelo jovem prefeito.
Prefeito do município de Alto Paraíso, que é referência em turismo ecológico e de aventura para o Brasil e o mundo, Martinho Mendes da Silva parabenizou o prefeito Eduardo Terra por promover a primeira reunião entre os prefeitos da região da GO 118, ao mesmo tempo em que destacou a importância desse olhar do governo do estado para o nordeste goiano. Dentre as prioridades apontadas por Martinho Mendes, nesse momento em que recursos da ordem de dois bilhões de reais serão disponibilizados em ações para os municípios, está a conclusão da pavimentação asfáltica da GO 239, no sentido Alto Paraíso/Colinas/Niquelândia e a recuperação frequente do trecho da mesma rodovia no sentido Alto Paraíso/Flores de Goiás/Nova Roma, importante para o escoamento da produção agropecuária da região. A reabertura da unidade do Ciretran em Alto Paraíso também foi solicitada pelo prefeito.
“Ao sermos escolhidos para nos tornarmos referência em cidade sustentável para o mundo, precisamos de mais investimentos no setor de energia elétrica, pois sem ela não há como atrairmos investidores dispostos a gerar empregos e rendas em nossa região. Precisamos, também, da ajuda dos governos do estado e federal para a construção de um aterro sanitário, para nos adequarmos a legislação e também para acabar com o lixão, que além de danos a saúde humana e ambiental, dificulta a liberação do nosso aeroporto, que tem uma das melhores estruturas no interior do estado. Peço ao vice-governador José Eliton, que nos auxilie junto ao governador Marconi Perillo, para indicar um de nossos município da região da GO 118 para ser polo de atendimento na área da saúde, com a construção de um hospital de referência”, enfatizou Martinho Mendes.
O superintendente de Desenvolvimento Agrário e Fundiário da SED, Warner “Vavá” de Sousa Barbosa, disse que está trabalhando no sentido de concluir a tão sonhada regularização fundiária na região e que o programa Gleba Legal será de muita importância para que isso aconteça.
O secretário de governo, Tayrone de Martino ressaltou a importância de os prefeitos estarem com certidões e toda a documentação em dia para conseguir celebrar os convênios com o estado no momento da disponibilização de recursos para obras. Se colocou a disposição dos prefeitos para levar os municípios o Programa Governo Junto de Você, que oferece à população ações como a advocacia dativa, passe livre e tantos outros benefícios. Lembrou ainda a importância para os prefeitos de ter parceiros importantes como os deputados Iso Moreira e Magda Mofatto, grande defensores dos municípios.
Tanto o deputado estadual Iso Moreira, quanto a deputada federal Magda Mofatto se mostraram coesos com a postura municipalista do governador Marconi Perillo e do vice-governador José Eliton. Reafirmara seus compromissos em defesa dos direitos e na busca por melhorias para a população de Goiás, em especial para as comunidades da região nordeste do estado, que ainda sofrem com o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IHD). Iso Moreira lembrou o legado deixado pelo ex-prefeito de Alto Paraíso, Divaldo William Rinco, morto em 2010, na busca pela regularização fundiária em todo o nordeste goiano.
No final da reunião o vice-governador José Eliton respondeu ao jornal O VETOR questionamento sobre os principais tópicos apontados pelos prefeitos.
Casas populares – Nós temos um programa para a área da habitação. Nós já anunciamos a construção de trinta mil casas ao longo dos próximos dois anos. Os recursos já estão disponíveis, dependendo somente dos prefeitos apresentarem seus projetos com a área que será edificada, e o estado de Goiás em conjunto com a Caixa Econômica Federal irá viabilizar a construção dessas trinta mil casas populares de acordo com a demanda de cada município.
Estradas e rodovias dessa região – Nós temos diversas estradas a serem concluídas nessa região, cito como exemplo a GO 447, que liga Monte Alegre a Divinópolis, a GO 239, que liga Alto Paraíso a Colinas do Sul e Niquelândia, temos também a estrada Parque que vai de Guarani até Terra Ronca, em São Domingos, que são de muita importância para a região. O governador Marconi Perillo já determinou e a obras da GO 239 serão retomadas nos trechos entre São Jorge/Colinas do Sul/Niquelândia, que deverá ser entregue a população ainda este ano. Essa rodovia será a ligação definitiva entre o norte e o nordeste do estado, proporcionando comodidade à quem se dirige para Goiânia, sem a necessidade de passar por Brasília, além de diminuir custos no escoamento da produção agrícola e pecuária.
Instalação de unidades do corpo de Bombeiros na região – Nós já temos o Batalhão do corpo de Bombeiros na cidade de Posse, com toda a estrutura logística que atende as necessidades desta região. Estamos ampliando esse trabalho e um destacamento está chegando para Campos Belos, já esta em fase de preparação de projeto, assim como em Alto Paraíso, onde teremos uma outra unidade dentro daquele principio das metas dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Asfalto Urbano – Depende da definição de cada prefeito. O governador Marconi Perillo já alocou recursos, definiu montante de recursos que nos teremos para investimentos no desenvolvimento municipal, e os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e a sociedade é quem deverão apontar as prioridades, onde for defino que é asfalto, será asfalto, onde for outra demanda nos iremos atender a demanda escolhida. Onde for asfalto, o prefeito terá o recurso disponibilizado e poderá ele mesmo comprar sua massa asfáltica e usar seus funcionários para fazer a pavimentação ou recuperação das ruas e avenidas de sua cidade.
Segurança pública, principalmente sobre o contingente de novos alunos/ soldados que estão fazendo os cursos em vários municípios, eles ficarão nas cidades onde estão sendo preparados – Não só esses atuais, que nós temos, por exemplo, mais de trinta fazendo curso em Alto Paraíso, e depois serão distribuídos por toda a região, mas também os do concurso que está em andamento, são mais de dois mil e quinhentos novos policiais. Os que fizeram o curso na região, ficarão na região.
Atração de empresas que gerem empregos e rendas para os moradores do nordeste goiano – A Assembleia Legislativa aprovou, ainda no ano de 2012 a emenda a constituição do estado de Goiás, estabelecendo a zona de isenção de ICMS para os municípios da região nordeste e da região oeste do estado. Qualquer empreendedor que queira se instalar nessas regiões tem zero por cento de ICMS, além disso, nós temos vinculados 10% de FCO, que é uma linha de financiamento, para empresas ou tomadores de empréstimos para instalarem unidades no nordeste goiano. Nós estamos trabalhando com os prefeitos, fiz um apelo à eles para que coloquem suas equipes técnicas dentro da secretaria de estado do Desenvolvimento Econômico, para debater com os diversos empresários quando da definição de locais para estabelecer seus investimentos.
Assumindo o governo do estado em maio de 2018, quando o governador Marconi Perillo se desincompatibilizará do cargo, como será sua atuação junto ao projeto de tornar Alto Paraíso em referência de sustentabilidade? – Uma posição de muito respeito, acho que é preciso avançarmos nessa construção. Nós sabemos as dificuldades que impõem um projeto de tamanha envergadura como esse, que será referencial não só no Brasil, como em fora dele. Temos definição estratégica do governo em apoiar essa iniciativa, tanto é que estamos tomando uma seria de medidas no âmbito do município de Alto Paraíso, para que ele possa receber esse título de primeira cidade sustentável do Brasil.
Projeto de transposição das águas do Rio Mosquito para a cidade de Campos Belos – ainda na sexta-feira (17/02), falei com o presidente da Saneago, Jalles Fontoura, e nós definimos como uma obra estratégica e prioritária da Saneago. O presidente deve, muito em breve, vir à Campos Belos já para retomar as obras. Tivemos algumas discussões em relação ao projeto que estava em tramitação, buscamos e encontramos a solução adequada para dar essa continuidade e esperamos que ao longo desse ano a gente possa finalmente concluir essa tão importante e tão sonhada obra. Grande parte dela já está pronta, todas as adutoras estão prontas, só estão faltando duas elevatórias e a definição da energia para o bombeamento. Vamos fazer interligação no atual sistema de tratamento. Mais tarde construiremos um novo sistema de tratamento, mas já com a água sendo bombeada e chegando aos lares dos moradores de Campos Belos.
Ao encerrar a reunião, José Eliton, Iso Moreira e a deputada Magda Mofatto entregaram três carros Marruás para as escolas Kalungas. São veículos preparados para rodar em estradas de difícil acesso como as que levam as escolas Kalungas nos municípios de Monte Alegre, Teresina e Cavalcante.
O empresário Almir Santos, além de vice-prefeitos, vereadores e lideranças da sociedade organizada também prestigiaram o evento.