NO RUMO CERTO – Selo Ouro na educação e limpeza urbana com foco no combate a endemias estão entre ações de gestão em São João d’Aliança.
Prefeito Genivam Gonçalves participou do evento, que teve presença do governador Ronaldo Caiado, onde recebeu o Selo Ouro Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Ações como entrega do vale gás e a intensificação do combate a endemias também foram realizadas neste mês de janeiro.
Roberto Naborfazan
O município de São João d’Aliança, por meio da secretaria municipal de Educação, recebeu no dia 14 de janeiro, o Selo Ouro Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma iniciativa do Ministério da Educação que visa reconhecer o trabalho das Secretarias de Educação (estaduais e municipais) na alfabetização das crianças brasileiras, celebrando os avanços alcançados ao longo do ano. A solenidade ocorreu no ginásio da secretaria estadual de educação, em Goiânia, com a presença do prefeito Genivam Gonçalves (PRD), do secretário municipal de educação, Ronan Vieira, e da coordenadora pedagógica, Lidinalva Ayres.
Os anfitriões do evento foram o governador Ronaldo Caiado e a secretária estadual de educação, Fátima Gavioli.

O Selo Ouro foi entregue para os municípios que têm se destacado pelos avanços significativos na alfabetização das crianças goianas, principalmente por meio da parceria com o Programa AlfaMais Goiás. Essa parceria com o governo do estado tem como principal objetivo alfabetizar todas as crianças na idade certa, o que tem gerado bons resultados em São João d’Aliança. O programa foi recentemente premiado com o Selo Ouro da Alfabetização, uma distinção do Ministério da Educação (MEC), que reconhece os melhores desempenhos no país.
“É com muita alegria e orgulho, que recebemos essa horaria. São João d’Aliança foi premiado com o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, na categoria Ouro, concedido pelo Ministério da Educação (MEC)! Esse reconhecimento é a prova de todo o esforço e dedicação que temos colocado na educação fundamental. Parabenizo o secretário Ronan, educadores, coordenadores e profissionais que se dedicam diariamente para garantir que nossas crianças tenham um ensino de qualidade. E claro, não podemos esquecer do AlfaMais, o programa estadual que tem sido um valioso aliado nessa jornada, garantindo que nossas crianças adquiram o conhecimento e as habilidades essenciais para o aprendizado desde os primeiros anos de escolaridade. Essa conquista é de todos nós. Estamos todos juntos nessa caminhada, trazendo avanços para o futuro das nossas crianças”. Ressaltou o prefeito Genivam Gonçalves.
“Não existe primeiro lugar se não cuidarmos do ensino fundamental na base. Levo educação com seriedade e peço a vocês, prefeitos e prefeitas, que voltem os olhos para este setor”, destacou o governador, Ronaldo Caiado durante o evento.
Durante a cerimônia, o município de São João d’Aliança recebeu kits literários e materiais escolares para os alunos do 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental, reforçando o compromisso da atual gestão com a leitura e o aprendizado desde o início da vida escolar.
Vale gás
O prefeito Genivam Gonçalves segue visitando as comunidades na zona rural do município, levando benefícios e ouvindo as demandas da população.
Na sexta-feira, 24, acompanhado da secretária da Assistência Social, Mariinha Batista, vereadores e de secretários municipais, o prefeito esteve no P.A. Santa Maria, no P.A. Gibão (Casa da Claudiana) e no Distrito do Forte, realizando a entrega dos botijões do Programa Auxílio Gás.

“Quando fui vereador, rodei os quatro cantos do nosso município, ouvindo as pessoas, entendendo suas necessidades e buscando soluções. Agora, como prefeito, essa determinação não será diferente. Estarei sempre ao lado do nosso povo, enfrentando desafios e buscando incansavelmente o melhor para nossa cidade. Estou hoje aqui, com a secretária Mariinha Batista, e membros de nossa equipe com o objetivo de garantir que as famílias dessas localidades recebam esse apoio essencial”. Frisou Genivam.
Combate a Dengue e outras endemias
Seguindo as orientações do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria Estadual da Saúde de Goiás (SES-GO) a prefeitura de São João d’Aliança, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou os trabalhos de combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya, Zika e a febre amarela urbana.
A equipe da Coordenação de Agentes de Combate Endemias, tem realizado o manejo ambiental continuo, que é a retirada de lixo e entulhos, além de identificar e combater, com medicamentos, os focos em residências particulares, prédios públicos.
Foi iniciado também o primeiro Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti —LIRAa , uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Febre pelo vírus Zika e Febre Amarela. Esse levantamento é feito quatro vezes o ano.

“Devido aos índices de contaminação de doenças causadas pelo Aedes Aegypti nos últimos anos, o prefeito Genivam Gonçalves está nos dando total apoio para que possamos trabalhar realizando o manejo ambiental, limpando lotes baldios, retirando entulhos, pneus velhos e tudo que possa se transformar em locais de focos do mosquito, e também no trabalho de educação e conscientização dos nossos cidadãos, sobre a importância de que cuidem de seus quintais evitando deixar água acumulada, retirem o entulho de dentro de seu quintal e coloque do lado de fora para que nosso caminhões recolha, e que denunciem onde houver focos pela cidade. A Secretaria Estadual de Saúde promoveu recentemente uma reunião com gestores de vários municípios, reforçando a importância das campanhas de conscientização do cidadão”. Disse a secretária municipal de saúde, Andréia Abbes.
Em São João d’Aliança houve uma grande redução do acúmulo de entulhos em locais impróprio, mas ainda existem pessoas que insistem em fazer o descarte em lotes baldios em alguns pontos da cidade, por isso, neste início de ano, a equipe da Coordenação de Agentes de Combate a Endemias, comandada gerente de endemias, Valci Antônio, intensificou o trabalho de limpeza, e também de orientação ao cidadão.

Esse início de trabalho contou com a presença do técnico de endemias da Regional Entorno Norte da SES-GO, com sede em Formosa, Gilvan Francisco Alves, que acompanhou e auxiliou no trabalho de orientação.

“Presto apoio nos oito municípios da Jurisdição da Regional do Entorno Norte (Formosa; Planaltina; Alto Paraíso de Goiás; São João d’Aliança; Flores de Goiás; Cabeceiras; Vila Boa e Água Fria de Goiás), onde, além de fornecermos insumos para combater os vetores da dengue, e o barbeiro, também damos o apoio técnico. Mas sabemos que para combater esses transmissores, é preciso de um manejo ambiental adequado, com a retirada dos depósito que possam acumular água , porque onde mais encontramos as larvas dos mosquitos são nesses pequenos depósitos. O uso de adulticidas (inseticidas usados para combater insetos adultos) tem de ser em último caso, por agredir o meio ambiente e as pessoas. Por isso a importância da eliminação do mosquito na fase aquática (larvas)”. Aponta Gilvan Francisco.