MUNICÍPIOS SAUDÁVEIS – Alto Paraíso de Goiás é referência em evento sobre saúde na Colômbia.

Prefeito Martinho Mendes representa CNM em evento internacional sobre saúde e apresenta boa prática.

Allan Oliveira**

Por videoconferência, Martinho Mendes mostrou a estrutura e a organização do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como as redes de Atenção à Saúde e como implementou o projeto Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

O municipalismo brasileiro teve espaço na tarde de quinta-feira, 31 de outubro, na programação do III Encontro de Prefeitos e Prefeitas de Municípios Saudáveis da Região das Américas na Colômbia. Representando a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o prefeito de Alto Paraíso de Goiás (GO), Martinho Mendes da Silva, participou do evento, via internet, para apresentar a atuação da CNM e a organização dos Municípios em rede. Ele estava acompanhado do vereador Pastor Marlony.

Na oportunidade, o gestor também detalhou práticas integradas exitosas em saúde que foram adotadas pelo Município goiano.

O encontro é promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A participação do gestor goiano trouxe detalhes de como os Municípios atuam em rede no Brasil, contextualizando a atuação da CNM e do movimento municipalista, para que esse funcionamento ocorra da melhor forma possível.

Na área da Saúde, Martinho Silva mostrou a estrutura e a organização do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como as redes de Atenção à Saúde e a participação social.

Nesse entendimento, o prefeito contou como implementou o projeto Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, que prevê ações interligadas no atendimento à população. “Nós, como poder público, implantamos esse projeto que está dando muito certo no Município de Alto Paraíso de Goiás. É uma satisfação muito grande poder apresentar essa iniciativa para o mundo nesse evento da Colômbia, que está tratando justamente da área da saúde”, considerou o prefeito.

Martinho Mendes e Pastor Marlony com membros da CNM e da OMS/OPAS.

O chefe do executivo municipal deu mais detalhes de como é a dinâmica da iniciativa. “As pessoas procuram os funcionários do Programa Saúde da Família. Se necessário, os pacientes são encaminhados para o Núcleo de Práticas Integrativas. Esse núcleo realiza procedimentos que vão desde a consulta com os médicos até a inclusão de orientações com saberes populares. Ainda é integrado com profissionais de yoga, massagens, fisioterapia e uma série de outras práticas que fazem parte esse grande sistema”, disse.

Recentemente, a prefeita de Monteiro Lobato (SP), Daniela Brito participou da edição europeia do Encontro de Prefeitos e Prefeitas das Cidades Saudáveis. O evento na Colômbia é um ponto de partida para a implantação do Projeto Cidades Saudáveis no Brasil, que terá a contribuição da CNM.

Dúvidas podem ser esclarecidas com a área técnica da Saúde da CNM pelo e-mail: saude@cnm.org.br  ou pelo telefone (61) 2101-6000.

*** Da Agência CNM de Notícias

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *