MINOXIDIL – Casos de bebês com ‘síndrome de lobisomem’ levantam alerta sobre uso o medicamento.

Inicialmente desenvolvido como medicamento para hipertensão, o minoxidil revelou como efeito colateral o crescimento capilar. Desde 2023, 12 casos foram relatados na Europa, incluindo um incidente na Espanha.

DA REDAÇÃO

Autoridades de saúde europeias emitiram um alerta sobre o uso do minoxidil, medicamento popular no tratamento contra queda de cabelo, após relatos de que ele pode provocar a “síndrome de lobisomem” (hipertricose) em bebês. A condição rara é caracterizada pelo crescimento anormal de pelos finos no rosto e no corpo.

Casos registrados e os riscos do medicamento

Desde 2023, 12 casos de bebês com hipertricose foram relatados na Europa. Um dos episódios mais notáveis ocorreu na Espanha, onde um bebê apresentou crescimento de pelos nas costas e pernas após contato indireto com o medicamento utilizado pelo pai.

Segundo o Centro de Farmacovigilância de Navarra, o pai usava minoxidil para tratar queda de cabelo. Pouco tempo depois, o bebê começou a desenvolver pelos pelo corpo. Quando a exposição ao medicamento cessou, os sintomas desapareceram gradualmente.

Pai usava minoxidil para tratar queda de cabelo. Pouco tempo depois, o bebê começou a desenvolver pelos pelo corpo. Foto: Reprodução/Daily Star

O centro identificou outros 10 casos semelhantes em bebês na Europa, todos associados ao uso de minoxidil por familiares próximos. O contato se deu principalmente por meio da pele ou da boca.

Apesar de reversíveis, os sintomas levantam preocupações. Especialistas alertam que a substância, considerada forte para crianças, pode representar riscos graves ao coração e aos rins de bebês expostos.

O que é minoxidil?

Inicialmente desenvolvido como medicamento para hipertensão, o minoxidil revelou como efeito colateral o crescimento capilar. Desde então, é amplamente usado no tratamento de alopecia e para estimular o crescimento da barba.

Efeitos colaterais e cuidados no uso

Entre os efeitos adversos do minoxidil estão:

Coceira;

Pele seca;

Descamação do couro cabeludo;

Crescimento de pelos em áreas indesejadas, como testa, orelhas e buço.

Por isso, seu uso deve ser feito exclusivamente sob orientação médica.

Quer receber todas as nossas publicações com exclusividade? Faça parte do nosso grupo de leitores no WhattsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/IfZL4dQkjrS6m9NXLNmty2

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *