MINAÇU – IEL inicia capacitação de fornecedores da Serra Verde.
Programa Avançar, lançado em junho, é destinado a capacitar e desenvolver as micro, pequenas e médias empresas da região para que estejam aptas a fornecer produtos e serviços necessários para a operação da mineradora.
Sérgio Lessa
O Instituto Euvaldo Lodi – IEL Goiás, deu partida à série de capacitações que serão oferecidas a empresas de Minaçu, fornecedoras de produtos e serviços para a Mineração Serra Verde. De 7 a 10 de agosto, foi ministrado um curso de planejamento estratégico para 27 dos 33 empresários inscritos no Programa Avançar, lançado em junho na cidade do Norte Goiano, a cerca de 500 quilômetros de Goiânia.
O treinamento, ministrado por profissionais do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) e realizado na Unidade Integrada Sesi e Senai, em Minaçu, teve duração de 16 horas, mais duas horas de consultoria individual para cada empresa. “Até o fim deste ano, serão realizadas mais capacitações para os empresários, com foco em saúde e segurança do trabalho (setembro), gestão financeira (outubro) e compliance (novembro)”, explicou a gerente de Desenvolvimento Empresarial do IEL Goiás, Sandra Márcia Silva.
AVANÇAR
Batizado pela Serra Verde de Avançar, o programa tem como meta capacitar e desenvolver as micro, pequenas e médias empresas da região para que estejam aptas a fornecer produtos e serviços necessários para a operação da mineradora.
A empresa extrai elementos de terras raras (ETR), como a argila iônica, um composto de 17 elementos químicos abundante na região. Os minérios podem ser utilizados, entre outros fins, na produção de imãs de alta potência, usados na geração de energia limpa, como turbinas eólicas e carros elétricos, além de catalisadores na indústria de petróleo e equipamentos médicos.
MINAÇU
A meta do Programa Avançar é desenvolver os fornecedores de Minaçu, além de promover a diversificação econômica sustentável da região, afetada com o banimento da exploração e do uso do amianto no Brasil. O IEL Goiás fez a mobilização dos parceiros, aplicou diagnóstico e iniciou a capacitação e consultoria para as empresas da região, bem como promoveu eventos de integração e comunicação entre os envolvidos. Outro ponto é a estruturação, acompanhamento e monitoramento de um programa de governança.
Os objetivos são reforçar os benefícios decorrentes da atuação da Mineração Serra Verde em Minaçu, fomentar as atividades que fortaleçam a economia local, ampliar a capacidade do município de autogestão e desenvolvimento socioeconômico e cultural, além de promover, potencializar e dinamizar a economia Minaçuense, com base no trabalho colaborativo.
O IEL também ficará responsável pelo levantamento de informações relacionadas a políticas públicas e projetos estruturantes elaborados pelo poder público; pela identificação de necessidades das empresas para contratação de pessoas; pela busca e captação de linhas de fomento, com objetivo de implantação dos projetos a serem apoiados pelo programa; além da identificação do perfil de propriedades rurais vizinhas à Serra Verde.
O Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) é executado há mais de 20 anos pelo IEL Goiás, já tendo atendido 17 municípios goianos, 101 empresas-âncora, 800 empresas fornecedoras e 80 propriedades rurais. Porém, o projeto foi adequado à agenda ESG, que foca no desenvolvimento sustentável.
O objetivo é preparar fornecedores para o atendimento a demandas de grandes empresas. Com isso, há benefícios para todos os envolvidos, como o fortalecimento da marca, a melhoria da gestão, a promoção de uma excelência organizacional, uma organização mais atraente para os investidores, a identificação de oportunidades estratégicas para a empresa – governança, sustentabilidade e responsabilidade social –, além da redução de custos por meio de gestão dos recursos naturais com a promoção de eficiência energética.