MINAÇU – IEL Goiás e Mineração Serra Verde lançam Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) no município.
Com foco em ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) o Programa Batizado pela mineradora como Avançar, tem como meta capacitar e desenvolver micro, pequenas e médias empresas da região para que estejam aptas a fornecer produtos e serviços para a operação da mineradora.
Sérgio Lessa**
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Goiás) e a Mineração Serra Verde promoveram, no dia 31 de maio, o lançamento oficial do novo Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), com foco em ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança), no Instituto Carlos Chagas (Incar), em Minaçu, cidade de 28.793 habitantes no Norte goiano, a 500 quilômetros de Goiânia.
Batizado pela mineradora com o nome de Avançar, o programa tem como meta capacitar e desenvolver as micro, pequenas e médias empresas da região para que estejam aptas a fornecer produtos e serviços necessários para a operação da Serra Verde.
“Nós fizemos um grande trabalho de pesquisa para a atualização e adequação do nosso já consagrado PDF à agenda ESG. No IEL Goiás, nosso foco é gestão e governança, e temos que estar sempre preparados para oferecer o que há de melhor e mais moderno para nossos clientes. Estou muito otimista com o novo projeto ao lado da Mineração Serra Verde, de nossos parceiros (Senai, Sebrae, CDL, Prefeitura de Minaçu, Sindicato Rural, Associação de Psicultura, Cooperativa de Pequenos Agricultores e Pecuaristas de Minaçu, Central dos Pequenos Produtores Rurais de Minaçu e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e com o desenvolvimento socioeconômico que será levado a Minaçu e região”, afirmou o superintendente do IEL Goiás, Humberto Oliveira, que representou, no evento, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel.
A empresa extrai elementos de terras raras (ETR), como a argila iônica, um composto de 17 elementos químicos abundante na região. Os minérios podem ser utilizados, entre outros fins, na produção de imãs de alta potência, na geração de energia limpa, como turbinas eólicas e carros elétricos, além de catalizadores na indústria de petróleo e equipamentos médicos.
“Dentro das políticas de desenvolvimento da Serra Verde, um dos principais programas é relacionado às questões socioeconômicas, ao desenvolvimento do município. A mineração é uma atividade de longo prazo e não adianta a gente trazer tecnologia, evoluir, mas não pensar nos fornecedores locais. O IEL é um parceiro de credibilidade, que já executa esse tipo de trabalho em outras regiões e essa parceria só vai trazer ganhos para a cidade e para a empresa”, ressaltou o gerente corporativo de ESG da Mineração Serra Verde, Pedro Burnier.
O lançamento oficial do PDF-ESG contou com presença de gestores da Mineração Serra Verde, do IEL Goiás, empresários locais, autoridades políticas e lideranças de Minaçu.
Segundo a gerente de Desenvolvimento Empresarial do IEL Goiás, Sandra Márcia Silva, o Programa Avançar contempla 60 empresas de Minaçu, que passaram por um diagnóstico de maturidade, apresentado durante o lançamento do PDF. “Até o fim deste ano, serão realizadas capacitações para os empresários, com foco em planejamento estratégico, gestão financeira, saúde e segurança do trabalho e compliance”, explicou Sandra.
O prefeito de Minaçu, Carlos Alberto Lereia, acompanhado do vice, Ian George, manifestou otimismo com a iniciativa.
“A prefeitura já tem um convênio com o IEL para o Programa de Estágio e com o Senai para a qualificação de mão de obra. Sabemos da qualidade e da seriedade das casas da Fieg. A presença dessas entidades e da Serra Verde em Minaçu só tem a contribuir para o desenvolvimento da cidade. Só tenho que agradecer ao Sistema S pela colaboração com nosso município”, sublinhou Lereia.
***FONTE: Revista Pauta Extra.
FOTO DE CAPA: Sandra Márcia Silva, gerente de Desenvolvimento Empresarial do IEL Goiás.