Milca Severino, uma carreira dedicada à educação
De forma oportuna e justa, a Universidade Federal de Goiás, através de sua assembléia universitária, concedeu o título de professora Emérita a Milca Severino Pereira. Esse reconhecimento é a maior homenagem prestada por uma instituição de ensino a professores que contribuíram de forma efetiva para o desenvolvimento do ensino em Goiás. Milca foi destacada por sua atuação como professora na Faculdade de Enfermagem e como reitora da UFG, entre os de 1998 e 2005. A cerimônia ocorreu no Teatro Asklepiós, da Faculdade de Medicina. Adireção da UFG está de parabéns por prestar esta homenagem à professora Milca Severino.
Não poderia deixar de registrar o trabalho que a professora Milca Severino realiza à frente da Secretaria Estadual de Educação, pois ela imprime um ritmo acelerado, um estilo moderno e assume compromisso com uma educação de qualidade. Goiás é respeitado hoje em todo o País exatamente por ter à frente da pasta da educação uma professora eficiente, inteligente e moderna.
Oriunda de família simples, a professora emérita ingressou na área da saúde ainda no interior de Goiás, na cidade de Rio Verde, e como técnica de enfermagem. Na década de 1980, ingressou na UFG como enfermeira do Hospital das Clínicas (HC) e, posteriormente, foi aprovada em concurso para professor efetivo da, então, Faculdade de Enfermagem e Nutrição.
Dentro da UFG, Milca Severino desenvolveu pesquisas na área de infecção hospitalar e criou, em 1991, o primeiro núcleo de pesquisa da Faculdade de Enfermagem: o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Infecção Hospitalar (NEPIH), que ainda exerce importante papel na unidade. Em 1998, a professora foi a primeira enfermeira do Brasil a ocupar o cargo de reitora.
Como representante do povo goiano na Assembléia Legislativa, tenho frequentes contatos com a secretária Milca Severino e posso afirmar que Goiás só ganha com o trabalho desenvolvido por ela em favor de um ensino fundamental e médio de qualidade. É a voz da experiência, tem visão de futuro e sabe dialogar com todos os segmentos da comunidade escolar.
Para o diretor da faculdade de Enfermagem, Marcelo Medeiros, a homenagem a Milca Severino provém do decorrente compromisso e dedicação da atual secretária estadual de Educação às áreas essenciais: saúde e a própria educação. Além disso, para o diretor, a professora e reitora teve força e garra para controlar momentos conturbados para o ensino superior público.
Destaco o depoimento de Maria Alves Barbosa, professora da Faculdade de Enfermagem da UFG: “Milca Severino tornou-se uma referência para as gerações posteriores de enfermeiros por ser uma docente que edifica e revela a UFG para vários segmentos da sociedade.”
ISO MOREIRA É DEPUTADO ESTADUAL