MEIO AMBIENTE – Governo de Goiás doa equipamentos para cooperativa de reciclagem de Alto Paraíso de Goiás.
Recursos financeiros utilizados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), para aquisição dos equipamentos, provêm de acordo de autocomposição ambiental. Cooperativa Reciclealto atua desde 2011 no trabalho de minimizar o impacto gerado, fazendo o tratamento dos resíduos sólidos coletados e destinando de forma correta o material reciclável, na região da Chapada dos Veadeiros.
Roberto Naborfazan
O governo de Goiás, através da secretaria de estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, entregou na sexta-feira (17/02), equipamentos de proteção ambiental (EPIs) e instrumentos de trabalho para a cooperativa de reciclagem de resíduos sólidos Reciclealto, em Alto Paraíso de Goiás, município que integra a Chapada dos Veadeiros, no nordeste de goiano.
A cooperativa processa e destina de forma correta cerca de 30 toneladas por mês de materiais recicláveis.
A entrega dos equipamentos de proteção ambiental (EPIs) e instrumentos de trabalho foi feita pela secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis.
Os equipamentos foram adquiridos por meio de autocomposição ambiental, procedimento no qual o autuado discute com a Semad um acordo para regularizar os passivos ambientais lavrados nos autos de infração e evita, dessa maneira, que o procedimento administrativo contra ele se prolongue.
Pela autocomposição, é possível reduzir as multas em até 60%. Os valores são convertidos em prestação de serviços para preservação, melhoria e recuperação do meio ambiente.
O Gerente de Logística da Reciclealto, Luis Carlos Gojvscek (Luisaço), recebeu da secretária Andréa Vulcanis uma prensa enfardadeira de 40 toneladas, um elevador para mil quilos, 39 calças de brim, 186 protetores auriculares, 63 óculos de proteção, 45 pares de botina e 52 máscaras de proteção.
Nas próximas semanas, a cooperativa Reciclealto receberá também 150 pares de luva, mais 13 protetores auriculares e 57 máscaras.
“Os recursos financeiros que chegam à Semad por meio da autocomposição ambiental são integralmente usados para fortalecer ações positivas para natureza, como essa. Investir na reciclagem equivale a combater o descarte inapropriado e colabora com a preservação do planeta”, afirma a secretária de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis.
“A prensa e o elevador ampliarão a nossa capacidade de prensagem e de processamento de forma significativa”, diz Surya Mendes, consultor ambiental da Reciclealto. “E os EPIs, por sua vez, proverão ainda mais segurança aos nossos cerca de 20 colaboradores envolvidos na operação. Sem dúvida, é uma parceria que traz impactos significativos”.
A prensa que a Semad adquiriu vai ser utilizada para formar fardos de resíduos recicláveis separados por categoria. A compactação facilita o armazenamento e o transporte para indústrias recicladoras. Já o elevador será usado para levar os fardos até o caminhão, de modo a proteger funcionários do risco de acidentes.
Reciclealto
A Reciclealto iniciou seu trabalho em Alto Paraíso de Goiás como uma Associação, em 2011, em uma parceria com a prefeitura do município, na gestão do então prefeito, Álan Barbosa (PSB).
A parceria com o município prosseguiu na gestão do prefeito Martinho Mendes (PL), quando foram instalados pela cidade e nos principais atrativos naturais os Pontos de Entregas Voluntárias (PEVs), onde os moradores e visitantes colocam separadamente os materiais recicláveis.
Foi também na gestão do prefeito Martinho Mendes que a Reciclealto assumiu o trabalho de coleta seletiva no distrito de São Jorge, e foi criado o Projeto Socioambiental Reciclar é Preciso, que instituiu a Moeda Social Reciclados.
Para receber a moeda, o cidadão (ã) leva o material reciclável até o ponto de coleta, onde é pesado, e cada material, alumínio, papelão, Pet, etc, tem um valor agregado. Com essa moeda, a pessoa pode adquirir nos, comércios conveniados, produtos alimentícios, medicamentos, materiais de construção, entre outros. Para prevenir o uso da moeda na aquisição de drogas e outros ilícitos, é proibido, em qualquer um dos estabelecimentos conveniados, a troca da moeda por dinheiro ou a devolução de troco. Assista abaixo vídeo institucional realizado pela prefeitura sobre a Reciclealto em 2019.
“Em parceria com a atual gestão do município e com a empresa Corona, em 2022 a Reciclealto destinou de forma correta cerca de 158 toneladas de vidros, que antes eram descartados na natureza, contaminando e destruindo o meio ambiente. A Reciclealto, que tem, proporcionalmente ao número de habitantes, uma das melhores e maiores taxas de destinação correta de materiais recicláveis do estado de Goiás, vem prestando um serviço de minimização do rastro humano na Chapada dos Veadeiros há 12 anos, em sucessivas parcerias com a prefeitura municipal de Alto Paraíso Goiás. Com esse trabalho, obtivemos credibilidade junto a Semad, o que tem possibilitado essa parceria tão importante, nos permitindo receber equipamentos tão valiosos, que facilitarão o nosso grau de compactação, através desse órgão ambiental. Nossos mais sinceros agradecimentos ao governador Ronaldo Caiado e a secretária Andréa Vulcanis”. Relatou o Gerente de Logística da Reciclealto, Luis Carlos Gojvscek (Luisaço).
Reciclar Muda o Mundo
Segundo aponta o site da Reciclealto, o foco da cooperativa é minimizar o impacto gerado, destinando de forma correta o material reciclável, promovendo condições efetivas para o tratamento dos resíduos sólidos na região da Chapada dos Veadeiros.
Na gestão de resíduos, o processo de coleta e destinação correta dos resíduos sólidos secos (papel/papelão, plásticos e metais) ocorre a partir da entrega dos materiais, pela comunidade, nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) da Reciclealto. O material é recolhido e levado para o galpão de triagem e compactação, cedido, desde de 2011, pela prefeitura do município, onde é feito todo o processo necessário para destinação correta para as indústrias de reciclagem na região Sudeste do Brasil.
Entre os anos de 2014- e 2022, A Reciclealto já destinou, nos valores em Toneladas 212,062 (plástico), 594,090 (papelão), 789,014 (sucata) e 238,000 (vidro).