KIT COVID – Queiroga diz que hidroxicloroquina não tem eficácia comprovada contra Covid
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse na segunda-feira (24), que a hidroxicloroquina não tem eficácia comprovada contra Covid-19.
REDAÇÃO**
“Essas medicações foram utilizadas no começo da pandemia e, na época, o uso era chamado de ‘uso compassivo’. Todos usaram. Posteriormente, se viu que nessas situações, essa medicação não era mais aplicada e foi testada em outros contextos, né? Essas medicações, inclusive eu já falei, são medicações cujo uso científico ainda não está comprovada, mas essa confusão que querem criar entre vacina e cloroquina é totalmente descabida”, disse o ministro em entrevista ao programa “Sem Censura”, da TV Brasil.
Na última semana, o secretário de Ciência e Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos, Hélio Angotti, chegou a dizer assinar uma nota técnica na qual diz que as vacinas contra a Covid não possuem efetividade e segurança, e que a hidroxicloroquina tem. Queiroga ressaltou que à decisão tomada por Angotti cabe recurso e ele mesmo decidirá caso seja necessário.
Especialistas e sociedades médicas que participaram da elaboração da diretriz contra o uso do kit Covid no SUS vão apresentar um recurso ao Ministério da Saúde contra a decisão de arquivamento do texto.
“Cabe recurso dessa decisão [de Hélio Angotti] a ele mesmo e se não houver o acolhimento do recurso cabe ao ministro da Saúde decidir. O ministro pega a bola, bota na marca do pênalti e bate a bola para fazer o gol. Não é o governo da metáfora futebolística, né? Mas a gente tem que explicar a quem nos assiste na nossa TV Brasil. Chegou para o ministro eu vou analisar se o recurso deve ser acolhido ou não e se for acolhido eu vou analisar os seus detalhes”, disse.
O senador Randolfe Rodrigues, ex-vice presidente da CPI da Covid no Senado, disse que vai acionar o STF (Supremo Tribunal Federal) para retirar o secretário do cargo e suspender a nota técnica na qual ele “propaga fake news, atacando a vacina e, em desacordo com a ciência, promove remédios ineficazes contra a covid-19.”
Foto de capa: Edson Aquino/Secom PR)